Vendas de varejo no período fevereiro-abril devem ser piores que as projetadas para o trimestre janeiro-março de 2024, diz IBEVAR-FIA

PUBLICIDADE

automacao-varejo
divulgação

São Paulo, 21 de fevereiro de 2024 – As vendas no período fevereiro – abril de 2024, conceito varejo restrito, devem recuar 1,7%, de acordo com pesquisa do IBEVARFIA Business School. Considerando o conceito varejo ampliado, onde se inclui veículos e material de construção, a queda projetada é substancialmente maior, ou seja, 3,4%, ainda segundo o mesmo estudo. Deve-se destacar que na última projeção (janeiro-março) esses percentuais de queda eram 0,26% (restrito) e 1,96% (ampliado). 

Dos onze segmentos monitorados pelo FIBGE na última avaliação, previsão janeiro-março de 2024, seis apresentavam queda. Agora, para o período fevereiro – abril de 2024 são nove com previsão de redução: tecidos e vestuário (-14,3%), material para escritório (- 6,9%), artigos de uso pessoal (-6,1), livros e papelaria (-6,0%), veículos (- 4,9%), móveis e eletrodomésticos (-4,2%), artigos farmacêuticos (- 1,7%), supermercados (-1,2%) e material de construção (- 0,09%). Para apenas dois segmentos é projetada estabilidade: combustíveis e alimentos. Ou seja, para nenhum dos ramos aponta-se crescimento.

Esse resultado, segundo Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, decorre de uma combinação de fatores. “Embora o Banco Central venha reduzindo a taxa básica, os juros na ponta para o consumidor final caíram muito pouco. As condições de emprego também não favorecem. O saldo do CAGED vem caindo quase que continuamente desde o início de 2023. Além disso, a inadimplência, em que pese as iniciativas do governo, volta a dar sinais de recrudescimento”, explica o professor.

Sobre a FIA Business School – Criada em 1980, a FIA Business School é referência entre as escolas globais de negócios do Brasil e da América Latina. Atua em educação executiva, pesquisa e consultoria com soluções customizadas para organizações do setor privado e público – uma referência no Brasil e no mundo. Porque ensina você a transformar conhecimento em resultados que mudam o jogo – no mundo dos negócios e na sociedade. Sua fundação se deu por professores da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA-USP) com a missão de desenvolver e disseminar o conhecimento e as melhores práticas em Administração. Os MBAs da FIA são credenciados pela AMBA (Association of MBAs), sediada em Londres e, desde 2004, frequenta as publicações internacionais de melhores MBAs, e EuropeanCEO. A graduação em Administração de Empresas foi avaliada pelo ENADE como a melhor em Administração em Negócios na cidade de São Paulo, e alcançou por três vezes consecutivas 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante.

Sobre o IBEVAR – O IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo) é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo.

Luis_Batista_Fotografia__Banner JBA

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima