Num comunicado no site oficial a Universidade Federal alega problemas no sistema de votação para adiar a reunião que irá decidir sobre a suspensão do calendário acadêmico, em função da greve de servidores e professores.
A reunião era remota.
Outra versão aponta para invasão de reunião do conselho, no prédio da reitoria, por estudantes contrários à decisão, o que identifica reunião mista, presencial e virtual.
Estudantes de diversos cursos, a maioria de Medicina e Odontologia, alguns das áreas de Engenharia, fizeram manifestação contrária à suspensão do calendário acadêmico: reunidos nas escadarias do prédio histórico apresentaram cartazes e gritos de guerra contrários, com a possibilidade de iniciarem vigília para fortalecimento do movimento.
Para observadores, não é comum ocorrer onda contrária em situações deste tipo, que contesta decisões em consequência de greves, e podem ocorrer conflitos caso o impasse permaneça ou o calendário for suspenso.
VERSÃO UFPR
A reunião do Conselho Universitário (COUN) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizada hoje, 30 de abril, de forma remota, foi suspensa devido a problemas de instabilidade no sistema.
A reunião enfrentou dificuldades técnicas, a partir da segunda metade, que afetaram o acesso de alguns conselheiros e comprometeram o andamento dos trabalhos.
Embora inicialmente não tenha sido confirmado como um ataque virtual, a universidade investigará o ocorrido, identificando possíveis falhas na autorização de acessos, que podem ter causado a instabilidade no sistema.
Para garantir um ambiente propício ao amplo debate democrático de ideias, foi decidido que a reunião será retomada na próxima semana, mantendo-se o formato remoto, visando evitar confrontos entre grupos com opiniões divergentes. Apesar dos contratempos, a votação do primeiro item da pauta foi realizada de forma nominal, conselheiro a conselheiro, assegurando a transparência e legitimidade do processo.
O tema em debate, a suspensão do calendário acadêmico, em virtude da greve, é de interesse de toda a comunidade universitária: alunos, técnicos, professores e terceirizados. Muitos puderam acompanhar a transmissão da reunião, mas muitos outros não conseguiram acessar o streaming de vídeo ao vivo, pois o número de acessos superou a capacidade do servidor destinado.
A UFPR reafirma seu compromisso com a democracia e a transparência em suas atividades, assegurando o funcionamento das instâncias deliberativas da instituição.



