fbpx
Cultura

13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba inicia nesta semana, na quarta-feira (12), trazendo mais de 80 longas e curtas-metragens para as salas de cinema de Curitiba.

Com o objetivo de democratizar o acesso à sétima arte, o festival reúne uma programação repleta de estreias nacionais e mundiais, além de reapresentar clássicos do cinema em versão restaurada na telona.

Entre os destaques para a edição 2024, está o longa-metragem “Pepe”, do diretor Nelson Carlos de Los Santos Arias, ganhador do Urso de Prata como Melhor Direção no Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Integrando a Mostra Competitiva Internacional, a produção traz um hipopótamo como narrador, que não sente o passar do tempo, mas conta sobre o seu passado. Chamado Pepe, ele é o primeiro e único hipopótamo morto nas Américas e é interpretado por diferentes vozes e idiomas ao longo da narrativa, transmitindo pela oralidade as histórias dos lugares por onde passou.

O cineasta apresenta senso de humor e inventividade em um filme que se reinventa a todo instante entre dispositivos, abordagens, relatos e memórias de África às Américas.

Na sinopse oficial: “Uma voz que afirma pertencer a um hipopótamo. Uma voz que não entende a percepção do tempo. Uma voz que conta um acontecimento histórico como se estivesse em transe. ‘Estou fazendo aquele som que sai da minha boca? E o que é uma boca, afinal?’ A única coisa que o animal sabe com certeza é que está morto. O primeiro e único hipopótamo morto nas Américas. A imprensa colombiana o chamou de Pepe. Entre encontros e desentendimentos, epifanias e tristezas, entramos num mundo cheio de histórias repletas de ainda mais histórias. De forma séria e lúdica, autêntica e enganosa, imagens e sons narram a oralidade avassaladora de lugares repletos de seres que, como Pepe, morreram sem nunca saber onde realmente estavam”.

No Olhar de Cinema, “Pepe” (Dir. Nelson Carlos De Los Santos Arias | República Dominicana, Namíbia, Alemanha, França| 2024 | 122’) tem sessões nos dias 17 de junho, às 18h45, e no dia 18 de junho, às 14h, no Cinemark Mueller. A primeira sessão será acompanhada de bate-papo com o realizador.

Os ingressos estão disponíveis pelo site oficial com valores que vão de R$8 (meia-entrada) a R$16. Todas as sessões no Teatro da Vila são gratuitas. As sessões ocorrem no Cine Passeio, no Cinemark Mueller, na Ópera de Arame e também no Teatro da Vila, no CIC. Além disso, de 18 de junho a 7 de julho, os curtas-metragens brasileiros que compõem o festival estarão disponíveis gratuitamente na plataforma de streaming Itaú Cultural Play para todo o Brasil.

Acompanhe a programação e as novidades pelo site www.olhardecinema.com.br e pelas redes sociais oficiais: Instagram @olhardecinema e Facebook.com.br/Olhardecinema.

A 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba é realizada por meio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, sendo também o projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, e pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, com patrocínio do Itaú e Peróxidos do Brasil, apoio do Instituto de Oncologia do Paraná, Sanepar, Cimento Itambé, Favretto Mídia Exterior, e apoio cultural de Projeto Paradiso, Cine Passeio, Instituto Curitiba de Arte e Cultura. Verifique a classificação indicativa de cada filme e sessões com acessibilidade de audiodescrição.

Serviço:

13º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

Data: 12 a 20 de junho de 2024

Locais: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro)

Cinemark Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127, Centro)

Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451, Cidade Industrial de Curitiba)

Ópera de Arame (R. João Gava, 920, bairro Abranches)

Site oficial: www.olhardecinema.com.br

Redes Sociais: Instagram: www.instagram.com/Olhardecinema

Facebook: www.facebook.com.br/Olhardecinema

Patrocínio:  Itaú e Peróxidos do Brasil

Apoio:  Instituto de Oncologia do Paraná, Sanepar, Cimento Itambé e Favretto Mídia Exterior

Produção: Grafo Audiovisual

Promoção: RPC

Apoio Cultural: Projeto Paradiso, Cine Passeio, Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Taiwan Film & Audiovisual Institute, Cinemark

Realização: Programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal. Lei de incentivo à cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo