Há pouco menos de um mês para a Black Friday, que neste ano cairá no dia 25 de novembro, 80,4% dos consumidores querem ir às compras e aproveitar produtos com desconto. Entre os que irão comprar algo nesta data, 61% pretendem gastar mais de R$ 1.000, e 38% afirmam que o valor que pretendem desembolsar será maior do que em Black Fridays anteriores. É o que revela levantamento feito pela Provu, fintech especializada em meios de pagamento e crédito pessoal com mais de 2.300 respondentes.
A pesquisa também aponta que a maioria dos consumidores, 66%, pesquisa e lista os itens que desejam comprar com antecedência para saber se realmente vão estar em oferta, outros 15,8% dizem que pesquisam e aproveitam o desconto somente na data. Em paralelo, 13,4% consultam lojas específicas para ver as promoções, independente do produto e 5,1% evitam olhar qualquer tipo de promoção para conseguir economizar.
Em relação às compras, 48,4% planejam buscar itens para casa, 22,7% irão adquirir objetos pessoais, enquanto que 16,3% afirmam que só irão às compras por causa das promoções da Black Friday. Já 8,6% aproveitarão a data para comprar presentes, e 3,6% vão investir em viagens. As categorias mais desejadas pelos consumidores são eletrodomésticos com 56,1%, eletrônicos com 46,1%, móveis com 39,9% e aparelhos celulares com 38,7%.
“Ainda que a alta de juros e a inflação estejam presentes no atual cenário econômico, esse levantamento traz uma perspectiva positiva para o varejo, mostrando que esse setor segue em trajetória de recuperação”, comenta Marcelo Ramalho, CEO da Prov.
Em relação à forma de pagamento, 50,6% pretendem pagar parcelado, sendo que 40,4% irão usar o cartão de crédito, 37,5% utilizarão o boleto parcelado digital, 14,5% pretendem fazer o crediário físico e 7% pagarão com o pix parcelado. Já outros 15,1% pretendem pagar à vista, sendo que 28,9% pagarão em dinheiro, 28,5% irão usar o pix, 24,1% o cartão de débito, 10% o cartão de crédito à vista, 7,2% o boleto e 1,4% outros meios de pagamento. Já 34,3% preferem aguardar o valor total da compra para decidir se irão pagar à vista ou parcelado.
Sobre o local da compra, 60% pretendem recorrer ao comércio eletrônico, enquanto 22,7% irão buscar lojas físicas e 17,4% disseram não ter preferência. Analisou-se também os canais que os entrevistados preferem usar para tomar conhecimento das ofertas da Black Friday e constatou-se que 64,5% dos entrevistados costumam utilizar os próprios canais da loja, 54% usam as redes sociais, 40,6% consultam sites de buscas como google e similares, e 36,8% pesquisam na própria loja física.
Se para a grande maioria a Black Friday vai ser um ótimo momento para comprar produtos com descontos, para 19,7% dos entrevistados, essa não será uma data para compras. Dentre os principais motivos, observa-se que 46,7% querem economizar, enquanto que 29% não veem vantagem nos descontos, e 11,6% não irão comprar em razão da inflação alta e 12,7% por outros motivos.
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