fbpx
Curitiba e RMCEducação

Ademicon incentiva a entrada de jovens no mercado de trabalho

Companhia investe em programas de iniciação profissional buscando atrair talentos para o universo financeiro

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), o Brasil vem apresentando melhoria na taxa de pessoas ocupadas. Em setembro, mês do último levantamento realizado pelo órgão, o índice que mede este contingente alcançou a marca de 104 milhões brasileiros, registrando um aumento de 4,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior. No que se refere, especificamente, aos jovens com idades entre 15 e 29 anos, o IBGE revela que o número de trabalhadores em 2023 foi de 43,2%, e a porcentagem dos “nem-nem” (aqueles que nem trabalham e nem estudam) caiu para 21,2%, menor índice desde 2012.

Preocupadas com a situação destes jovens, muitas empresas investem em programas de iniciação no mercado de trabalho, visando contribuir para o desenvolvimento econômico e fomentar a empregabilidade no país. É o caso da Ademicon, maior administradora independente de consórcios do Brasil em crédito ativos, que realiza o Programa Start, voltado para o treinamento de jovens e adolescentes, de 15 a 20 anos, com foco no aprendizado de áreas relacionadas ao universo financeiro.

5ª edição do Start

A 5ª edição do Programa Start será realizada em Curitiba, entre os dias 9 e 13 de dezembro, com o objetivo de capacitar 11 participantes de diferentes lugares do Brasil na rotina de diversas áreas da companhia como, por exemplo, comercial, marketing, TI, operações e rede e expansão.

De acordo com Tatiana Schuchovsky Reichmann, CEO da Ademicon, a iniciativa é uma forma incentivar o ingresso no meio empresarial e promover a continuidade nos negócios administrados pelas famílias dos jovens. “Acreditamos que a partir deste programa conseguimos capacitar os participantes, para que eles, munidos de conhecimento, ingressem no universo do consórcio, tornando-os mais preparados para desempenharem com excelência as suas funções futuramente, quando estiverem realmente prontos para fazerem parte do mercado de trabalho. Chegamos a nossa quinta edição e já conseguimos formar e despertar em muitos jovens o interesse pelo universo financeiro”, explicou a executiva.

Uma das participantes desta edição é a Gabrielly Soares, de 16 anos, que está animada para conhecer melhor os aspectos do consórcio e o funcionamento da Ademicon. “A minha expectativa é adquirir conhecimentos sobre consórcio e investimento, poder fazer bons negócios, aplicá-los no dia a dia e futuramente na minha carreira. Vejo o programa como um empurrão para a criação de uma trajetória profissional e como um passo a mais na minha formação”, contou.

Caio Puls, de 18 anos, participou da 2ª edição do programa e hoje já é sócio de uma unidade da Ademicon em Porto Alegre. “O Start me tirou da zona de conforto e foi o responsável pela evolução do início da minha carreira. Foi ele que me despertou a vontade de entrar na Ademicon e de entender melhor o mundo corporativo, a importância de processos e o networking no âmbito profissional”, explicou o jovem, que também é fundador de uma empresa de tecnologia.

Programa de Trainee

Além do Programa Start, a Ademicon também realizará, pela primeira vez na história da companhia, um programa de trainee. A iniciativa oferecerá uma imersão completa ao longo de 16 meses, para jovens que estejam em fase de conclusão da graduação, com formação entre dez/25 e dez/26, possuam disponibilidade para atuar de forma presencial em Curitiba/PR, tenham conhecimento básico sobre mercado financeiro e interesse pelo produto consórcio.

O programa contará com duas opções de trilhas de desenvolvimento com foco na área de humanas ou exatas, conforme a área de atuação do participante. Cada trilha proporcionará uma experiência única, com vivências práticas e um aprendizado contínuo sobre diferentes setores da empresa. As inscrições iniciam no dia 16/12, no site da Ademicon.

“Queremos fazer da Ademicon um celeiro de talentos, tornando-a uma empresa que investe no jovem com potencial e o transforma em um profissional qualificado. Acreditamos que a excelência é fruto de uma jornada de aprendizagem e por isso apostamos alto neste programa de iniciação”, finaliza Tatiana.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo