Geral

7º Seminário Internacional de Líderes fortalece laços entre Brasil e Argentina e propõe novas orientações para a integração bilateral

Evento, que já faz parte do calendário oficial dos dois países, teve a participação do vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, e reuniu mais de 3 mil participantes online, além de 150 presenciais

São Paulo – Brasil, dezembro de 2023 – O vice-presidente do Brasil Geraldo Alckmin, afirmou durante o 7ª Seminário Internacional de Líderes, realizado em 28 de novembro, em São Paulo, que o Brasil e Argentina têm uma relação madura, marcada pela confiança mútua e por laços geográficos, históricos, econômicos e políticos”. Segundo ele, a Argentina é o principal parceiro do Brasil, o que torna essencial a união bilateral para atingir os objetivos máximos da política externa brasileira e promover a integração econômica, política e social da América Latina. “Agora as relações Brasil-Argentina vão para outro patamar com o novo governo”, diz.

Organizado pelo Líderes TV e Mañana Profesional, o evento celebrou os 200 anos das relações bilaterais entre os dois países e foi realizado no hotel Pullman Ibirapuera, em São Paulo. Participaram mais de 3 mil pessoas online e 150 presenciais, além de 25 personalidades do mundo empresarial e político do Mercosul (especialmente Brasil e Argentina), contribuindo em diversos segmentos, como economia e finanças, indústria, agronegócio, transição energética, sustentabilidade, tecnologia e serviços.

O objetivo do seminário foi promover as relações entre Brasil, Argentina e América Latina nos principais setores empresariais; reunindo líderes de cada país para facilitar o desenvolvimento de negócios. Além disso, desde a sua primeira edição, o evento nasceu com o propósito de fortalecer as relações empresariais e trabalhar para alinhar as políticas públicas e privadas do Mercosul, estimulando o crescimento e maior competitividade na região.

De acordo com Cecília Luchía-Puig, presidente da Líderes TV, o desafio do seminário foi fortalecer o intercâmbio de serviços e promover o comércio bilateral para impulsionar as exportações. “No ano em que comemoramos 200 anos de relações bilaterais entre Brasil e Argentina, o 7º Seminário Internacional de Líderes, promovido pela Líderes TV e Mañana Profesional, realizou um evento extraordinário com 25 apresentações sobre os temas mais relevantes da integração regional. Falamos sobre tecnologia, indústria, sustentabilidade, mudanças climáticas e tudo o que empresários e políticos precisam saber”, explica.

O evento contou com a presença de Luis María Kreckler, Cônsul Geral da Argentina em São Paulo; Julio Glinternick Bitelli, Embaixador do Brasil na Argentina; Milton Leite, Presidente da Câmara Municipal da Cidade de São Paulo; José Roberto Maluf, presidente da TV Cultura; Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho da REVISTA LUIZA; Santiago Chamorro, Presidente e CEO da General Motors América do Sul; Enrique Lusso, Vice-Presidente de Desenvolvimento Internacional do Pan American Energy Group; Carlos Morais, Diretor Geral da Globant Brasil; Cristina Palmaka, presidente da SAP América Latina e Caribe; Abel Castro, Diretor de Desenvolvimento da ACCOR Américas; Cláudio Silveira Brisolara, Gerente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP); Patrícia Iglecias, Sócia do Wald, Antunes, Vita e Blattner Advogados; Agostinho Turbian, Presidente do GCSM; Alex Carreteiro, presidente da PepsiCo Foods Brasil; Roberto de Lucena, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo; Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo; Jarves Rockenbach, Gerente Geral do Hotel Pullman São Paulo Ibirapuera; Gabriela Müller, CEO do Grupo Brasil; Federico Servideo, Presidente da CAMARBRA; Daniel Funes de Rioja, Presidente da União Industrial Argentina; Diego Guelar, político e ex-embaixador; Roberto Luis Troster, Sócio da Troster & Associados, Conrado Estol, Neurologista e Fundador da BREYNA e Cecilia Luchía-Puig, Diretora da Líderes TV.

Para José Roberto Maluf, presidente da TV Cultura, “o presidente argentino, Javier Milei, sem dúvida entende a importância das relações comerciais entre o Brasil e a Argentina. Estou confiante de que temos novas oportunidades de negócios e alianças com a Argentina com uma agenda liberal”, afirmou na abertura do evento.

Enrique Lusso, vice-presidente de Desenvolvimento Internacional do Pan American Energy Group, contou em sua fala que a empresa entra no Brasil gerando um investimento de cerca de US$ 700 milhões no desenvolvimento de um parque eólico com 94 turbinas em 2.700 hectares em Novo Horizonte, no Estado da Bahia. “A América Latina tem um papel de liderança na transição energética global e nosso grupo está comprometido com esse propósito. O parque da Bahia gera energia para abastecer 1 milhão de lares brasileiros e representa 2,3 mil empregos, afirma o executivo, que acrescentou ainda que “a agenda bilateral de transformação energética é fundamental e há um consenso sobre essa integração”.

Carlos Morais, Diretor Geral da Globant Brasil, afirmou em sua participação que devemos aproveitar a extraordinária oportunidade que os novos avanços tecnológicos e a inteligência artificial nos geram. “A Globant nasceu digital e essa cultura nos permite ajudar nossos clientes em seu desafio tecnológico, integrando projetos com design, engenharia e uma cultura jovem e inovadora”, destacou.

Para Cecília Luchía-Puig, “o evento contribuiu significativamente para a consolidação de alianças estratégicas e o estabelecimento de diretrizes que apontam para um futuro mais colaborativo e integrado entre Brasil e Argentina. Ao abordar questões cruciais para o desenvolvimento conjunto, nosso seminário reafirma seu papel como um marco relevante no cenário bilateral, influenciando positivamente os rumos das relações entre os dois países”, finaliza.

O 7º Seminário de Líderes Internacionais contou com o apoio operacional do Hotel Pullman São Paulo Ibirapuera e o patrocínio da Swiss Medical, ACCOR Hotels, Pan American Energy Group, Globant, SMS Brasil, Grupo Brasil, FAESP e Visite São Paulo. O evento contou com o apoio institucional da Embaixada do Brasil na Argentina, Embaixada da Argentina no Brasil, Grupo Brasil, CAMARBRA, CAMBRAS e Unedestinos. Os aliados estratégicos foram: SMS Latinoamérica, Grupo Logístico Andreani, EGEA KYC Solutions, Editora Três, R1 Soluções Audiovisuais, Proactis, Redescobrindo Ideias, Génesis, CDI Comunicação e Virada Feminina. Os parceiros de mídia foram: TV Cultura Brasil, CARAS Brasil, GCSM, UCL Televisión, The Winners, Jornal do Interior, Malazán Comunicaciones, El Economista, FilmSuez, Radio Positiva, Líderes TV e Editorial Mañana Profesional. O 7º Seminário Internacional de Líderes apoia as ONGs CRÊSER e Potenciar Solidário

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Neste final de semana e feriado o Grand Plaza recebe o festival gastronômico Taurus de Assadores e Churrasqueiros BBQ

São Paulo, julho de 2024 – Nada combina mais com o clima de inverno do que…

3 horas ago

Gerdau é a única produtora de aço eleita entre as vinte empresas mais inovadoras do Brasil pela MIT Technology Review

São Paulo, 05 de julho de 2024 - A Gerdau é a única empresa do setor…

7 horas ago

Horta comunitária do programa Cultivar Energia em Maringá recebe comitiva peruana

A horta comunitária implantada sob linhas de alta tensão da Copel na Vila Esperança, em…

8 horas ago

Marcopolo exporta 19 Paradiso G8 1800 DD para o Equador

A Cooperativa de Transportes Loja, da cidade de Loja, no Equador, acaba de adquirir 19…

8 horas ago

Decolar prorroga até 31 de julho campanha de pacotes em até 12 vezes sem juros

A Decolar – empresa líder em tecnologia de viagens na América Latina – anuncia a prorrogação, até…

8 horas ago

Samsung inicia as vendas oficiais da Music Frame no Brasil

SÃO PAULO, 5 de julho de 2024 – Anunciada durante o lançamento oficial das novas AI…

8 horas ago