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Inova Comércio reconhece alunos do Litoral do Paraná

Iniciativa do Sebrae/PR, Fecomércio PR e Senac Paraná, o programa foi realizado ao longo do ano em Matinhos e mais sete municípios do Estado

Programa que estimula o desenvolvimento de novas ideias e soluções inovadoras para o comércio, o Inova Comércio, realizou nesta terça-feira (10) um dia de visitas técnicas em Curitiba com alunos do ensino médio do Senac Matinhos e do Ensino Técnico do Senac Paranaguá. A iniciativa do Sebrae/PR, Fecomércio PR e Senac Paraná conta com parceria do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Paranaguá (Sindilojas Paranaguá).

O evento de reconhecimento iniciou na sede do Sebrae/PR em Curitiba, reunindo representantes das instituições realizadoras do Inova Comércio, parte da equipe do projeto vencedor do Ideathon, além de outros alunos que participaram da ação e dos instrutores Marcelo Slabcouski Garcia e Wagner Augusto Leodoro. Também estavam presentes Michele Tesser, gerente da Regional Leste; Weliton Perdomo, gerente de Competitividade Setorial; Suelen Pedroso, coordenadora de Comércio e Serviços, todos do Sebrae/PR; e Rodrigo Schmidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR.

“Para nós, é uma alegria poder reconhecer a dedicação dos alunos no projeto, além de evidenciar a proposta da solução desenvolvida por eles. A partir de conhecimentos sobre inovação e modelos de negócio, os estudantes puderam desenvolver projetos com o objetivo de resolver problemas dos comerciantes do litoral”, destacou Paula Cristiane Rocio, consultora do Sebrae/PR.

Ao longo deste ano, o Inova Comércio promoveu o desenvolvimento de ideias para o comércio com estudantes de sete cidades do Paraná: Matinhos, Campo Mourão, Curitiba, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa.

“O programa Inova Comércio termina seu primeiro ano sendo executado em oito cidades do Paraná e envolvendo aproximadamente 550 alunos do Senac, que vivenciaram uma experiência significativa ao conhecerem e utilizarem metodologias que lhes permitiram gerar ideias de produtos e serviços inovadores. Esperamos que os problemas levantados junto aos empresários e as ideias concebidas possam contribuir para o desenvolvimento e sustentabilidade do comércio paranaense”, diz Rodrigo Schmidt, que destaca a parceria da Fecomércio PR com o Senac e o Sebrae/PR.

Imersão contou com apresentação de estratégias de divulgação nas redes sociais e gravação de vídeos, no estúdio do Sebrae/PR.

Dia de imersão

Os alunos iniciaram o dia com uma cerimônia de reconhecimento na sede do Sebrae/PR, no Prado Velho, aprimorando seus conhecimentos sobre estratégias de divulgação nas redes sociais e gravação de vídeos. À tarde, eles conheceram o Habitat Senai, no Cristo Rei, tendo contato com startups, a maioria da área de tecnologia da informação (TI), e com algumas das principais demandas do mercado.

Para essa edição do Inova Comércio realizada em Matinhos, participaram 104 alunos, oriundos do curso técnico de Tecnologia da Informação e ensino médio integrado das unidades do Senac Caiobá e Senac Paranaguá. No final de outubro, os alunos participaram de um Ideathon para propor soluções para problemas enfrentados pelos comerciantes de Matinhos e de toda a região do Litoral.

Cassius Kuroviski, Gabriel Ribeiro Kravicz, Nicolas Maciel Alves e Karla Kirchhoff Aguiar, parte do grupo vencedor com o projeto “Mapa Comércio”. Foto: Adriano Oltramari. “Mapa Comércio”

Com o projeto “Mapa Comércio”, o grupo vencedor reuniu nove estudantes com idades entre 16 e 21 anos, representados no evento por quatro deles: Cassius Kuroviski, Gabriel Ribeiro Kravicz, Nicolas Maciel Alves e Karla Kirchhoff Aguiar. Os demais integrantes do grupo são Vinicius Santos Leão, Mariana Huamani, Larissa Oliveira Santana, Lucas Modesto Mendes e Gabriel Malinski Silva.

Os jovens se uniram com o objetivo de ajudar com a sazonalidade do comércio na cidade do litoral paranaense, que costuma ter mais movimento na temporada de verão.

“Criamos um modelo de negócio chamado ‘Mapa Comércio’ com o objetivo de atrair turistas durante todo o ano, a partir de conversas com comerciantes, para atender suas necessidades. O projeto tem o objetivo de acolher os turistas de Matinhos e tornar o litoral em um destino turístico permanente, revitalizando a economia local e unindo a comunidade, demonstrando como a inovação e o trabalho em equipe podem resolver grandes problemas”, conta Cassius.

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