Agosto de 2023 – A 213 Sports, vertical de esportes da V3A, é a nova sócia global da TRITON World Series, liga esportiva de triathlon com sede em Lisboa, Portugal. Com o investimento, a empresa brasileira se junta à Blue Orange (Portugal) e Soul Race (EUA) na gestão da liga, sendo responsável pelo desenvolvimento da marca e sua expansão global.
A TRITON conta com dois tipos de provas de triathlon. O TRITON 1 segue o tradicional formato da modalidade, com as disputas ocorrendo em um único dia. Já no TRITON 3, a competição funciona como uma corrida de estágios, onde cada modalidade é disputada individualmente e em 3 dias (usualmente sexta, sábado e domingo). Também é possível combinar distâncias diferentes no sistema chamado Mix & Match.
O modelo foi desenvolvido para facilitar a adesão de novos participantes e permitir que os triatletas maximizem suas performances em cada disciplina, além de garantir que os atletas especialistas de cada uma das modalidades sejam reconhecidos por seus desempenhos. O TRITON 3 permite ainda a participação em uma, duas ou nas três modalidades.
“A 213 Sports enxerga um grande potencial no modelo do TRITON, que é inclusivo e facilita a popularização do triathlon no Brasil e no mundo. Estamos certos de que, com nossa expertise em gestão e expansão de marca, a liga irá conquistar novos adeptos e ganhará ainda mais relevância na modalidade, sobretudo no Brasil”, afirma Pedro Dau de Mesquita, Co-CEO e Diretor Executivo Comercial da empresa.
“Um passo fundamental para o desenvolvimento e sucesso de qualquer projeto à escala mundial, passa, entre outras coisas, pela constituição da equipe e infraestrutura certas. A 213 Sports e toda a sua equipe, associado à equipe que o TRITON já trazia, eram, para o TRITON, a escolha evidente e certa para levar este projeto à escala global”, diz Paulo Leite, Chairman do TRITON.
Expansão chega ao Brasil
O novo circuito TRITON World Series, que nasceu na Europa, chega agora ao Brasil pelas mãos de um novo grupo com mais de 20 anos de experiência no Triathlon, formado por profissionais portugueses, ingleses e brasileiros.
“O mercado brasileiro é estratégico e muito representativo no cenário mundial de triathlon. Eu, pessoalmente, acompanho desde a década de 90 o crescimento e desenvolvimento da modalidade em terras brasileiras. Temos muita história no esporte e ídolos de primeira grandeza, reconhecidos internacionalmente”, afirma André Gracindo, CEO da Soul Race e Diretor Executivo da TRITON. “Nos últimos quinze anos o triathlon cresceu demais entre os amadores, projetando o Brasil como uma grande força mundial e com ótima reputação em relação à qualidade das provas”, completa.
A primeira etapa no Brasil acontece em Salvador, no dia 14 de abril de 2024. O formato da prova será TRITON 1. “Receber uma competição internacional como a TRITON 1 na primeira capital do Brasil, contribui com nossa estratégia de fortalecer a disseminação do esporte e, ao mesmo tempo, contribuir com nosso posicionamento como importante destino de turismo esportivo”, ressalta o prefeito de Salvador, Bruno Reis.
Com execução e produção licenciada para a Digiartes, de Walter Kraus, a prova de Salvador terá três opções de distância (curto, médio e longo) e a arena será montada na Praça de Piatã, onde estarão instalados a área de transição, tendas de suporte e os pórticos da largada e da chegada. A natação será realizada na Praia de Piatã (Placaford), enquanto o percurso de ciclismo, que tem largada na arena, será sentido Itapuã, retorna em direção ao Largo do Jardim de Alah, retornado para fechar a volta para a Arena Piatã.
No percurso curto, as distâncias da Natação, Ciclismo e Corrida são de 450 metros, 22,5 quilômetros e 5,25 quilômetros, respectivamente. No percurso médio, os atletas enfrentarão percursos de 900 metros, 45 quilômetros e 10,5 quilômetros. Já no percurso longo, a competição terá 1.800 metros de natação, 90 quilômetros de bicicleta e 21 quilômetros de corrida. Informações detalhadas sobre percursos e inscrição estão disponíveis no site oficial do evento.
“A realização do TRITON 1 em Salvador, fortalece a nossa Plataforma de Eventos no calendário de turismo esportivo, atraindo atletas, sejam amadores ou profissionais, e suas famílias para nossa cidade, movimentando a economia e por meio de suas plataforma de comunicação associadas, ajudam a promover nossa cidade no Brasil e no exterior”, destaca Isaac Edington, Presidente da Saltur, empresa pública responsável por elaborar e executar o calendário de eventos de Salvador.
A segunda etapa brasileira será também o evento teste para a primeira final mundial da TRITON World Series, que acontecerá em 2025. A data e cidade serão anunciados em breve no site oficial da TRITON Brasil.
A temporada de 2023 do TRITON termina com o evento de Portimão no formato TRITON 3, que será realizado entre os dias 27 e 29 de outubro de 2023. Para mais informações e oportunidade de participar neste formato inovador, consulte o site oficial da etapa.
Sobre o TRITON – Um novo circuito mundial de triatlo com três formatos de competição distintos, o TRITON 1, uma competição no formato tradicional de um dia, o TRITON 3, uma das maiores inovações da marca e que consiste numa prova única por etapas que separa a natação, o ciclismo e a corrida em três dias consecutivos e o Gym Series, um projeto que promete levar o triatlo para dentro das academias com o propósito de introduzir e facilitar a iniciação à prática da modalidade. Através do Gym Series os participantes terão acesso a benefícios especiais para depois participarem nas provas do circuito TRITON.
Todas as provas do TRITON oferecem sempre três distâncias, curta, média e longa e múltiplas opções de participação por escalão de idade, gênero e equipes empresariais. Vale ressaltar que a divisão do Mix&Match que permite os participantes selecionarem a distância que preferem em cada esporte, natação, ciclismo e corrida, escolhendo assim fazer as distâncias preferidas, em cada esporte.
Como o TRITON diz: Escolha a cidade, escolha a sua prova e junte-se a nós!
Sobre a 213 Sports – Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu no ano de 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde como vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 70 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de sportainment. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Oi Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Saquarema Surf Festival, WTR, Red Bull Pool Clash, SLS Super Crown World Championship, entre outros.
Sobre a Soul Race USA- Fundada em 2019 pelo triatleta e gestor esportivo André Gracindo, a Soul Race USA desenvolve projetos com marcas globais e eventos esportivos internacionais de alto impacto. A empresa é responsável pela presença da TRITON World Series no mercado americano e pela expansão global da marca.
Acostumada a façanhas incríveis sob pressão, a maranhense Rayssa Leal, de apenas 16 anos, voltou…
Com chapéu na cabeça e acenos ao público e à imprensa que aguardavam do lado…
A FG Empreendimentos, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, anunciou a abertura de…
O Rockefeller Center, icônico ponto de Nova York, conhecido por sua árvore de Natal e…
Em continuidade à parceria de muito sucesso, a Stanley - marca líder em produtos térmicos para alimentos…
As fábricas da BYD Brasil em Campinas (SP) — fábrica de módulos fotovoltaicos, fábrica de…