fbpx
Cultura

Com direito a SESSÃO EXTRA, espetáculo “Violetas na Janela” cumpre temporada em Curitiba

Violetas na Janela” é mais que uma obra espírita. Lançada em 1993 pela editora Petit, a publicação, que vendeu mais de dois milhões de exemplares, tornou-se um best-seller e conquistou leitores de todo o país. Entre eles, destaca-se a atriz Ana Rosa, que a partir da leitura decidiu levar para os palcos o livro escrito pela médium Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho e que foi ditado pelo espírito Patrícia.

Há mais de 25 anos na estrada, a peça “Violetas na Janela” retorna a Curitiba, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, às 19 horas, para curta temporada no Teatro UP Experience. Diante do sucesso, uma sessão extra foi aberta no sábado (30/09), às 21h30.  “Uma filha minha desencarnou às vésperas de completar 19 anos e eu ganhei de uma vizinha o livro ‘Violetas na Janela’. Outra filha estava na faculdade. O pessoal soube que ela tinha perdido a irmã e lhe deu o ‘Violetas na Janela’. Isso foi em novembro de 1995. No grupo de amigo oculto no centro espírita que a gente frequentava, o meu marido ganhou de presente o livro ‘Violetas na Janela’. Então, por três vias, ele chegou às nossas mãos”, recorda.

A partir desse contato mais que especial com a obra, Ana Rosa e o marido, o saudoso ator Guilherme Corrêa, adaptaram e dirigiram a montagem baseada no livro, que percorre o Brasil desde 1997. O sucesso prova a identificação do público com a narrativa, que explica o que é a desencarnação. “É um espetáculo lindo e inspirador. Gosto de deixar claro que não é nossa intenção fazer a cabeça de ninguém. A peça é baseada numa obra espírita, mas as pessoas não precisam ser espíritas para gostar do espetáculo. Eu gosto de citar os filmes ‘Ghost’ e ‘Sexto Sentido’, que são maravilhosos, e nenhum deles foi anunciado assim: “um filme espírita”. Mas eles trazem essencialmente aspectos da vida dos espíritos e da vida após a morte. Então, eu não gosto quando, nas nossas divulgações, as pessoas anunciam como peça espírita. Isso limita, parece que realmente é só para quem é espírita – e não é verdade. É um espetáculo com 14 atores no palco, atores profissionais, uma música lindíssima, uma iluminação lindíssima, o público assiste e gosta. Quem acredita só vai reafirmar o que já aprendeu ou sabe; quem não acredita ou tem curiosidade vai achar muito interessante. Não tem que ter preconceito. Quem for ver vai perceber que a peça é basicamente os ensinamentos de Jesus. Espero que todos gostem desse espetáculo”, explica a atriz.

História

“Violetas na Janela”, que já foi transformado também em história em quadrinhos, tem início com o desencarne de Patrícia, aos 19 anos. No mundo dos espíritos, ela recorda que despertou tranquilamente no plano espiritual, sentindo-se entre amigos. Feliz com a acolhida, adaptou-se à nova vida auxiliada por espíritos benfeitores que a receberam na Colônia São Sebastião.

Nessa jornada, Patrícia explica o que é a desencarnação. Descreve as belezas do plano espiritual, espaço em que não faltam trabalho, estudo e diversão. No início, estava cheia de dúvidas… Do que se alimentaria? O que vestiria? Sentiria as mesmas necessidades? Enfrentaria o calor, o frio? Aos poucos, tudo se esclareceu ao conviver com outros jovens desencarnados. “Trazemos tudo isso com leveza e toques de humor, que se encarregam de dar graça ao espetáculo. Patrícia fala de suas descobertas, dúvidas, necessidades, da busca pelo autoconhecimento, seus receios, afetos, seus amores. Ela vive em uma colônia onde há hospitais, escolas, teatros, meios de transporte, bibliotecas. Onde a tecnologia avançada convive em harmonia com a natureza, os homens e os animais. Um lugar onde é respeitado o livre arbítrio e a justiça reinante é a do amor”, conta Ana Rosa.

“Violetas na Janela” é um convite a conhecer o outro lado da vida. A narrativa ajuda a entender, por exemplo, como devemos proceder diante da morte de um ente querido – o que fazer para superar a separação e confortar aquele que partiu. Patrícia exemplifica a lição, relembrando a inesquecível ajuda que recebeu de familiares espíritas.

Trajetória inspiradora

Aos 81 anos e residindo em Portugal, Ana Rosa, que é atriz, bailarina, escritora, musicista e dubladora, tornou-se uma figura conhecida de todos os brasileiros. Não por acaso, entrou para o Guinness Book por ter atuado em mais novelas do que qualquer outra atriz no mundo.

Com uma família de artistas, Ana Rosa nasceu em Promissão (SP) e apareceu na telinha em projetos nas mais diferentes emissoras, como Tupi, Record e Globo. Participou de folhetins marcantes, entre eles, “O Rei do Gado”, “Corpo Dourado”, “O Beijo do Vampiro”, “História de Amor”, “Fina Estampa” e “Caminhos do Coração”.  No cinema, marcou presença em diversos longas: “Nosso Lar”, “Chico Xavier”, “E a Vida Continua…” e “O Signo da Cidade”. Em 2005, por conta da comemoração dos 40 anos de carreira, lançou o livro “Essa Louca TV e sua Gente Maravilhosa” (Editora Butterfly).

*** Parte da renda obtida com a bilheteria e os alimentos doados serão destinados às ações do Lar Escola Dr. Leocádio José Correia.

*** O espetáculo “Violetas na Janela” cumpre temporada na capital paranaense nos dias 30 de setembro (sábado) e 1.º de outubro (domingo), às 19 horas, no Teatro UP Experience. Sessão extra no sábado, 30/09, às 21h30.  Convites disponíveis no site do Disk Ingressos (diskingressos.com.br).

 

SERVIÇO

 

“Violetas na Janela” – Temporada em Curitiba

 

Quando: dias 30 de setembro (sábado) e 1.º de outubro (domingo), às 19 horas. Sessão extra no sábado, 30/09, às 21h30.

 

Local: Teatro UP Experience (campus da Universidade Positivo Ecoville – Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – 2.º andar, Ecoville – Curitiba/PR).

 

Ingressos: de R$ 50 a R$ 100 (com acréscimo de taxas) e à venda pelo Disk Ingressos (diskingressos.com.br)

 

Informações: (21) 96502-8821 (WhatsApp).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo