fbpx
Educação

No Paraná, empresas divulgam editais de vagas para alunos do projeto TechDev

Estabelecimentos que participam do programa e abrem oportunidades na área de TI, iniciam o chamamento dos candidatos

No Paraná, o Programa de capacitação e emprego em TI, o TechDev, iniciado há quase um ano, desdobra-se em uma segunda etapa, agora vinculada ao TrendsIT, um programa nacional de capacitação gratuita na área de TI. As empresas apoiadoras da proposta divulgarão os editais de chamamento para receberem os candidatos (alunos do programa) para fazerem uma modalidade de residência em seus empreendimentos. Esse período nas empresas de tecnologia tem duração de seis meses, com direito à uma bolsa mensal remunerada e possibilidade de contratação efetiva.

“Trata-se de uma oportunidade de colocação no mercado de trabalho, em paralelo ao andamento do projeto. Além disso, é, também, um estímulo para que mais empresas participem, demandando profissionais, assim como parceiros, para que se mantenham atentas às oportunidades”, reforça Izoulet Cortes Filho, Diretor de Projetos e Negócios Internacionais na Assespro-PR.

Ao longo do seu primeiro ano de funcionamento, o TrendsIT recebeu mais de nove mil inscrições. E ao longo das etapas, três mil pessoas iniciaram o curso. Atualmente, trezentas estão aptas para a residência. Na avaliação do Presidente da Iguassu-IT, proprietário da Evolusoft Sistemas e associado da Assespro-PR, Nilmar João dos Santos, o programa atua como formação de mão de obra para as grandes empresas, ao mesmo tempo em que supre o gargalo da ausência de profissionais no mercado e dá chance de trabalho para quem busca.

“O xis da questão não é mais a falta de pessoas que não se interessam pela área, mas a falta de qualificação para fazer um estágio. Essas pessoas precisam ganhar experiência para avançar e com o programa, elas encontram essa chance nas pequenas e médias empresas, que contratam e dão oportunidade. Para estas empresas que abrem as portas, ter os alunos fazendo a residência é uma forma também de redução de custo na formação de mão de obra”, avalia.

A presidente da Assespro-PR, entidade que congrega as empresas que vão receber os residentes, concorda com Nilmar.

“De um lado, as empresas encontram mão de obra especializada, podendo dar um direcionamento do que realmente precisam para estes candidatos. De outro, o projeto possibilita a vivência prática desses alunos dentro das empresas”, diz Josefina Gonzalez.

A Assespro-PR é entidade parceira do TechDev, ao lado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Softex e do Núcleo Softex Campinas (NSC).

A Furukawa, indústria de soluções de infraestrutura de comunicação, é outra apoiadora do programa.

“O TechDev endereça um problema crítico que é a falta de profissionais capacitados em temas de TI. A demanda por gente capacitada deve continuar aumentando nos próximos anos, e ampliar o programa para todo o país pode possibilitar o desenvolvimento de mais talentos. O programa gera oportunidades de carreira para centenas de pessoas que precisam se recolocar ou que podem evoluir a partir desses cursos”, comenta Sergio Roberto Scarpin, gerente geral de Desenvolvimento de Soluções, Equipamentos e Software.

No intuito de formação de rede de apoio, encerrando lacunas de profissionais e agregando novas oportunidades, empresários de pequenas e médias empresas se abrem à nova proposta. A empresária Gisele Lasserre, dona da Tech Girls, empresa voltada para a capacitação de mulheres de baixa renda ou desempregadas, terá um bolsista atuando em seu negócio. Gisele tem foco na expansão geográfica e, por isso, quer melhorar as experiências digitais do empreendimento.

“Este profissional vai atuar no nosso time de desenvolvimento e a gente espera fazer bastante troca e enriquecer um projeto que é justamente voltado para a educação profissionalizante na tecnologia, que é o nosso core”, antecipa.

Dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais reforçam a urgência de haver mais habilitados para o setor: a previsão é de um déficit profissional em TI de 800 mil pessoas, até o final do próximo ano.

SERVIÇO

O TechDev é um programa de formação contínua e, portanto, pode receber novas inscrições ao longo de todo o ano. Ele é gratuito para alunos, empresas interessadas na conexão com a mão de obra qualificada e para instituições de ensino que queiram ofertar o programa aos seus estudantes. A capacitação, para as áreas de desenvolvedor web e full stack, é remota, com duração que varia entre quatro e seis meses, feita por meio de trilhas de desenvolvimento, acessadas após a inscrição do aluno.

Inscrições e mais informações: https://assespropr.org.br/techdev/

Sobre o TrendsIT

O TrendsIT Capacitação & Residência é um programa que visa a capacitação e o aperfeiçoamento do portfólio de conhecimentos técnicos e comportamentais de profissionais que pretendam ingressar ou se desenvolver no mercado de tecnologia da informação e comunicação e ao mesmo tempo suprir a carência de profissionais qualificados para o preenchimento de vagas em empresas de base de tecnológica e Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica– ICTs. Saiba mais no site.

Sobre o Núcleo Softex Campinas

Fundado em 1993 pela Prefeitura Municipal de Campinas, Universidade de Campinas (Unicamp) e Associação das Empresas de Software de Campinas (ANCS), a Softex Campinas é uma entidade que reúne e fomenta o desenvolvimento sustentado de empresas de software e de base tecnológica. Saiba mais no site.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo