fbpx
Brasil

Ministério das Comunicações vai entregar 276 computadores a quilombos e comunidades tradicionais

Em celebração ao Novembro Negro, iniciativa permitirá a criação de laboratórios de informática para promover inclusão digital

Novembro chega trazendo uma série de ações do Governo Federal em razão do Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 deste mês. O Ministério das Comunicações vai participar promovendo a entrega de centenas de computadores em quilombos e comunidades tradicionais que vão auxiliar na inclusão digital dessa população.

“O compromisso do Governo é fortalecer direitos e promover acesso em áreas onde a exclusão histórica ainda é realidade. Assegurar que comunidades quilombolas tenham oportunidade de inclusão digital e capacitação significa devolver o que lhes é de direito: acesso à informação, à cidadania e ao desenvolvimento. Isso é justiça social”, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

As ações iniciaram com a entrega de 15 computadores no Quilombo Kalunga, em Cavalcante (GO), na última semana de outubro. A próxima ação será em 20 de novembro, com a distribuição de 61 computadores para 30 organizações ciganas e tradicionais, utilizando o sistema de operações dos Correios.

As entidades estão localizadas em Goiás, Distrito Federal, Pará, Rio Grande do Sul, São Paulo, Amapá, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Sergipe, Rondônia e Mato Grosso. Os computadores terão diversas finalidades, como criação de laboratórios de informática e uso para acesso de serviços pelas comunidades.

“Trabalhar em conjunto com lideranças sociais para apoiar a autonomia das comunidades, instrumentalizando-as com tecnologias essenciais ao acesso a serviços, educação e conhecimento digital, é uma ação concreta para mitigar desigualdades e promover um Brasil onde o acesso digital fortaleça a emancipação e o reconhecimento identitário das populações negras e tradicionais em seus territórios”, destaca a chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério das Comunicações, Ludymilla Chagas.

Entre os dias 19 e 23 de novembro, está prevista uma ação do Governo Federal na Serra da Barriga, em Alagoas, onde está localizado o Quilombo Palmares, o primeiro do Brasil. Por lá, o Ministério das Comunicações deve fazer a entrega de 200 computadores que serão utilizados na montagem de laboratórios de informática.

Computadores para Inclusão

Todas as entregas fazem parte do programa Computadores para a Inclusão, que tem como objetivo apoiar e viabilizar iniciativas de promoção da inclusão digital por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) — espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos, para a realização de cursos e oficinas e realiza o descarte correto de resíduos eletrônicos.

O Ministério das Comunicações já investiu mais de R$ 60 milhões em benefício do Programa, viabilizando a promoção da inclusão digital no país. O Programa já soma, desde sua criação, um volume de 49,1 mil computadores doados, compondo quase quatro mil Pontos de Inclusão Digital (PIDs), distribuídos para 1.026 municípios brasileiros.

Diversas associações comunitárias, quilombos e instituições voltadas para o atendimento do público negro e difusão de medidas antirracistas foram beneficiadas através da atuação do Programa Computadores para Inclusão. Somente em março deste ano, por exemplo, foram doados 177 equipamentos para a criação de 35 Pontos de Inclusão Digital em instituições de resistência negra, numa parceria com o Ministério da Igualdade Racial.

Quanto aos processos de formação, foram ofertados 209 cursos, resultando na formação de mais de 44,9 mil alunos plenamente capacitados para o mercado de trabalho. Além disso, os CRCs já deram a destinação adequada a mais de 844 mil equipamentos eletroeletrônicos, ultrapassando três mil toneladas de resíduos descartados de forma correta e consciente.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo