fbpx
EducaçãoPolítica

Em “rolê” pela SNCT, Lula conhece projetos de jovens pesquisadores do país

Presidente percorreu todo o espaço do evento no primeiro dia de programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília

Na noite de terça-feira (5), enquanto explicava para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o conceito e a aplicação do seu projeto de tubulação sustentável, o projeto Artéria, a jovem cientista Karen Farias, de 18 anos, pensava em doces. Não aqueles que queria comer, mas os que ela teve de vender diariamente, durante três anos seguidos, para conseguir juntar dinheiro para participar de Feiras de Ciências e levar seu sonho adiante. Moradora de Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal que fica a mais de 30 quilômetros do Museu da República – onde o encontro com Lula aconteceu – Karen e sua parceira de projeto Maria Rita Xavier tiveram essa chance devido à 21ª Semana Nacional de Ciência Tecnologia (SNCT). O evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) recebeu a visita presidencial no seu primeiro dia de atividades.

Essa foi a primeira visita de Lula a uma edição da SNCT e o presidente fez questão dar um verdadeiro “rolê” pelo evento. Ele passou cerca de uma hora circulando e conhecendo os mais de 100 estandes montados no Pavilhão anexo ao Museu da República, conversando com os jovens cientistas e ouvindo atentamente suas ideias e soluções criativas, por meio da ciência, para os problemas da população brasileira.

Projetos como o Artéria, de Karen e Maria Rita, são voltados para núcleos rurais e comunidades de baixa renda próximas a Sobradinho que encontravam dificuldades para irrigar suas plantações. Com um sistema à base de pneus, o projeto Artéria incide nas áreas da reciclagem, da tecnologia agrícola e do desenvolvimento comunitário. Segundo Karen, poder apresentar esse trabalho ao presidente foi uma experiência memorável.

“Foi um momento de vitória pra gente e, ao mesmo tempo, a gente estava muito feliz mesmo. E ele nos escutou muito bem, prestou atenção. A gente deu até uma lembrancinha no final pra ele. Então foi um momento de bastante alegria, saber que o nosso esforço está valendo a pena. A Semana de Ciência e Tecnologia está sendo incrível”, disse Karen.
Educação

Em outro estande, Lula conheceu um jogo que leva informações importantes sobre desastres naturais e traz conscientização sobre riscos diversos. No Geoparque dos Dinossauros, ouviu um pouco mais sobre as descobertas de fósseis no país e a preservação desses valiosos campos de estudo no território nacional. No passeio pela SNCT, Lula estava acompanhado da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação Luciana Santos, do vice-presidente Geraldo Alckmin e de outros ministros de estado.

Pouco depois, quando discursou no evento oficial de abertura da 21ª SNCT, o presidente disse: “A minha obsessão com a educação é porque eu não tive”. E completou: “A minha obsessão é garantir que os filhos de todos os brasileiros, independentemente da cor, da raça, do time de futebol, tenham direito a ir para uma universidade”.

A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai até o próximo domingo (10), tem entrada gratuita para o público geral, no Museu Nacional da República. Neste ano, o evento tem o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. A programação reúne atividades como palestras, debates, gincanas científicas, feira de estudantes do Distrito Federal, carretas da Ciência provenientes de instituições parceiras e atrações culturais.

Acompanhe a programação completa pelo site e redes sociais do MCTI

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button