fbpx
Geral

Patrimônio Geológico do Estado do Paraná é tema de workshop em Curitiba

Curitiba (PR) – Com o objetivo de fortalecer a pesquisa, conservação e divulgação do patrimônio geológico paranaense, o I Workshop “Patrimônio Geológico do Estado do Paraná” reúne, nos dias 20 e 21 de maio, em Curitiba, pesquisadores, profissionais e instituições engajadas na temática.
‎‌
O evento, uma iniciativa do Núcleo de Apoio Técnico de Curitiba (NUBA) do Serviço Geológico do Brasil (SGB), em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT) e a Associação Profissional dos Geólogos do Paraná (AGEPAR), busca promover a integração e o desenvolvimento de ações conjuntas para a valorização do rico legado geológico do estado. A transmissão pode ser acompanhada no canal TV SGB, no YouTube.
‎‌
A pesquisadora em geociências da Gerência de Geologia e Recursos Minerais (GEREMI) da Superintendência Regional de São Paulo do SGB, Lígia Maria de Almeida Ribeiro, idealizadora do workshop, destaca as riquezas geológicas do estado: “O Paraná se consolida como um celeiro da geoconservação no Brasil, com um leque de iniciativas que vão do poder público à sociedade civil. Este workshop é uma oportunidade de reunirmos essas iniciativas, conectarmos essas pontas, apresentarmos nossos trabalhos, fortalecermos a troca de conhecimento e impulsionarmos a proteção e valorização de nosso patrimônio geológico”.
‎‌
Segundo a pesquisadora, a participação do SGB é crucial neste momento, pois coloca em evidência a importância do levantamento e da gestão do patrimônio geológico, que são pilares para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das comunidades. “O evento se torna uma plataforma para que o SGB demonstre seu compromisso com o Paraná e com o país, atuando como um catalisador para ações conjuntas em prol da geoconservação,” complementou.
‎‌
Lígia Ribeiro, especialista em geoconservação do SGB, acrescenta ainda que o estado vem investindo na valorização de seu patrimônio geológico. “A iniciativa de promover geoparques, a criação de guias geológicos e a instalação de placas educativas em atrativos turísticos são exemplos concretos de como o Paraná está investindo na valorização do seu patrimônio geológico. Essa iniciativa demonstra um entendimento profundo da importância da geoconservação, tanto para a pesquisa científica quanto para o desenvolvimento turístico e socioeconômico da região”, concluiu.
‎‌

Intercâmbio de experiências e fortalecimento interinstitucional
‎‌
A pesquisadora Mariane Brumatti, chefe do NUBA, ressalta a importância do encontro para a troca de experiências e a criação de sinergias. “O workshop busca promover a integração de profissionais e instituições envolvidos no tema de patrimônio geológico no estado do Paraná. A ideia é fortalecer as iniciativas que já existem, incentivando o desenvolvimento turístico, econômico e social das comunidades locais”.
‎‌
O encontro prevê palestras, mesas-redondas e uma visita técnica a dois geossítios tombados nos arredores do município de Balsa Nova, com a participação de palestrantes convidados: os icnofósseis de São Luís do Purunã e as Estrias Glaciais de Witmarsum. A visita será conduzida pelo geólogo Gil Francisco Piekarz, do IAT, um dos grandes nomes em patrimônio geológico e geoconservação no estado do Paraná e um dos organizadores do evento.
‎‌
Serão abordados temas como o Programa Inventário do Patrimônio Geológico do Brasil, a Plataforma Geossit, o Projeto Fomento ao Geoturismo, o SGBEduca e a importância da educação em geociências, procedimentos para tombamento de geossítios e casos no estado do Paraná, geoconservação na mineração, gestão de recursos naturais com práticas sustentáveis nas cidades, entre outros.
‎‌
A programação completa está disponível aqui.
‎‌

Acompanhe o evento no canal TV SGB, no YouTube.
‎‌
Leia mais notícias do Serviço Geológico do Brasil:
‎‌
>>MCTer: diálogo com o Instituto Brasileiro de Museus pode fortalecer projeto de revitalização
‎‌
>>Museu de Ciências da Terra tem programação especial em comemoração ao Dia Internacional dos Museus
‎‌
>>Consulta pública sobre mapeamento geológico recebe contribuições até 15 de junho

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo