Duas estudantes de Jornalismo da Universidade Positivo (UP) estão lançando uma websérie para mostrar os 50 anos de história do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, conhecido como Guairão, o maior do complexo do Teatro Guaíra. O projeto, batizado de “Bodas de um Palco”, nasceu como tema do trabalho de conclusão de curso das estudantes e já está disponível on-line.
Fazem parte da série os depoimentos de bailarinos, músicos, costureiras, figurinistas, recepcionistas e outras pessoas relevantes na história do auditório, entre eles Gilberto Carbonar, que trabalha no Guairão há nada menos que 49 anos. Isso faz dele o funcionário mais antigo ainda em atividade. Relatos sobre o uso do espaço antes da conclusão da obra, menções à escolha do projeto arquitetônico e dados sobre o incêndio que afetou parte da estrutura também estão no material, bem como registros do DOPS, no período ditatorial, e a letra de samba-enredo sobre o Guaíra.

Dividida em quatro episódios, a série é uma produção de Ana Bavutti e Geise Gabriele, que se conheceram na faculdade de Jornalismo, em 2021, e decidiram se aprofundar na cultura e na história do Teatro Guaíra. Para as jovens estudantes, essa é uma forma de levar o público a se aproximar da instituição. “Durante a produção da websérie, quisemos contar histórias que não são muito conhecidas pelo público em geral, mostrando os bastidores e os muitos nomes envolvidos nesse cinquentenário”, afirmam.
Além do material audiovisual, o site do projeto conta, ainda, com conteúdos extras, como um resumo sobre os corpos artísticos do teatro, curiosidades e linha do tempo. Há, também, imagens de acervo e documentos do Arquivo Público do Paraná. Por fim, para desenvolver a identidade visual do projeto, as estudantes buscaram parcerias com personalidades das artes, como o artista plástico Simon Taylor e o grupo Belas no Choro (@belasnochoro). Tudo isso está disponível no site do Bodas de um Palco e pode ser utilizado pela imprensa, dando os devidos créditos.



