Política
A vereadora Indiara Barbosa (NOVO) lançou na última quinta-feira (11) sua pré-candidatura à reeleição em Curitiba.
Em um evento com casa cheia e mais de 140 presentes, ela aproveitou para fazer um balanço dos últimos 4 anos na Câmara e falar sobre os próximos passos caso alcance o almejado segundo mandato.
A parlamentar, que foi a mais votada entre vereadores na eleição de 2020 – feito inédito para uma mulher -, reforçou seu compromisso com a principal bandeira do mandato – a fiscalização.
Ela ressaltou os benefícios que o acompanhamento firme e incansável das contas da prefeitura trazem aos cidadão, com obras prontas no prazo, melhores serviços públicos, menos desperdício de dinheiro dos contribuintes e o combate à corrupção.
“Já fiscalizamos mais de um R$ 1 bilhão olhando contratos, licitações, compras. E me perguntam ‘o que você conseguiu de retorno?’. Já economizamos quase R$ 10 milhões evitando compras e gastos desnecessários. Quando a gente fala que está lá cuidando do nosso dinheiro, dinheiro que a gente paga de impostos, é isso que a gente está fazendo. Quando identificamos um erro num cálculo, em uma planilha, uma compra que ia ser feita com valor muito acima de mercado, alertamos ‘olha aqui, tem um erro’”, afirmou ela.
Indiara também citou a atuação do mandato para o cancelamento de um contrato praticamente parado e que fosse feita uma nova licitação para a obra do trecho do Trevo do Atuba, da Linha Verde, que atrapalhava a vida de milhares de curitibanos que por ali transitavam.
“Com certeza, a nossa cobrança, também a gente reclamar, contribuiu para que agora a obra esteja perto de terminar. Foi até inaugurada antes de terminar, quem mora lá perto sabe, mas agora está perto do fim”, disse.
Indiara Barbosa também aproveitou para destacar o trabalho pela transparência durante seu mandato, que resultou em dois projetos de lei com benefícios aos curitibanos. O primeiro, da Transparência das Obras Públicas, coloca o controle de todas as fases de obras ao alcance dos cidadãos, desde a fase de licitação até a conclusão, tudo em um só lugar e de fácil acesso. Outra conquista foi a lei que divulga o tamanho das filas de procedimentos, consultas e cirurgias do SUS, trazendo mais controle da população sobre o gargalo dos atendimentos especializados na rede pública da capital.
Outra bandeira que será fortalecida caso Indiara conquiste um novo mandato é a defesa do empreendedorismo e de quem gera trabalho e renda na capital, o que garante uma melhor qualidade de vida aos curitibanos. Durante o primeiro mandato, a vereadora apresentou e aprovou leis importantes na área, como a que deu liberdade de horário de funcionamento do comércio na cidade.
“O empreendedor é quem se arrisca, arrisca seu tempo e seu dinheiro, para investir em nosso país, mesmo com todas as dificuldades. Eles geram emprego e renda para os brasileiros. E sabemos que o Brasil é campeão em burocracia e pagamento de impostos. Com minha experiência como contadora, tendo até trabalhado fora do país, sei o quanto é absurdo o que o empreendedor enfrenta. São verdadeiros heróis. É preciso ter coragem para investir em nosso país”, disse a vereadora. “É preciso simplificar, desburocratizar, e é por isso que a gente trabalha e vai trabalhar mais ainda lá na Câmara”, completou.
Deltan Dallagnol revela voto na vereadora e renova apoio
O evento contou ainda com a presença do embaixador do NOVO, Deltan Dallagnol. Como ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato, ele defendeu a importância de eleger pessoas íntegras e honestas, conectadas com o desejo do brasileiro de ter um país livre de corrupção e mau uso do dinheiro dos cidadãos.
“No ano de 2020, já busquei escolher, o mais criteriosamente possível, as pessoas em quem eu ia votar. E por incrível que pareça, a honestidade deveria ser o pressuposto para você votar em alguém. Muito capacitado, muito qualificado, mas dado o estado de coisas no Brasil, a primeira coisa, o elemento chave, eu falei ‘eu preciso de alguém que seja honesto, que seja íntegro, provado, testado.. e mais, que lute contra a corrupção’. E naquele contexto, a pessoa que eu escolhi votar foi a Indiara”, disse o ex-procurador.
Deltan também lembrou do apoio que recebeu da vereadora quando teve o seu mandato de deputado federal cassado, em 2023, mesmo naquela ocasião estando em partidos diferentes.
“E mesmo quando o sistema estava lutando contra mim, me derrubando, e eu estava num outro partido. E mesmo sem saber que eu tinha votado nela, a Indiara estava do meu lado, quando eu estava sendo cassado. Porque ela não estava lá defendendo partido A ou partido B, ela estava lá defendendo o que era certo, defendendo as causas que nos unem: a transparência, a fiscalização, o combate à corrupção e a integridade e a competência na política”, completou o embaixador do NOVO.