LATAM responde por mais da metade do aumento de passageiros no Brasil em 2023, aponta ANAC
Dados indicam que empresa foi responsável por 54% do crescimento de embarques domésticos e internacionais do País em relação a 2022
São Paulo, 11 de abril de 2024 – Com um crescimento de 32 milhões para 39 milhões de passageiros domésticos e internacionais no Brasil em 2023, a LATAM foi a companhia aérea que mais contribuiu com o crescimento da aviação comercial no País em relação a 2022. Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a LATAM respondeu por 54% do crescimento do volume de passageiros no Brasil em 2023, quando o setor viu os embarques de todas as companhias aéreas saltarem de 88 milhões para 99 milhões, um crescimento setorial de 13% em relação a 2022.
O protagonismo reflete os investimentos e compromisso do grupo LATAM com o Brasil, para onde direcionou 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica em 2023. Os destinos fora dos hubs (centro de conexões) de Guarulhos e Brasília mais procurados em 2023 pelos passageiros da LATAM foram Rio de Janeiro (2,5 milhões de passageiros), Fortaleza (1,4 milhão de passageiros), Porto Alegre (1,2 milhão de passageiros), Curitiba (932 mil passageiros) e Salvador (930 mil passageiros).
Mais eficiente e competitiva, a LATAM opera atualmente a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos em território nacional. Em 2024, prevê a chegada de mais aviões e um novo crescimento de 7% a 9% na sua operação doméstica no Brasil, na comparação com 2023. Na prática, serão adicionados no País mais de 3 milhões de assentos da companhia no ano.
FORÇA INTERNACIONAL DA LATAM
Atualmente, a LATAM é a companhia aérea que mais conecta o mundo com o Brasil, com voos diretos e indiretos para o País a partir de 90 aeroportos no exterior. Essa realidade também reflete nos dados da ANAC. Em 2023, a LATAM foi responsável por 2,8 milhões de desembarques internacionais no Brasil, o que representa 65% de todos os passageiros que chegaram ao País em voos de companhias aéreas brasileiras no período.
No período, vale lembrar, a companhia inaugurou operações diretas do Brasil para Los Angeles (EUA) e Joanesburgo (África do Sul), além de quatro novas rotas fora do eixo Rio-São Paulo: Belo Horizonte-Santiago, Florianópolis-Santiago, Brasília-Lima e Porto Alegre-Santiago. Para 2024, a LATAM já iniciou a venda de passagens e a data de inauguração da rota Brasília-Santiago: 1º de junho.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.
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