fbpx
Geral

EBC realiza maior cobertura jornalística de sua história com as transmissões do G20

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e seus veículos promoveram a maior cobertura jornalística da história da instituição, com a mobilização realizada durante o G20, G20 Social e atividades relacionadas que aconteceram na cidade do Rio de Janeiro (RJ), de 14 a 19 deste mês. Mais de 300 profissionais participaram dessa megaoperação, que permitiu que o Brasil e o mundo acompanhassem os eventos. A EBC foi a emissora parceira do G20.

Para o presidente da EBC, Jean Lima, essa cobertura comprova a capacidade da EBC de planejar e executar coberturas e transmissões de grandes eventos, em nível internacional. “Estamos orgulhosos do trabalho desenvolvido e do impacto positivo que isso teve na percepção dos nossos veículos enquanto fontes confiáveis de informação.”

A EBC contou com dois estúdios na capital fluminense, sendo um no Espaço Kobra para o G20 Social, e outro no Museu de Arte Moderna (MAM) para a Cúpula do G20 – que teve a participação das lideranças de 19 países-membros, juntamente com União Europeia e União Africana.

Veículos públicos

A TV Brasil trouxe boletins ao vivo ao longo de toda a programação e reportagens especiais sobre os acontecimentos. Os dois telejornais da emissora – Repórter Brasil Tarde e Repórter Brasil – foram ancorados diretamente do Rio de Janeiro durante o G20 Social para levar ao telespectador as movimentações e principais temas de discussão.

A Agência Brasil, usada como fonte de informação por centenas de outros veículos país afora, também preparou cobertura especial. Desde o início do mês, foram produzidas mais de 100 matérias em português alusivas à temática. Houve ainda tradução para espanhol e inglês. As equipes de fotojornalismo publicaram dezenas de galerias de imagem. As notícias sobre o G20 e G20 Social estiveram entre as mais lidas de todo o site.

Equipes de reportagem fizeram entradas ao vivo na programação da Rádio Nacional. O tradicional noticiário Repórter Nacional teve edições especiais e apresentação do Rio de Janeiro. Outras emissoras puderam aproveitar o material em áudio na página da Radioagência Nacional.

Veículos governamentais

Com o Canal Gov, a EBC foi responsável pela geração de imagens para mais de 200 emissoras de televisão brasileiras e estrangeiras. Desde a quinta-feira (14), foram 87 horas de programação dedicada. Um dos destaques foi o Giro Social, programa de entrevistas com ministros que atuaram nos principais eixos temáticos. O público também acompanhou as transmissões pela conta oficial do Canal Gov no YouTube.

A Voz do Brasil, programa radiofônico mais antigo em exibição no hemisfério sul, foi veiculada em edição especial durante todos os dias do G20 e G20 Social. A Agência Gov, por sua vez, realizou cobertura com distribuição de material em áudio, texto e vídeo. O conteúdo produzido ficou disponível na página oficial do encontro.

Redes Sociais

As redes sociais da EBC também se engajaram ativamente na pauta, produzindo ampla variedade de conteúdo para todas as contas e plataformas da empresa. Além de dar visibilidade ao trabalho realizado pelas emissoras, divulgando cortes dos momentos mais importantes, os jornalistas repercutiram pontos de vista de especialistas e da sociedade civil, com discussões e bastidores diretamente dos locais dos eventos.

Uma das iniciativas foi a transmissão, no YouTube da TV Brasil, dos shows do Aliança Global Festival, que reuniu artistas nacionais no Boulevard Olímpico, na Praça Mauá.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo