Empreendedorismo

64% dos brasileiros não são fiéis a marcas, diz Google

Datas comemorativas podem servir de estratégia para fidelização de clientes

O sonho de toda empresa é ter clientes fiéis à marca. Tudo porque quem consegue esse feito, além de manter uma carteira de consumidores em alta, traz fortalecimento ao negócio, mostrando ao mercado que tem a capacidade de conhecer – e satisfazer – as pessoas às quais atende, seja no produto ou serviço.

E outra: a fidelização, apesar de parecer cada vez mais utópica por causa da volatilidade do mercado, é um processo que sai muito mais em conta do que o custo para se trazer novos clientes. Entretanto, um levantamento intitulado Think Consumer Goods, realizado pela empresa Offerwise, por encomenda do Google, expõe que 64% dos brasileiros não são fiéis a marcas específicas, um dado bem preocupante.

Para piorar, 37% da população não tem “love brands” (marcas de amor) por conta de um único motivo: o preço.

É importante ressaltar que as “love brands” são marcas queridas pelas pessoas. Geralmente, as empresas que conseguem esse feito não têm somente clientes, mas contam com apreciadores e simpatizantes do produto ou serviço, bem como da filosofia da empresa.

Neste sentido, para reverter esse quadro, uma boa estratégia para estabelecer a lealdade dos clientes são as datas comemorativas, como o Dia das Mães, o segundo evento mais importante para o comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal.

Quem explica melhor é Aluisio Diniz Cirino, empresário com grande conhecimento de mercado de fidelização de clientes e, também, CEO e fundador da Lecupon. “Está em alta oferecer, principalmente nesses dias especiais, descontos, benefícios e acesso a um clube de vantagens, seja em forma de produtos, cashback, abatimento de fretes, prêmios com ingressos e outros privilégios que ajudam na fidelização de pessoas à marca, e na sua divulgação no mercado.”

Ocorre que, segundo ele, essa iniciativa ainda é vista com bons olhos apenas pelas grandes marcas, mas as menores deixam oportunidades de lealdade passarem batido. “A Páscoa, por exemplo, é uma excelente chance para determinar que o cliente viva no negócio uma experiência positiva, marcante. E assim, naturalmente, essa pessoa retornará. E isso se dá em todos os setores – restaurantes, padarias, bares, supermercados, áreas ligadas ao turismo etc. –, não sendo restrito aos negócios que trabalham com chocolate e enfeites de coelho”, explica Aluisio.

Existe uma frase que diz o seguinte: “Se você vende algo para alguém, você tem um cliente hoje. Mas se você ajuda alguém, você tem um cliente para a vida toda”. Essa fala pertence a Jay Baer, autor de seis livros best-sellers sobre aquisição e retenção de clientes e responsável pela fundação de cinco empresas multimilionárias a partir do zero. E é com base nessa filosofia que Aluísio aconselha os empreendedores a investir em estratégias de fidelização de clientes, contando com uma equipe especializada no assunto, de preferência.

Segundo ele, por meio de um programa de clube de vantagens há a possibilidade de um negócio, independentemente do porte ou do segmento, aumentar a sua produtividade e, por consequência, a lucratividade em cerca de 40%, segundo informações do próprio portfólio de empresas atendidas pela Lecupon.

Outras dicas fornecidas pelo CEO da empresa para vender mais na Páscoa e nas demais datas comemorativas, retendo esses clientes para o dia a dia, são:

  • Compreender e ouvir o público do negócio;
  • Verificar quais são as melhores vantagens para se dar em troca da assiduidade daquela pessoa. Por exemplo: tem locais que podem oferecer cashback, que diz respeito à devolução de um valor da quantia paga em um produto; ou sistema de troca de pontos por produtos ou serviços no local; e até mesmo fechar parcerias com marketplaces de maior tamanho;
  • Tornar o acesso e a checagem de pontos e trocas fácil e simples, contando, para isso, com o uso de aplicativos de clube de lealdade. A Lecupon é uma empresa que dispõe, para seus clientes, de uma plataforma única e exclusiva para cada negócio, que tem a liberdade de inserir banners e logomarcas e até um menu interativo. Pela plataforma, os usuários podem verificar quais promoções estão disponíveis e acompanhar todas as campanhas de descontos, por exemplo, incluindo aquelas que acontecem em datas comemorativas;
  • Trabalhar o marketing do benefício, com artes para as redes sociais, divulgando ao cliente as grandes novidades da marca.

SOBRE A LECUPON

A Lecupon conta atualmente com mais de 2 milhões de clientes cadastrados em seu portfólio, em 300 empresas espalhadas por 23 estados do Brasil. Essas pessoas recebem descontos em restaurantes, lojas de departamento, passagens aéreas, cashbacks e até mesmo dinheiro vivo na conta bancária. Saiba mais em como implementar o clube de vantagens em sua empresa no site: https://lecupon.com/lojista/

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Estrela do vôlei jogam sábado em Curitiba para ajudar aos gaúchos

O Complexo Esportivo Tarumã, espaço pertencente ao Governo do Estado, localizado em Curitiba, será palco…

13 minutos ago

Marcha para Jesus concentra milhares de pessoas debaixo de forte chuva no Centro Cívico

A Marcha para Jesus começou na Praça Santos Andrade com orações, mensagens e discursos de…

20 minutos ago

Feninfra: empresas e trabalhadores enfrentarão martírio e insegurança jurídica até aprovação do PL que mantém desoneração

As empresas e trabalhadores que fazem parte dos 17 setores desonerados passarão por um período…

3 horas ago

Azul Viagens reúne mais de 450 profissionais de Turismo em “Agente Tá On” de Belém e São Paulo

A Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul, realizou nas últimas semanas mais três edições…

3 horas ago

TRT-PR destina multa trabalhista para socorrer a população atingida pelas tempestades no RS

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT do Paraná) destinou R$ 352 mil…

3 horas ago

Ajuda humanitária da Azul atingiu mais de 2.500 toneladas e precisou além dos voos para chegar até o sul

São Paulo, 17 de maio de 2024 – A Azul, maior companhia aérea em número de…

4 horas ago