Empreendedorismo

30ª ABF Expo termina acelerando mais negócios e com novidades em nichos, formatos e tecnologias

Com mais de 400 marcas expositoras, evento alcançou visitação de 61 mil pessoas

ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, concluiu sua 30ª edição ratificando o momento de forte recuperação do setor, que cresceu 14,3% em 2022 e 17,2% no primeiro trimestre de 2023. Organização, expositores e visitantes relataram grande potencial de geração de negócios a partir do evento, com destaque para a maior qualificação e preparação dos potenciais franqueados. A visitação chegou a cerca de 61 mil pessoas, trazendo empreendedores de várias partes do Brasil e do exterior. Foram mais de 400 marcas expositoras, sendo que 129 participando pela primeira vez, em 32 mil m² de área expositiva. A próxima edição da ABF Expo já está confirmada: será de 26 a 29 de junho de 2024, no Expo Center Norte (pavilhões Azul e Branco), em São Paulo.

Realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising –, com organização e promoção da Informa Markets, o evento ocorreu de 28 de junho a 1º de julho de 2023, no já tradicional centro de exposições da zona norte da capital paulista. A edição deste ano contou com o patrocínio de Santander Getnet, CAIXA, Consigaz e Banco do Brasil. Celebridades como Deborah Secco, Caio Castro, Helô Pinheiro, Aline Salazar, Flávia Alessandra, Otaviano Costa, César Urnhani, Celso Portiolli, Ticiane Pinheiro, Tiago Abravanel, Felipe Titto Jasin Marques de Andrade, Ratinho, Monique Motta, Arthur Aguiar, Ana Hickmann, Lana Cristina, Yudi Tamashiro e Joel Jota também marcaram presença no evento. A Feira contou, ainda, com participação do Sebrae em dois estandes, apresentando redes de franquias de menor porte vindas de diferentes regiões do País.

Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, “a ABF Franchising Expo mostrou mais uma vez as fortalezas do franchising: a vantagem de se investir em um negócio já formatado e testado, uma ampla gama de opções de investimento e uma grande disposição em crescer e desbravar novos mercados, sendo que na feira ambas as partes (franqueadores e candidatos a franqueado) têm acesso a mais informações que propiciam um processo de seleção mais consciente. Creio que nesse ano aceleramos ainda mais negócios, em diferentes áreas, abrindo ainda mais as perspectivas do setor nos próximos meses”.

O diretor de negócios da Informa Markets, Hermano Pinto, ressalta que “este ano atraímos, além das marcas de franquia, muitos fornecedores da cadeia de valor do franchising que não para de crescer. Isso comprova mais uma vez a importância do contato pessoal para o impulsionamento de negócios e que a ABF Expo é o local para se estar para quem quer investir no franchising”.

“É a minha primeira vez na feira, fiquei sabendo através dos jornais, e como meu esposo e eu pretendemos investir no segmento de Educação, a feira é o melhor lugar para conhecer melhor o negócio e avaliar as opções, e ter um olhar diferente sobre os negócios. Estamos gostando muito, e já temos duas opções para decidir qual vamos investir”, disse a visitante Janaina Chagas, 49 anos.

Na mesma linha, o visitante Lucas Camacho afirmou: “Atuo no ramo imobiliário, e estou na feira pela primeira vez. Encontrei um portfólio grande na feira, com vários segmentos. Um lugar com grande oportunidade para quem deseja investir. Ainda não defini qual marca vou investir, mas já tenho algumas opções para visitar”.

Tendências e novidades das franquias

Na edição deste ano, as franquias de Alimentação mantiveram o maior número de expositores, com 26%, seguidas da área de Saúde, Beleza e Bem-Estar (15%), Serviços e Outros Negócios (12%) e Moda (11%). Mais da metade dos expositores (52%) oferece negócios com investimento inicial de até R$ 199 mil.

Dentre as novidades, destaque para diferentes abordagens de mercados de proximidade (incluindo a estreia do Carrefour), franquias B2B e financeiras (crédito, seguros, tecnologia, telecom e gestão), microfranquias (30 no espaço dedicado e mais de 110 na feira no geral) e formatos diferenciados (delivery multimarca, tuktuk, trailer, Cadilac de chopp, geladeira inteligente de bebidas, lojas autônomas, store in store etc.).

Surgiu também uma grande variedade de novos nichos: tapioca em cone, choripán (sanduíche típico argentino), lámen, panificação, serviços de comércio exterior, plataforma de mobilidade para cidades do interior, energia solar, móveis planejados sustentáveis, loja de departamentos, lavanderias self-service, venda de cotas de barcos e lanchas compartilhadas, teste de enagrama, modeladores corporais, restauração predial, consultoria ambiental, box de massa delivery e retirada, clínica veterinária popular, cartão de saúde, postos de carregamento de celular (associados à venda de mídia), aluguel de brinquedos, células-tronco, distribuição de equipamentos médicos sofisticados etc.

Alguns segmentos mantiveram grande presença, como é o caso de óticas, colchões, marcas de moda, hamburguerias, procedimentos estéticos, serviços para idosos, academias, presentes, sorvetes, açaí, chocolates premium, underwear e educação profissional, financeira e de idiomas (com novas metodologias e até um combo futebol + inglês).

Marcas reconhecidas do grande público também participaram como AramisBayardBob’sCarrefourCasa BauduccoCastorCoca-Cola Femsa Brasil, Embracon, General Prime Burgers, GiraffasGrupo Ultra (incluindo a academia de Anderson Silva), Hope, KFC, Mais Turma da Mônica, Pizza HutPolo WearPopeyesReserva, Valisere, entre outras.

“O setor se expandiu e aprofundou tanto que empresas e grupos inteiros são dedicados a soluções e serviços para o franchising, desde plataformas de ERP, marketing digital, meios de pagamento (para o consumidor e entre franqueador e franqueado) e uso de inteligência artificial e dados. Ou seja, já não falamos em um desenvolvimento apenas externo, mas intrassetor, gerando maior robustez e resultados”, afirma Tom Moreira Leite.

A Arena do Conhecimento, área de capacitação do evento, recebeu cerca de mil empreendedores e trouxe quase 50 horas de palestras com temas como: A Lei do Franchising 13.966/2019, Liderança Contemporânea, Conceitos de Franchising, Passos para avaliar uma Franquia, Conceitos de Franchising, Entendendo o Contrato de Franquia, Explorando outros horizontes do empreendedorismo, entre outros temas.

ABF Franchising Week 2023 – Promovido de 26 de junho a 1ª de julho, o evento contou com a participação de mais de 3 mil pessoas (presencial e online), que acompanharam cerca de 40 palestras e painéis, ministrados por pouco mais de 100 palestrantes, especialistas renomados do franchising e de outros setores. Considerando as palestras da Arena do Conhecimento e da ABF Franchising Week, mais de 4 mil pessoas foram capacitadas no setor em apenas uma semana.

Expositores da ABF Franchising Expo 2023 comemoram

As marcas participantes da 30ª ABF Expo ressaltaram, entre outros aspectos, a qualidade dos leads, a preparação prévia, a importância de estar na Feira e boas perspectivas para novos negócios:

“Em nossa primeira participação, chegamos com o objetivo de apresentar a relevância do setor fitness para o mercado de franquias. Viemos mostrar para os investidores, aqueles que ainda estão distantes deste mercado, que o nosso setor entrega bons resultados, ótima rentabilidade e ainda leva qualidade de vida para as pessoas. E conseguimos passar o recado. Viemos com uma meta ousada e a ultrapassamos já no segundo dia. Em resumo, fechamos a feira com meta batida em dobro. E, além das metas, a qualificação dos leads nos proporcionou rodadas de negócios bem produtivos, pois as pessoas vieram buscar algo para empreender e pudemos nos apresentar como boa opção”.

Marcel Gandra, sócio-diretor do Grupo Ultra Franquias

“Participar da maior feira de franquias do mundo é um privilégio para poucos, e felizmente nós do Billy The Grill estamos na ABF Franchising Expo 2023. É uma experiência engrandecedora estar entre os melhores do franchising, tanto para a marca quanto na nossa busca de novos franqueados. Ao longo desses 4 dias de feira, tivemos oportunidades de negócios, novos fornecedores, parcerias e muitos candidatos a franqueados. A ABF deu um show de competência, organização e suporte. Nós estamos animados para ver os futuros resultados e frutos que esse evento de excelência vai proporcionar. Os nossos números são animadores, nesta edição tivemos um crescimento considerável de leads em relação ao último ano. Com um foco em expansão interestadual, a ABF Franchising Expo 2023 foi um prato cheio para a nossa área de expansão, com candidatos de diversos estados e ávidos por um negócio de sucesso. Tivemos contato com novos fornecedores e estabelecemos parcerias que, futuramente, trarão excelentes resultados. Além disso, expusemos a nossa marca para um público maravilhoso”.

Regina Leiras, head de Expansão do Billy The Grill

“Abrirmos nossas portas, ouvir pessoas que tenham sinergia com a marca foi sensacional. Nosso stand ficou cheio o tempo todo. Além de pessoas com interesse no negócio, podemos receber fornecedores/parceiros, além de nossos já franqueados que fazem parte desta história de sucesso. Atendemos por volta de 250 interessados em nosso modelo de negócio. Nossa missão agora é evoluirmos as tratativas com os candidatos que em grandes linhas são investidores de primeiro negócio ou estão diversificando investimentos. A marca segue muito cautelosa com a seleção. Nosso compromisso é continuar nossa expansão responsável, respeitando o “dinheiro de vida das pessoas” e isto nos faz ter a consideração de nossos 320 franqueados com quem somos comprometidos e próximos. Não existe Franchising sem relacionamento e respeito”.

Claudia Valério, diretora de OpEx (Operações e Expansão) das Óticas Diniz

“Para nós do Peça Rara Brechó, a edição deste da ABF Franchising Expo foi muito organizada, com maior público nos dois primeiros dias do evento. Além disso, o local do nosso estande nos favoreceu bastante. Durante os quatro dias, conquistamos leads qualificados, no entanto, a maior parte das pessoas atendidas já estavam em contato com nosso time de expansão. Ou seja, foram à feira para nos conhecerem pessoalmente. Recebemos muitos visitantes de São Paulo capital e cidades do interior paulista, mas também tivemos interessados de outros estados”.

Bruna Vasconi, fundadora e CEO do Peça Rara Brechó

“O saldo foi muito positivo, bem maior que do ano passado! Isso mostra como o mercado está novamente aquecido. Tivemos muitas visitas de interessados do Nordeste, Sul e Centro-Oeste, regiões que temos muito interesse para expandir. Fizemos mais de 150 atendimentos, a maioria de fora de São Paulo. Reuniões muito produtivas. Acredito que seja a melhor feira que o Grupo Rão já participou”.

Gustavo Bazzo – gerente de Expansao do Grupo Rão

“A edição desse ano superou as expectativas da marca. Encontramos um público mais aderente, qualificado, com ideias de valores, e direcionados na marca que desejam, buscando entender um pouco mais sobre os investimentos. Tivemos uma média de dez leads por dia, uma procura maior de casais interessados na escola, com uma média de idade de 35 a 50 anos”.

Patricia Rocha, Gerente de expansão do Instituto Gourmet

“A presença da rede Oral Sin na feira da ABF 2023 veio para consagrar, junto aos demais participantes do grupo SMZTO, o reconhecimento positivo como marca pioneira em implantes dentários no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar no País. A feira este ano foi excelente, tivemos candidatos bem qualificados, com um volume menor, mas bem direcionadas para saber qual melhor negócio para se investir. O perfil que mais apareceu em nosso estande foi empreendedor, mais investidor do que dentista. Pessoas buscando negócios sólidos”.

José Henrique Silva, Gerente de expansão da Oral Sin

“Para nós que estamos participando da feira pela primeira vez foi excelente, uma experiência incrível. Por enquanto só estamos no Rio de Janeiro e na Flórida. Tivemos um público variado, e alguns já nos conheciam da Flórida. Tivemos muitos leads quentes tanto para o Brasil, quanto para os Estados Unidos. Ano que vem voltaremos com mais gás para a feira”.

Suyen Horta, diretora de Expansão do Boteco do Manolo

“A nossa primeira participação na ABF Expo foi uma ótima experiência, acima das expectativas. A edição de 2023 trouxe um público muito qualificado, que nos proporcionou bons leads, como empresários que já atuam no setor e que buscam diversificar seus investimentos. Saímos da feira com bons contatos e planejamos seguir com o relacionamento, com o foco em atingir nosso objetivo que é encerrar o ano com 110 operações em funcionamento”.

Edilson Gomes, gerente de Unidade de Negócios da Milon

“A ABF Expo tem boa reputação no mercado. Neste ano, a edição superou nossas expectativas, com um público que está em busca de ampliar e/ou ajustar o perfil dos seus empreendimentos e até novatos no franchising, como executivos que estão terminando suas carreiras nas empresas e que desejam investir em um negócio próprio para dar continuidade em sua trajetória profissional. Inclusive, recebemos a visita de um candidato europeu, que adora cookies e está pensando em abrir um negócio no Brasil. Estamos contentes e satisfeitos com a participação na feira”.

Johannes Ayres Castellano, sócio-diretor do Mr. Cheney

“Ao participarmos da ABF Expo 2023, tivemos uma expectativa muito alta em relação aos leads e superamos nossas expectativas. Obtivemos retornos qualificados, inclusive em praças que foram mapeadas para o plano de expansão, como Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Então, o sentimento é de dever cumprido junto à feira, que está de parabéns pela organização. Já em relação ao perfil de franqueado, notamos muitos casais buscando investir em seu primeiro negócio e isto é ótimo, já que é o público-alvo da Bibi. Com isso, já estamos pensando em nossa participação na edição de 2024 para compartilharmos nossa experiência no franchising com todos”.

Julio César Hannel Mattos, gerente de Expansão da Calçados Bibi

“A feira deste ano está bem diferente da edição anterior, com mais visitantes e pessoas com perfil investidor e profissional, com intenção de compra e conhecimento no setor. Tivemos perfis variados, de grande parte do Norte e Sul do país. Foi o momento oportuno para apresentar o Mapa da Mina para quem procura uma oportunidade de investimento que vai além da simples busca pela lucratividade. Temos muito cuidado com o sonho de cada empreendedor e nesses dias conseguimos ouvir e apresentar modelos de investimentos como opções sólidas, com uma bagagem admirável, para investir com segurança”.

Marcos Pertile, sócio-diretor da rede Mapa da Mina

“A Jorge Bischoff ultrapassou a sua meta de atendimentos e leads captados na feira em 20%. Tivemos oportunidades únicas de apresentar nossos diferenciais de projeto e a experiência de marca que oferecemos nas lojas. Relacionamento com os mais importantes players do varejo, como as maiores redes de shopping, além da cadeia de fornecedores do setor. Também percebemos um público visitante ainda mais qualificado, com empreendedores que já são do varejo e buscam ampliar negócios. Isso é importante para o desenvolvimento de todos – marcas e investidores. Voltamos muito próximos da conversão entre os contatos mais avançados que realizamos. E a maior parte do público que nos visitou foi das regiões nas quais temos como foco intensificar o crescimento da rede. Excelente para os objetivos de expansão da marca”.

Adriane Lopes dos Santos, diretora de Franquias e Expansão da Jorge Bischof

“Participar da feira da ABF pela primeira vez foi um marco para nós e estamos muito felizes. Negociamos inúmeras lojas e apresentamos nossa marca para muitas pessoas. Nos deparamos com o público falando sobre a The Best Açaí antes mesmo de entrarem no pavilhão da feira e filas em nosso estande. Muitos dos nossos atuais franqueados vieram nos prestigiar e adquiriram mais franquias com condições especiais. Conseguimos sentir a alegria das pessoas em consumir nossos produtos e recebemos muitos elogios de quem teve contato conosco pela primeira vez. Recebemos um público qualificado e com interesse na marca. Alguns visitantes já haviam entrado em contato conosco e após visitarem o estande tiveram certeza da decisão de seguirem como nossos franqueados. Foram mais de 1.000 interessados diretos e cinco negociações concretizadas”.

Sérgio Kendy, CEO da The Best Açaí

“Participamos da ABF Expo pela primeira vez em 2023 e a feira superou nossas expectativas. O resultado foi melhor que o esperado e encontramos novas conexões com excelente potencial de negócio no futuro. Inclusive, já decidimos marcar presença na feira do próximo ano”.

Laerte Yoshio, diretor de expansão da Ótica Center

“A presença da marca LOFT na Feira da ABF 2023 é de extrema importância, uma vez que ela é reconhecida como a maior e mais completa rede de acessórios e eletrônicos do Brasil. Quatro vezes chancelada com o selo de excelência da ABF 2017/2018/2019 e 2023. Sua participação na feira trará oportunidades únicas de negócios, além de consolidar sua posição de destaque no mercado de franquias, fortalecendo ainda mais sua imagem como referência no setor. Além disso a marca é um atrativo para os visitantes e uma inspiração para outros empreendedores, pois se trata de um segmento que está em constante crescimento e evolução devido ao avanço da tecnologia”.

LOFT

“Desde que a marca foi criada, em 2016, nós sempre tivemos como objetivo expor na ABF Expo SP, principalmente pela grandeza do evento. Tivemos oportunidades para expormos em outras edições, com estandes menores, mas queríamos algo maior, que pudesse mostrar o tamanho da nossa marca. Então, decidimos que só viríamos quando pudéssemos montar esse estande. Conseguirmos vir esse ano com o estande da Unhas Cariocas, única franquia de esmalteria do evento e com a Escova Express, nossa marca mais nova e também a única franquia de escovaria presente na ABF Expo 2023. Estamos muito felizes e surpresos com os resultados, atendemos pessoas do país inteiro, um público muito qualificado, com muita informação, já buscando um negócio específico, já em busca de negociação”.

Maurício Cesar, CEO do Grupo Unhas Cariocas

“Este ano estamos bastante otimistas com as vendas em função da nova localização definida para as microfranquias, como a nossa. O bulevar, que esse ano ficou próximo aos estandes grandes, trouxe um fluxo de pessoas que não tivemos no ano passado. Estamos com ótimas expectativas para fechamento de negócios. O balanço está sendo positivo, principalmente por conta do público, que esse ano está mais selecionado, com pessoas que têm interesse e potencial para empreender, não teve a presença de curiosos”.

José Roberto Campanelli, fundador da Mary Help

“A ABF este ano está superando as expectativas, com nível melhor de visitantes, com pessoas mais qualificadas, empreendedores em busca de informações e com foco em fechar negócios. Percebi que está tendo mais pessoas realmente interessadas e menos fornecedores, como no ano passado”.

Fábio Farias, fundador da Love Gifts

“Nossas expectativas foram superadas já no primeiro dia, pela quantidade de gente que tivemos no nosso estande. Estamos com bastante negociações avançadas e o objetivo vender 20 novas franquias, superando o ano passado. Estamos recebendo pessoas com o perfil focado em alimentação e delivery, o que pra nós está sendo ótimo. Esse ano, percebemos que a organização está bem melhor, com uma quantidade maior de franquias participantes. Tivemos visitas de franqueados nossos que enxergaram a importância da nossa rede dentro do franchising”.

Sergio Martins, gerente de expansão da N1 Chicken

“É a primeira vez que participamos, somos uma marca nova, mas estou bastante satisfeita com a nossa participação. Vimos diversas pessoas interessadas, com perfis diferentes, mas que se enquadram dentro do nosso modelo de negócio. Pretendo estar aqui no ano que vem”.

Kelly Nogueira, fundadora da Espaço Make

“O Rei do Mate, a maior rede de casa de mate e uma das maiores cafeterias do Brasil, comemora mais uma participação de sucesso nesta edição da ABF Franchising Expo. Em sua 28ª participação no evento, a rede recebeu em seu estande interessados em ser franqueado do Rei do Mate provenientes de todas as localidades do Brasil. A edição deste ano superou as expectativas da marca, que estreitou relacionamento com futuros franqueados com perfil mais maduro e que buscam aplicar seu investimento em uma rede consolidada com expansão sustentável e muito suporte aos seus franqueados. A participação do Rei do Mate na ABF 2023 foi um grande sucesso. Encontramos nossos clientes, fornecedores, parceiros e potenciais novos franqueados. O momento da empresa é bom, com novidades como novo layout de loja, lançamento de produtos e planos de expansão para todo o território nacional”.

Antônio Carlos Nasraui, CEO do Rei do Mate

“Estamos extremamente satisfeitos com os resultados iniciais obtidos na ABF Franchising Expo 2023, a maior feira de franquias do mundo. Nosso estande recebeu uma alta rotatividade de visitantes, e a grande maioria desses contatos se transformou em conversas promissoras que certamente resultarão em novos negócios. Essa foi nossa 6ª participação na feira, que desempenha um papel crucial no mercado de franquias. Para a Ice Creamy, nos últimos anos, o evento tem se revelado uma oportunidade essencial para captar novos franqueados e fortalecer a divulgação de nossa marca. Estamos empolgados com o potencial de crescimento que a ABF Expo nos proporciona. A Ice Creamy Sorvetes marcou presença de forma impactante na ABF Franchising Expo 2023. Com um estande que reproduzia uma loja da rede, os visitantes puderam vivenciar uma experiência completa, incluindo a distribuição dos principais sabores da marca. A participação da empresa foi extremamente positiva, gerando um grande interesse por parte dos visitantes, em sua maioria, muito bem qualificados, que buscavam oportunidades de negócios no setor de franquias. Além disso, as boas negociações realizadas durante a feira sinalizam um promissor cenário pós-evento, com possíveis expansões e parcerias para a Ice Creamy Sorvetes”.

Émmerson Serandin, CEO da Ice Creamy Sorvetes

“A presença da rede Mundo Verde na feira da ABF 2023 veio para consagrar, junto aos demais participantes, o reconhecimento positivo como marca pioneira no segmento de bem-estar e alimentação saudável no país. A principal novidade deste ano foi o lançamento de um novo negócio, a microfranquia, que permitirá levar o conceito do estilo de vida saudável para todo o país, expandindo em cidades até 100 mil habitantes. Entendemos que a participação do Mundo Verde neste grande evento potencializa nossa expansão em todo o Brasil por meio do relacionamento com milhares de investidores interessados em negócios estruturados e de relevância nacional”.

Leonardo Assis, diretor de Expansão e Novos Negócios do Mundo Verde

“Já participamos de diversas edições da ABF Franchising Expo e podemos dizer que este foi o nosso melhor ano, com o dobro de visitantes em nosso estande. Mais do que volume, percebemos a alta qualificação do público. Já temos conversas agendadas e algumas negociações avançadas”.

Lilian Marques, diretora-executiva da Rede iGUi

“Esta edição da ABF Franchising Expo foi uma das melhores para a Casa do Construtor. Percebemos que os visitantes que passaram pelo estande estavam realmente interessados, tanto é que já temos conversas agendadas para as próximas semanas”.

Antônio Amuy, supervisor de Expansão da Casa do Construtor

“Atendemos mais de 150 leads, ou seja, estamos falando aí de um aumento de mais de 25% em relação ao ano anterior. Esta é a quarta vez que participamos da ABF aqui em São Paulo e foi incrível perceber que a qualidade dos leads está ainda muito melhor. Estamos recebendo leads preparados e maduros para os negócios e a nossa expectativa é bem positiva. Chegamos aqui com uma meta de fechar seis novas franquias, duas para cada marca, mas este número pode ser maior. Estrategicamente trouxemos à ABF duas microfranquias, a Bendito Carrinho e a Vending Machine da Espetto Carioca, com valor de investimento abaixo de R$ 100 mil com o objetivo de alcançar um público muito presente na Feira este ano. A receptividade está excelente, principalmente com a Vending Machine que está sendo bastante procurada por aqui. Já estamos com um projeto piloto no Rio de Janeiro com estes dois produtos, mas agora vamos abrir o mercado aqui em São Paulo”.

Bruno Gorodicht, sócio do Grupo Impettus

“Em sua primeira participação na ABF Franchising Expo, a rede de franquias de energia solar EcoPower registrou um movimento significativo em seu estande. A empresa atraiu cerca de 300 leads qualificados como potenciais franqueados até o terceiro dia de evento. Temos percebido um interesse muito grande do público jovem no nosso negócio e acreditamos que a pauta de sustentabilidade atrai muito essa faixa etária, além do baixo investimento para abrir uma franquia. Recebemos pessoas de outras idades também e de diversas regiões do País.”

Vânia Casé, gerente de Expansão da EcoPower

“O Grupo Trigo – maior holding que oferece comida de verdade do Brasil e dono das marcas China in Box, Gendai, Spoleto, Koni, LeBonTon e Gurumê – esteve na maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo 2023, com o objetivo de expandir as marcas China in Box, Gendai e Spoleto, além de apresentar ao mercado sua estratégia de dados para o sucesso das redes e seus novos negócios. Durante a feira, o time de expansão do Grupo realizou mais de 60 cadastros de candidatos de todo o Brasil qualificados a abertura de uma franquia das redes da holding. Estamos muito satisfeitos com a participação do Trigo no evento. Esse ano, percebemos a feira mais movimentada, com mais participantes. Além disso, entrevistamos muitos candidatos de fora de São Paulo, como do Sul, Nordeste e Minas Gerais, que já chegaram ao nosso estande determinados a investir em uma das nossas franquias de alimentação. Nosso plano pós-evento é concretizar bons negócios para continuar crescendo nossas marcas”.

Isabel Medeiros, diretora de Expansão, Gente e Cultura do Grupo Trigo

“A participação na feira foi superpositiva para a Royal Face, que conseguiu se destacar e atrair um grande número de interessados. Durante o evento, ocorreram diversas conversas e negociações promissoras, das quais estou confiante de que resultarão em novas franquias estabelecidas. A presença no estande da SMZTO, nosso novo sócio, adicionou um grande nível de credibilidade à empresa, chancelando um negócio que já estava indo muito bem. Portanto, podemos afirmar que a participação na feira foi altamente positiva, e tenho certeza de que estaremos presentes novamente no próximo evento”.

Andrezza Fusaro, fundadora da Royal Face

“Participar da feira da ABF foi uma ótima experiência para a Sucos S/A. Durante o evento, pudemos expor a marca e estabelecer conexões valiosas com potenciais investidores. A feira nos permitiu transmitir a essência da nossa franquia de forma tangível, por meio de demonstrações e interações diretas. Além disso, a oportunidade de conhecer outras franqueadoras e compartilhar experiências foi um dos pontos altos da feira”.

Gustavo Dinamarco, sócio-fundador da Sucos S/A

“Na feira da ABF tivemos a oportunidade de apresentar nossos serviços e a qualidade da franquia a um público relevante. Ao longo do evento, conseguimos estabelecer conexões com potenciais franqueados, fechar negócios promissores e expandir nossa rede. A ABF Expo foi um sucesso em todos os aspectos e nos impulsionou para o próximo nível de crescimento e sucesso empresarial”.

Sidney Eduardo Kalaes, sócio da Maislaser e presidente do Grupo Kalaes

“Levamos ao público nossos modelos de negócio e toda a tecnologia nas lojas do Mercadão dos Óculos. Tivemos a oportunidade de apresentar os diferenciais competitivos da franquia, demonstrar o suporte oferecido aos franqueados e estabelecer contatos estratégicos com potenciais investidores. A participação na feira irá contribuir para o crescimento e sucesso contínuo da franquia”.

Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos

“Além de aumentar nossa visibilidade no mercado, a feira da ABF nos ajudou a atrair potenciais franqueados. Tivemos a oportunidade de fortalecer nosso relacionamento com fornecedores e ampliar nossas parcerias estratégicas. A feira também nos permitiu lançar novos produtos e serviços, gerando entusiasmo entre os visitantes. A ABF Expo definitivamente nos colocou em destaque no setor de franchising”.

Ana Paula Ferro, CEO da Emporium da Beleza

 

“Essa edição foi muito positiva, desde a localização do estande até mesmo a participação de um público maior. Os leads estão mais qualificados e notamos que o interessado realmente tem perfil pela área de tecnologia, que é o nosso segmento. Aproveitamos o espaço para apresentar nosso modelo de negócio e a nossa equipe tem demonstrado as últimas soluções criadas pela Gigatron, que também é uma grande aposta para expansão da marca. Estamos muitos otimistas e acreditamos alcançar um resultado entre quatro a oito unidades com investidores que participaram na ABF Franchising Expo, além ainda de 30 a 40 clientes interessados pelos nossos serviços”.

Victor Ruiz, sócio-diretor Comercial da Gigatron Franchising

“Fomos surpreendidos de forma positiva em nossa segunda participação na ABF Franchising Expo, os representantes da marca não pararam um minuto em todos os dias de evento. Tivemos muitos interessados em nossa marca, principalmente no modelo Totem, em que fizemos o lançamento durante a feira. Conseguimos prospectar em média 70 interessados por dia, praticamente o que prospectamos na feira toda do ano passado. Percebemos que o evento esse ano atraiu um público muito maior do que em 2022. Além disso, conseguimos produzir um stand que se destacou muito, tanto na parte visual quanto na localização. Pelas nossas projeções e o número de empreendedores que conseguimos prospectar durante a feira, acreditamos que iremos comercializar em torno de cinco unidades no modelo Totem, oito no modelo Home Office e de quatro a cinco para a opção loja física. Nós identificamos que o perfil dos investidores é de pessoas que estão buscando diversificar os negócios, ou seja, já são empreendedores, mas estão de olho em investir em outras áreas. Em média, são pessoas na faixa etária de 40 anos, além de muitos casais procurando investir juntos”.

Fabio Donizete, CEO e fundador da AF Crédito Soluções Financeiras

“No geral a edição da feira está muito promissora. Acredito que nós temos um destaque pelo modelo inovador de ser uma padaria sem padeiro, o que chama bastante atenção. Observamos um público bem qualificado querendo voltar a fazer negócio. Um detalhe importante é a presença de visitantes fora de São Paulo. Apenas no estande da Cakech a cada 10 clientes, 1 é de São Paulo e restante de outros estados como Minas Gerais e Brasília. Sobre as prospecções, estão todas muito assertivas. Temos cerca de 15 prospects bem encaminhados e conseguimos bons contatos para envio de produtos. Quando falamos sobre oportunidades de negócio, também sentimos que muitos visitantes chegam com a intenção de fechar mais de uma franquia. Já cheguei a atender um visitante que queria fechar 3 ou 4 franquias de uma só vez e outro que já possui uma galeria e tem 5 pontos disponíveis para franquear”.

Carolina Kechinski, CEO da Cakech

“Estamos muito felizes e esperançosos com o que colhemos através das negociações feitas na ABF Expo 2023. O público, realmente; estava interessado em conhecer cada oportunidade detalhadamente. O alto fluxo nos faz concluir, que a cada ano, o número de pessoas que querem ter o seu próprio negócio, aumenta. É um ótimo sinal para o franchising”.

Priscila Matto, Pilão Professional

“A Halipar (Holding de Alimentação e Participações) esteve na ABF Franchising Expo pelo 12º ano consecutivo, e apresentou a tradição, força e os diferentes modelos de negócio de suas marcas (Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho). Num balanço prévio, acredito que foi a feira com a melhor estrutura e oportunidades até hoje. Conseguimos fazer muitos negócios e cumprir nossa missão de expandir as marcas nesses quatro dias.”

Ricardo José Alves, CEO da Halipar

“O Habib’s aproveitou a ABF Franchising Expo 2023 para lançar uma estratégia de franquias focada em shoppings centers. A gente trouxe quatro novos modelos de loja, sendo três deles para centros comerciais – mais compactas, modernas e com custo menor. O franqueado que se interessar, pode investir em uma loja com menos de R$ 1 milhão! Todos os nossos processos foram adaptados para entregar o mesmo cardápio em espaços a partir de 50 m², além de incluirmos inovações como os totens de autoatendimento. É um potencial incrível de mercado que temos: mapeamos 400 shoppings em todos o Brasil e planejamos nossa expansão para esses espaços nos próximos três a quatro anos. Estamos muito confiantes com os novos modelos e, durante a feira, conversei pessoalmente com várias pessoas que se mostraram igualmente empolgadas. Foi um sucesso!”.

Alberto Saraiva, fundador e presidente do Habib’s

“A empresa Brazil Health, pelo segundo ano na feira, está muito satisfeita. A qualidade do público e a presença de empreendedores que é maior, comparado com o ano passado. A Brazil Health é uma microfranquia e nesse evento capitalizou 600 leads, e acredita que 10% se tornarão franqueados”.
Goreti Ferreira, gerente de Expansão da Brazil Health

“A Tintas MC, maior rede de lojas de tintas do Brasil, fecha esta edição da ABF Expo com um saldo muito positivo. A marca fecha o quarto dia da feira com 120 leads e vê muito potencial nesses números. Acreditamos que entre 10% e 20% desse total, se tornarão clientes da franquia. Os estados mais presentes foram Espírito Santo, São Paulo (capital e interior), Porto Velho, Minas Gerais , Rio de Janeiro e Bahia, também com candidatos da capital e interior. A ABF Expo nos oferece grandes oportunidades, pois nos aproxima de candidatos qualificados de todo Brasil. Temos 200 unidades e a meta é crescer 40% neste ano”.

Ana Centrone, gerente de expansão da Tintas MC

“A participação da Frango no Pote na ABF Franchising Expo foi extremamente positiva, resultando na captura de mais de 950 leads altamente qualificados. “Ficamos impressionados com o grande número de pessoas presentes nos dois primeiros dias do evento, assim como com a alta qualidade dos contatos estabelecidos. Acreditamos que essas oportunidades têm um potencial significativo e estamos ansiosos para explorar seu desenvolvimento e possível conversão em resultados concretos”.

Carlos Junior, CEO da Frango no Pote

“Aumentamos muito nossa participação no evento este ano e marcamos presença como maior franquia imobiliária do mundo representando o setor. Os contatos realizados durante a ABF Expo foram superiores ao ano passado. Muitos corretores de alta performance buscando empreender como forma de multiplicar seus ganhos num mercado atraente e através de um modelo de franquia diferenciado. Também recebemos muitas imobiliárias interessadas na conversão de bandeira e empresários prospectando oportunidades de empreender neste setor que movimenta bilhões. Temos pelo menos 15 leads potenciais para fechamento de contratos no curto prazo. Certamente estaremos no evento no próximo ano”.

Edinaldo Rodrigues, diretor de Expansão da RE/MAX Brasil

“A participação do Giraffas na feira ABF 2023 foi um enorme sucesso, consolidando ainda mais a posição da rede como uma opção de investimento sólido e lucrativo no setor de alimentação. Ao longo dos quatro dias do evento, a marca teve a oportunidade de mostrar o quanto tem se destacado no setor de alimentação com o constante crescimento, investimento e gestão do negócio. O stand do Giraffas contou com a participação de consultores, diretores da rede e até de franqueados da marca, contando sobre a franquia. A maior rede de alimentação completa mostrou que é uma opção atraente para investidores em busca de sucesso no ramo alimentício”.

Eduardo Guerra, diretor de Expansão e Desenvolvimento do Giraffas

“Pela segunda vez, tivemos a oportunidade de apresentar como empreender com seguro de vida no Brasil durante a maior feira de franquias do mundo. Ao longo dos últimos dias, conversamos com quase 300 empreendedores interessados em nosso modelo único de negócios e apresentamos os diferenciais da franquia Prudential que oferece possibilidade de ganhos ilimitados além de todo suporte necessário às corretoras franqueadas. Tudo isso aliado ao nosso propósito de levar proteção financeira aos brasileiros. Acreditamos que a Franchising Expo é uma grande vitrine para estimular o desenvolvimento do setor de franquias e movimentar a economia em nosso país”.

Humberto Madeira, vice-presidente de Franquia da Prudential do Brasil

“Para nós, a ABF foi muito positiva e conseguimos atingir a totalidade dos nossos objetivos – firmar nossa presença muito mais forte nas regiões Norte e Nordeste, tivemos muitos candidatos. Além disso, a feira foi bem positiva também para a marca Sweatify – a demanda pelo produto foi além do que esperávamos –, além do nosso modelo híbrido de franquias, uma das novidades da feira. Os visitantes já conheciam nosso modelo de negócio e nossas marchas, mas ao apresentar o novo formato híbrido sentimos um interesse ainda maior, principalmente pela lucratividade adicional e os ganhos de escala do projeto. Também sentimos muita gente nova conhecendo mais sobre nossas marcas. Nossa equipe estava muito engajada, e recebemos muitos elogios pelo nosso estande e atendimento. Com isso em mente, concluo que a nossa participação foi bem positiva e estamos com altíssimas expectativas e com a certeza de que estaremos presentes no ano que vem novamente e provavelmente com um estande bem maior”.

André Coracini, Managing Director do Grupo Velocity

“É a 1ª vez que a Casa Bauducco participa de uma Feira da ABF com um estande e foi surpreendente o movimento de pessoas, o número de cadastros e a qualidade/capacidade financeira dos interessados. Superou todas nossas expectativas”.

Renata Rouchou, diretora de Expansão da Casa Bauducco

“A Franquia Carrefour Express foi planejada para ser lançada na ABF Expo, pois sabemos da força e do potencial desse evento, que reúne clientes, investidores e franqueados de diversas partes do Brasil. O resultado foi incrível e nosso estande recebeu a visita de centenas de pessoas interessadas em saber mais sobre o modelo, o que, com certeza, confirma que tomamos a decisão certa de estar presente neste importante evento”.

João Gravata, diretor-executivo de Conveniência do Grupo Carrefour Brasil

“Para a Plié, uma marca 100% nacional, é de extrema importância participar de eventos como a ABF Franchising Expo 2023. É um momento muito valioso para nos aproximarmos de possíveis parceiros, uma vez que temos a oportunidade de expor nossa marca de forma ampla e mostrar todo nosso potencial enquanto marca feminina. O público participante é altamente qualificado e com certeza contribui para o enriquecimento do nosso negócio, assim como nós também conseguimos levar insights poderosos para este mercado em constante alta”.

Ron Horovitz, acionista da Plié

Sobre a ABF Franchising Expo

Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Markets, a ABF Franchising Expo reunirá, em sua 30.ª edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação em palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising na Arena do Conhecimento. A feira compõe a programação da ABF Franchising Week, uma semana de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, congressos e eventos de capacitação da ABF. Mais informações no site da feira.

 

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 211,488 bilhões em 2022, mais de 184 mil operações e cerca de 3.000 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas. Atualmente com cerca de 1.650 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

Redação JBA Notícias

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