fbpx
Geral

1º Tax Day Pinhais promove troca de experiências sobre fiscalização tributária

O município é referência no assunto devido ao trabalho desempenhado pela equipe que atua na Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento

Na última sexta-feira (8), foi realizada no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann a 1ª edição do Tax Day Pinhais. O evento teve o intuito de promover troca de experiências sobre fiscalização tributária, tendo em vista que Pinhais é referência no assunto devido ao trabalho desempenhado pela equipe que atua na Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento (Sepfo).

Durante a abertura do evento, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, enalteceu o aprimoramento alcançado pelos profissionais que atuam no município. “Esforços em prol de um objetivo comum resultam em melhorias em todas as áreas. E políticas públicas que impactem de maneira positiva na vida das pessoas só podem ser colocadas em prática se tivermos consciência de que os recursos devem ser administrados da melhor maneira possível”, destaca.

O secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, José Luis Xavier Pedroza, afirma que a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, tem aprimorado de forma constante as técnicas de trabalho. Diante disso, o município se torna referência no Estado do Paraná em arrecadação própria. “A Fiscalização Tributária gerou um incremento de 76% na soma da arrecadação de IPTU, ITBI e ISS, na comparação entre os anos de 2020 e 2023; só o ISS teve um aumento de 132% neste período. Estes resultados colocam Pinhais como modelo de Fiscalização Tributária recebendo assim a visita de diversos municípios do Estado e do país”, ressalta Pedroza.

“A troca de experiências despertou interesse em fomentar a integração entre os fiscos, promovendo inteligência e estratégias fiscais combinadas com métodos práticos. E nesse contexto surge o Tax Day Pinhais, no intuito de aproximar as fiscalizações municipais, uma ação necessária e urgente tendo em vista o cenário de desafios que a reforma tributária provocará nos fiscos municipais”, contextualiza o secretário.

O evento reuniu a participação de representantes dos municípios paranaenses de Pinhais, Curitiba, São José dos Pinhais, Campo Largo, Telêmaco Borba, Lapa, Piraquara, Araucária, Rio Negro, Rio Branco do Sul, Ponta Grossa, Campina Grande do Sul, Tijucas do Sul, Sengés e Andirá, além do município mineiro de Uberaba e do município de Irineópolis, localizado em Santa Catarina.

Também prestigiaram a cerimônia de abertura, as secretárias municipais de Assistência Social, Rosângela Batista e de Educação, Andrea Franceschini e os secretários municipais de Governo, Márcio Mainardes, de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes de Araújo, e de Administração, Vinícius Martins; o vereador Arnaldo do Vizinho Solidário; a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Fapi, Paula Pontes Razera; Clarissa Mendes, representante da Associação dos Auditores e Fiscais Tributários do Paraná (Afisco-PR) e do Sindicato dos Auditores Fiscais e Tributos Municipais de Curitiba (Sinfisco); o secretário de Finanças de Piraquara, Tiago Brites de Barros; a secretária de Finanças de Rio Branco do Sul, Rosilda Ribeiro Simões; o secretário de Finanças de Telêmaco Borba, Celso Elli Burakovisk,o secretário de Finanças de São José dos Pinhais, Osni Cesar da Silva e representando a Associação Comercial do Paraná, Gilmar Clara.
A programação do evento contou com a realização dos seguintes painéis:

  • Cobrança Administrativa da Dívida Ativa, apresentado por Eduardo Grossl.
  • Cadastro Fiscal Imobiliário, apresentado por Paulo Sérgio Ramos.
  • Simples Nacional, apresentado por Marlon de Souza Mendes.
  • Cruzamento de Informações, apresentado por Ricardo Shiguero Fujiwara.
  • Fiscalização ISS, apresentado por Denis Offmann.
  • ISS Eventos, apresentado por Franciely Chropacz.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo