Empreendedorismo

80,4% dos consumidores irão às compras na Black Friday

Há pouco menos de um mês para a Black Friday, que neste ano cairá no dia 25 de novembro, 80,4% dos consumidores querem ir às compras e aproveitar produtos com desconto. Entre os que irão comprar algo nesta data, 61% pretendem gastar mais de R$ 1.000, e 38% afirmam que o valor que pretendem desembolsar será maior do que em Black Fridays anteriores. É o que revela levantamento feito pela  Provu, fintech especializada em meios de pagamento e crédito pessoal com mais de 2.300 respondentes.

A pesquisa também aponta que a maioria dos consumidores, 66%, pesquisa e lista os itens que desejam comprar com antecedência para saber se realmente vão estar em oferta, outros 15,8% dizem que pesquisam e aproveitam o desconto somente na data. Em paralelo, 13,4% consultam lojas específicas para ver as promoções, independente do produto e 5,1% evitam olhar qualquer tipo de promoção para conseguir economizar.

Em relação às compras, 48,4% planejam buscar itens para casa, 22,7% irão adquirir objetos pessoais, enquanto que 16,3% afirmam que só irão às compras por causa das promoções da Black Friday. Já 8,6% aproveitarão a data para comprar presentes, e 3,6% vão investir em viagens. As categorias mais desejadas pelos consumidores são eletrodomésticos com 56,1%, eletrônicos com 46,1%, móveis com 39,9% e aparelhos celulares com 38,7%.

“Ainda que a alta de juros e a inflação estejam presentes no atual cenário econômico, esse levantamento traz uma perspectiva positiva para o varejo, mostrando que esse setor segue em trajetória de recuperação”, comenta Marcelo Ramalho, CEO da Prov.

Em relação à forma de pagamento, 50,6% pretendem pagar parcelado, sendo que 40,4% irão usar o cartão de crédito, 37,5% utilizarão o boleto parcelado digital, 14,5% pretendem fazer o crediário físico e 7% pagarão com o pix parcelado. Já outros 15,1% pretendem pagar à vista, sendo que 28,9% pagarão em dinheiro, 28,5% irão usar o pix, 24,1% o cartão de débito, 10% o cartão de crédito à vista, 7,2% o boleto e 1,4% outros meios de pagamento. Já 34,3% preferem aguardar o valor total da compra para decidir se irão pagar à vista ou parcelado.

Sobre o local da compra, 60% pretendem recorrer ao comércio eletrônico, enquanto 22,7% irão buscar lojas físicas e 17,4% disseram não ter preferência. Analisou-se também os canais que os entrevistados preferem usar para tomar conhecimento das ofertas da Black Friday e constatou-se que 64,5% dos entrevistados costumam utilizar os próprios canais da loja, 54% usam as redes sociais, 40,6% consultam sites de buscas como google e similares, e 36,8% pesquisam na própria loja física.

Se para a grande maioria a  Black Friday vai ser um ótimo momento para comprar produtos com descontos, para 19,7% dos entrevistados, essa não será uma data para compras. Dentre os principais motivos, observa-se que 46,7% querem economizar, enquanto que 29% não veem vantagem nos descontos, e 11,6% não irão comprar em razão da inflação alta e 12,7% por outros motivos.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Bolinhos Serra do Mar oferece bolinho de barreado no Trem Caiçara entre Antonina e Morretes

Em dezembro, os passageiros do Trem Caiçara, que realiza passeios entre as históricas cidades de…

12 horas ago

Professores de colégio em parque tecnológico passam por capacitação finlandesa

Os professores do Colégio Donaduzzi, localizado no Parque Tecnológico do Oeste do Paraná — Biopark,…

12 horas ago

Curitiba lidera demanda por imóveis de padrão econômico no Brasil, aponta ranking

Em um país com déficit habitacional superior a 6,5 milhões de moradias, conhecer as cidades…

13 horas ago

Aeroporto de Congonhas (SP) iniciou a nova etapa de obras que vai dobrar a capacidade operacional do terminal

Com investimento recorde, de R$ 2,4 bilhões, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, iniciou…

13 horas ago

Mini roda-gigante é a nova atração infantil do Shopping Curitiba

Dica para os pais que procuram diversão para os pequenos neste fim de ano. O…

13 horas ago

Virada Paradisíaca: Festa de Réveillon na Ópera de Arame terá música até 5h da manhã com DJs de diferentes estilos sonoros

Seguindo para sua terceira edição, a maior festa de Ano Novo em Curitiba, a Virada Paradisíaca, promete…

13 horas ago