Cultura

115 anos da imigração japonesa no Brasil: a herança nipônica nos pratos da Jin Jin

Junho, 2023 – A maior população de origem nipônica fora de seu país está no Brasil, com cerca de 2 milhões de descendentes, segundo dados da Embaixada do Japão. A cultura japonesa é conhecida e difundida pelos brasileiros, seja pela música, artes marciais, artesanato, pelos famosos animes e literatura, e, principalmente, pela culinária, que se tornou um nicho que movimenta cerca de R$ 19 bilhões ao ano, segundo levantamento realizado pela Francal Feiras.

Os sushis, temakis e pratos de origem japonesa presentes em restaurantes como a Jin Jin, rede de franquias da Halipar (Holding de Alimentação e Participações) especializada em culinária asiática fast-food, entraram com força na lista de favoritos do paladar do brasileiro. Uma história que teve início com a imigração japonesa, marcada pela chegada do primeiro navio, o Kasato Maru, no Porto de Santos (SP), em 18 de junho de 1908.

O êxito da culinária japonesa por aqui pode ser explicado, além da tradição e diferenciais no preparo, apresentação e sabor, pela habilidade do brasileiro em adaptar e inventar receitas típicas inspiradas nas mais diversas gastronomias. No caso da cozinha nipônica, temakis, hot rolls e sushis diferenciados ajudaram na aceitação e concretização do mercado em solo brasileiro, tornando-se a “porta de entrada” para iguarias mais tradicionais, como os sashimis.

Cardápio Jin Jin

Tamanha inspiração é reconhecida no menu da Jin Jin, recheado de ingredientes provenientes do país asiático e trazidos pelos imigrantes desde o desembarque em solo tupiniquim. Logo nas entradas é possível apreciar o sunomono, salada de pepinos japoneses com calda agridoce. Entre os pratos principais há diversas opções de poke, temaki, uramaki, hossomaki, niguiri, joes, uranetá, hot rolls e sashimis, que variam entre sabores mais tradicionais e os “abrasileirados”.

O salmão, queridinho da população, está presente em diversos desses pratos, tanto na pista self-service, como no cardápio. Segundo a rede, mensalmente, são consumidas mais de 50 toneladas do peixe nas mais de 60 lojas.

Mas ele não é o único. Outros ingredientes fazem parte do cotidiano de quem frequenta a rede, como o arroz tipicamente japonês, chamado “shari”, utilizado na preparação dos sushis e dos pratos, em parceria com o vinagre de arroz, o “komezu”. As algas, ou “noris”, como são conhecidas no Japão, podem ser utilizadas de diversas maneiras, não apenas em sushis e temakis, mas também consumidas fritas. A farinha panko, a base de pão, também tem origem nipônica e aparece nos pratos empanados, como o hot roll.

E para dar aquele toque final, estão os temperos que contribuem para que todo o sabor japonês seja incorporado e conquiste cada vez mais paladares. A começar pelo famoso wasabi, pasta verde de raiz forte com ardência única e saborosa. Ainda há o tempero à base do peixe bonito, muito utilizado em sopas, molhos e legumes, e o missô, que muitos acreditam servir apenas para se fazer a sopa missoshiro, mas, que por se tratar de uma pasta de soja, também pode temperar carnes e vegetais, sendo uma opção saudável, rica em proteínas, vitaminas e com baixa caloria. Por fim, o saquê japonês também é um grande aliado na preparação de diversos pratos, trazendo um sabor especial.

Bowls Jin Jin

A Jin Jin lançou uma coleção de bowls especiais, batizada de “Virtudes”, para estrear seu novo clube de benefícios, o Clube Jin Jin. Válida até o próximo dia 19, a promoção consiste em acumular pontos no clube, por meio de compras na Jin Jin (cada R$ 50 equivale a um ponto), para receber os bowls. Cada um pode ser resgatado com quatro pontos.

Sobre a Jin Jin

A Jin Jin é a maior rede de culinária asiática fast-food do Brasil. São aproximadamente 60 unidades distribuídas em oito estados brasileiros, mais o Distrito Federal, nos formatos Praça de Alimentação e Quiosque. Entre os diferenciais da marca, destacam-se a variedade do cardápio oriental e as diversas campanhas promocionais que desenvolve ao longo do ano. Em 2022, completando 30 anos, a marca foi eleita a Franqueadora do Ano pela ABF e recebeu 5 Estrelas na premiação Melhores Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Soma 21 Selos de Excelência em Franchising, inclusive em 2023.

 

Sobre a Halipar

A Halipar (Holding de Alimentação e Participações) envolve cerca de 400 unidades franqueadas das redes Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho, distribuídas em 24 estados. Com a união de marcas voltadas a diferentes públicos e gostos, é um dos maiores grupos do mercado nacional de franchising no segmento de alimentação. Ao longo dos últimos anos, suas redes conquistaram diversos prêmios, incluindo o de Franquia do Ano pela PEGN (Montana Grill/2022) e o de Franqueadora do Ano pela ABF (Jin Jin/2022). As marcas também já foram premiadas com 5 Estrelas no Guia de Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN). As quatro marcas da holding somam 58 Selos de Excelência em Franchising.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Maior Papai Noel do mundo fica no Paraná

Atrativo turístico de Natal foi oficialmente reconhecido como o maior do mundo pelo Guiness World…

8 horas ago

Lacen divulga documentário sobre descoberta inédita de bactéria rara

Obra apresenta a investigação que identificou a Phytobacter diazotrophicus, uma superbactéria que provocou mortes há…

8 horas ago

Formatura marca a última noite de “ALGO/RITMO” no Guairão

Ao todo, quase 3 mil pessoas prestigiaram as duas noites de apresentações do espetáculo. A…

8 horas ago

Paraná amplia banco de perfis genéticos para casos criminais e cresce 15% em 12 meses

A coleta faz parte do esforço permanente para garantir que todos os presos condenados pelos…

8 horas ago

Governadores do Sul e Sudeste cobram ação integrada na segurança pública

Na carta divulgada após a conclusão do 14ª Cosud, , os governadores renovam a convicção…

8 horas ago

IDR-Paraná divulga resultado final do PSS com 173 novos profissionais para reforçar a extensão rural e pesquisa no Estado

Profissionais exercerão funções de graduação com doutorado, graduação superior e função de médio especializado. Os…

8 horas ago