Cumprindo o papel de conectar o mercado às tendências, inovações e melhores práticas do mercado de café no Brasil e no mundo, a Semana Internacional do Café 2022 será palco para o lançamento de produtos, soluções e materiais estratégicos para direcionamento de mercado e tomada de decisão em negócios. Uma dessas novidades é a 4ª edição do Guia do Café, que será divulgada em primeira mão durante o evento.
O Guia do Café é considerado uma das publicações mais importantes do setor, reunindo informações como tendências da última década relacionadas à qualidade, digitalização, mudanças climáticas, finanças e risco, e preferências do consumidor, além de apresentar dados recentes. O levantamento teve a participação de mais de 70 experts da indústria e de organizações de todo o mundo e, além de estratégico, é democrático, já que pode ser acessado gratuitamente de qualquer lugar.
A iniciativa é do International Trade Centre (ITC) e foi traduzida para o português em parceria com a Organização Internacional do Café (OIC), a Coordenadora Latino-Americana de Trabalhadores de Comércio Justo (CLAC) e a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), com objetivo de oferecer uma ferramenta prática de conhecimento para todos os envolvidos com o mercado de café, do campo à xícara,
Caio Alonso Fontes, cofundador da Café Editora, uma das realizadoras da SIC, diz sobre o lançamento: “É uma honra para o evento ser escolhido como plataforma para um momento tão importante e aguardado. Em um mundo onde os movimentos de negócio precisam ser cada vez mais planejados e precisos, o Guia é um recurso fundamental para evolução sustentável da indústria”.
Mais lançamentos
A SIC também será palco para ações que antecedem o lançamento da marca FAIRTRADE no Brasil, agendado para 2023. O foco é o comércio justo, onde produtores que fazem parte de associações e cooperativas certificadas vendem suas produções com um preço mínimo estipulado internacionalmente.
O Comércio Justo é o principal motivo de existência da Coordenadora Latino-Americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores de Comércio Justo (CLAC) e da Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRFAIR). As duas organizações apresentarão exemplos de como os produtores brasileiros certificados estão conseguindo resultados em diversas áreas, incluindo uma maior rentabilidade na hora da venda do café.
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