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Empreendedorismo

Inscrições para o ImpactaMOB estão abertas até 10 de abril; serão distribuídos R$ 300 mil entre três negócios selecionados

Pensar na mobilidade urbana como um serviço essencial – para além da análise associada ao transporte e ao trânsito – é uma mudança de paradigma fundamental para endereçar novas respostas ao enorme desafio que ela representa. Com estreita relação com direito de ir e vir, autonomia, acesso a serviços públicos e qualidade de vida, a mobilidade está no cerne da garantia de condições básicas para o pleno desenvolvimento das pessoas. No Brasil, o descumprimento dessas prerrogativas, que compromete o exercício da cidadania, manifesta-se nas dificuldades de acesso a serviços e à locomoção que afetam, especialmente, a população de baixa renda. Para fomentar um novo olhar para a questão, a Artemisia e a Fundação Grupo Volkswagen anunciam a segunda edição do programa ImpactaMOB: Inovação Aberta em Mobilidade Urbanaque irá selecionar e apoiar até três negócios de impacto alinhados à temática. As inscrições estão abertas até 10 de abril de 2023; os finalistas receberão recursos financeiros para subsidiar a implementação dos projetos-piloto e o apoio das organizações para o crescimento e a potencialização dos negócios. Inscrições: https://artemisia.org.br/impactamob/.

A iniciativa integra uma estratégia de fomento à inovação aberta via negócios de impacto por meio da parceria de organizações conectadas com a causa da mobilidade. Há mais de 43 anos contribuindo para transformações positivas na sociedade, a Fundação Grupo Volkswagen atua em duas frentes prioritárias: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão, além de apoiar tecnicamente ações de investimento social das empresas do grupo no Brasil. A Artemisia, por sua vez, é a organização brasileira pioneira no apoio a negócios de impacto social. Juntas no ImpactaMOB: Inovação Aberta em Mobilidade Urbana, esperam fortalecer negócios de impacto que tenham soluções inovadoras no ecossistema de mobilidade urbana, um dos maiores desafios do país.

Segundo Priscila Martins, diretora de Parcerias da Artemisia, a mobilidade urbana é um tema bastante crítico para toda a sociedade e tem um significado maior do que o dimensionado pelo senso comum. “Além de um conjunto de serviços e meios de deslocamento de pessoas e bens, ela é o resultado da interação das pessoas com a cidade e tem relação direta com o acesso a serviços essenciais, à autonomia, ao direito de ir e vir e à qualidade de vida. Esses aspectos impactam a população brasileira como um todo, no entanto, mais gravemente as pessoas que vivem em periferias, que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica e social. Acreditamos que o empreendedorismo aliado à inovação possa ser uma via de contribuição para a resolução de parte dos desafios relacionados à mobilidade no Brasil, e, diante desta crença, nos unimos para realizar um programa de inovação aberta para identificar soluções com alto potencial de impacto e escala. A ideia é testar, validar e conectar soluções que apresentem efetividade com potenciais parceiros, como forma de alavancar seu impacto”, detalha Priscila.

Vitor Hugo Neia, superintendente da Fundação Grupo Volkswagen, destaca que o programa e a parceria são frutos de uma das causas abraçadas pela organização: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, além de reforçar a importância de refletir sobre o tema e criar soluções conectadas à realidade dos territórios e das comunidades, sem deixar de olhar para as tendências do futuro. “Para isso, buscamos apoiar tecnologias sociais inovadoras que contribuam para fazer das cidades espaços mais acolhedores, resilientes e democráticos. Essa parceria  com a Artemisia fortalece esse movimento, unindo nosso papel de investidor social privado à experiência de uma organização que é referência em impacto positivo. Juntos, esperamos transformar comunidades de todo o Brasil por meio da inovação aberta para uma mobilidade mais sustentável. A primeira edição em 2022 selecionou negócios bastante inovadores e de qualidade e esperamos que neste ano o programa alcance ainda mais sucesso”, aponta o executivo.

A mobilidade urbana é um desafio complexo e de alto impacto na sociedade, sobretudo por ser uma atividade essencial para que o cidadão consiga, no deslocamento, acessar oportunidades de emprego, serviços de saúde e educação. De acordo com análise do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA, 2021), o orçamento familiar comprometido com despesas de transporte é maior entre os estratos sociais mais vulneráveis; as famílias de baixa renda comprometem mais de um terço do orçamento com o transporte, ao passo que a representatividade dessa despesa nos estratos mais ricos não ultrapassa a faixa dos 15% da renda. Segundo o estudo, essa discrepância decorre da própria restrição de renda.

O elevado comprometimento da renda com o transporte urbano, observado entre as famílias mais pobres, reflete em pelo menos dois graves problemas na relação entre mobilidade urbana e exclusão social. O primeiro é que o elevado dispêndio com o transporte causa um estresse econômico, ou seja, há menor disponibilidade de recursos para custear alimentação, educação, habitação e despesas emergenciais – o que deixa as famílias mais pobres em situação de maior vulnerabilidade a choques financeiros negativos. O segundo apontado pelo IPEA é que o alto custo do transporte limita a quantidade de viagens, impactando a acessibilidade a oportunidades de emprego e serviços essenciais, agravando os problemas de exclusão social.

Dados da pesquisa O caminho para uma mobilidade urbana com maior fluidez, conduzida em 2019 pela consultoria McKinsey & Co, alertam para os problemas trazidos pela fragmentação dos meios de transporte e a não integração total entre eles nas cidades. Se houvesse a integração, a medida permitiria acomodar 30% mais tráfego com redução de 10% no congestionamento.

Temas e critérios do programa

Estão credenciados à inscrição empreendedores de impacto que atuam com mobilidade urbana; possuam negócios já estabelecidos, estruturados e em operação; e que suas soluções busquem beneficiar a sociedade – em especial, a população de menor renda –, ajudando a tornar a mobilidade urbana mais democrática, acessível, segura e sustentável.  Além disso, o programa busca negócios que atuem com mobilidade e tenham intencionalidade de gerar impacto, em temas como:

_Transformar as pessoas nos principais ativos da mobilidade urbana (soluções que buscam superar desafios de mobilidade com foco nas necessidades das pessoas, conferindo autonomia no planejamento, na segurança e eficiência de tempo e custo).

_Diminuir as distâncias e desigualdades entre centro e periferias (soluções que propõem a diminuição das distâncias e/ou desigualdades entre regiões centrais, periféricas e/ou rurais).

_Melhorar a logística para facilitar o acesso a serviços básicos (soluções que impulsionam a economia de áreas urbanas ao tornar a mobilidade logística sustentável e de possível acesso a todos, transpondo particularidades geográficas e reduzindo custos).

_Garantir um transporte acessível, seguro e sustentável aos trabalhadores (soluções que possibilitem aos trabalhadores de menor renda um deslocamento mais efetivo e saudável até o trabalho).

_Ampliar e garantir a acessibilidade dos meios de transporte (soluções que ofereçam e ampliem a autonomia para que todos tenham assegurado o direito de se locomover nas cidades).

_Tornar a mobilidade urbana sustentável e integrada ao meio ambiente (soluções que utilizem matrizes energéticas mais sustentáveis, contribuindo com a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa na atmosfera de forma acessível).

_Promover a melhoria da qualidade dos transportes coletivos (soluções que otimizam custos e garantem qualidade, conforto e segurança no transporte coletivo para todos, em especial para mulheres, crianças e idosos).

Ampliar o uso de dados da mobilidade urbana nas estratégias e decisões (soluções que permitam a utilização de dados sobre trânsito para planejamento e tomadas de decisões relacionados à melhora da rede pública de transporte e ao desenvolvimento urbano, levando em conta a demanda local dos cidadãos.

Critérios

 _ Alinhamento com o tema: negócios com soluções dentro da temática de mobilidade urbana, que tenham propostas para torná-la mais acessível, segura e/ou sustentável.

_ Impacto positivo: negócios capazes de gerar e mensurar impacto e/ou ambiental positivo  por meio do produto/serviço principal e/ou em sua cadeia de valor.

_ Tipo de organização: é necessário ser uma empresa privada, com fins lucrativos e CNPJ ativo.

_ Maturidade: negócios que já estejam em operação, tração ou escala. É importante ter produto/serviço validado e operação ativa com vendas.

_ Sustentabilidade financeira: negócios que tenham modelos financeiramente sustentáveis, com  gestão financeira organizada, indicadores atualizados e projeções para o break even point (ponto de equilíbrio).

_ Resultados: negócios que apresentam vendas recorrentes, com resultados mensuráveis e casos de sucesso da solução aplicada.

_ Sócios e equipe: empreendedores e equipe que já tenham executado bons cases de sucesso, com pelo menos um ponto focal trabalhando pelo negócio em tempo integral.

Entre os motivos para participar, destacam-se: os três finalistas receberão recursos financeiros para apoiar a implementação dos projetos-piloto (serão distribuídos R$ 300 mil entre os três negócios selecionados); conexão com uma forte rede de mentores e especialistas em mobilidade, empreendedorismo e impacto socioambiental; possibilidade de conexão e apoio na validação do produto/serviço com especialistas do Grupo Volkswagen; suporte no engajamento com o setor privado, mirando possíveis contratações e caminhos para a escala; além do acompanhamento individualizado da Artemisia para aprimoramento do negócio, apoiando em todas as etapas da execução do piloto.

 

FUNDAÇÃO GRUPO VOLKSWAGEN | Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen investe em ações de educação e desenvolvimento de comunidades com recursos dos rendimentos de um fundo constituído pela Volkswagen. Atualmente, abraçamos duas causas prioritárias: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão. Além disso, apoiamos ações de investimento social do Grupo Volkswagen no Brasil. Compartilhamos a vocação de mover pessoas. Movimentos que diminuem as distâncias e geram mudanças, transformando potenciais em realidade. www.fundacaogrupovw.org.br

 

ARTEMISIA | A Artemisia, organização pioneira no apoio a negócios de impacto no Brasil, tem como missão potencializar negócios que criam soluções para a resolução de problemas sociais ou ambientais e que promovem impacto positivo por meio da atividade principal. Para isso, lidera iniciativas de fortalecimento voltado a negócios de impacto – via programas de aceleração, apoio em pilotos de inovação aberta e articulação de investimento de impacto –; conecta grandes empresas ao universo dos negócios de impacto; e desenvolve conhecimentos sobre o tema. Fundada em 2005, possui atuação nacional e já impulsionou mais de 700 negócios de impacto de todo o Brasil em seus diferentes programas. Nos últimos dois anos, mais de dois milhões de pessoas foram beneficiadas pelos negócios apoiados pela Artemisia. www.artemisia.org.br

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