Paraná Pesquisas aponta vantagem de Eduardo Pimentel
Eduardo aparece na frente de Cristina nas simulações estimuladas e espontâneas.
Na primeira, com a apresentação dos nomes dos dois candidatos, Eduardo aparece com 48,8%, contra 41,2% de Cristina. Outros 4,1% não souberam responder e 5,9% indicaram voto em branco ou nulo.
Nesse recorte, Eduardo aparece na frente entre homens e mulheres, tendo vantagem ainda maior entre o público feminino: 49,4% x 40,5% de Cristina. O candidato do PSD também tem ampla vantagem entre jovens de 16 a 24 anos (54,3% a 35,1%) e adultos entre 35 e 44 anos (50% a 40,4%).
Na pesquisa estimulada, sem a indicação dos nomes dos candidatos, Eduardo tem 35,3%, contra 31% de Cristina. Outros 27,8% não souberam responder e 5,7% indicam anulação do voto ou voto em branco.
Cristina é a candidata com maior índice de rejeição das suas propostas, aponta a Paraná Pesquisas, com 43,9%, contra 37,1% de Eduardo.
O instituto também questionou os eleitores sobre a expectativa de vitória: 51,5% acham que o candidato do PSD vai ganhar e 40% acham que a vitória ficará com a representante do PMB.
A pesquisa foi feita com 940 eleitores entre os dias 20 e 23 de outubro de 2024.
O grau de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,3 pontos percentuais. Ela foi registrada com o número PR-07180/2024 e contratada pela TV Band.
Eduardo Pimentel e Paulo Martins, com o número 55, são os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.
PROPOSTAS
Curitiba é uma só, defende Eduardo Pimentel (PSD), único candidato à Prefeitura de Curitiba comprometido com o desenvolvimento integrado da capital e Região Metropolitana.
Com propostas claras para consolidar o Mercado Comum Metropolitano da Grande Curitiba, Eduardo quer levar os alimentos baratos dos Armazéns da Família para mais municípios vizinhos, ampliar a oferta de hortifrútis da agricultura familiar da RMC nas feiras e Sacolões da capital, fortalecer o turismo da região e implantar um novo modal de transporte público: o VLT Metropolitano.
VLT
Responsável ao lado do prefeito Rafael Greca por articular junto ao Governo do Estado em 2017 a reintegração do transporte público de Curitiba e Região Metropolitana, Eduardo propõe agora, caso seja eleito prefeito da capital, uma nova parceria com o governador Ratinho Júnior para implantar na região um sistema de transporte sustentável e complementar ao reconhecido BRT curitibano.
O atual vice-prefeito de Curitiba propõe a construção de um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) entre Curitiba e o Aeroporto de São José dos Pinhais. Movido a energia elétrica, o que reduz a emissão de gases do efeito estufa e a poluição sonora, e operando sobre trilhos em vias exclusivas, o VLT Metropolitano substituirá os ônibus expressos (BRT) do Eixo Boqueirão, expandindo a linha até o Aeroporto Afonso Pena, passando pelo Terminal Central de São José dos Pinhais.
Como prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo já assinou em janeiro deste ano um contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que a instituição faça o estudo de viabilidade e estruturação do projeto do VLT Metropolitano.