fbpx
BrasilTurismo

Embratur e Decolar destacam resultados de campanha cooperada e marcam próximos passos

Com crescimento expressivo em mercados estratégicos, as instituições avançam com novas ações para consolidar o Brasil como destino turístico de referência na América Latina

Representantes da Embratur reuniram-se, na última quarta-feira (11), com a equipe da Decolar (Despegar) – empresa líder em tecnologia de viagens da América Latina – para avaliar os resultados da campanha cooperada de marketing realizada entre setembro e novembro de 2024. Com o objetivo de aumentar o fluxo de turistas internacionais para o Brasil, a ação foi direcionada aos mercados da Argentina, Chile e Colômbia.

Utilizando a ampla capilaridade dos canais de distribuição da Decolar na América do Sul, a iniciativa buscou promover o Brasil como destino competitivo e acessível.

A campanha, focada na conversão direta, integrou diversas estratégias promocionais, como materiais em lojas físicas, ações em feiras, e-mail marketing e vídeos nos pontos de venda. O objetivo principal foi impulsionar a recuperação do fluxo de turistas argentinos, tradicionalmente o principal público visitante do Brasil, além de promover o crescimento em mercados como o Chile e a Colômbia.

O período de ações coincidiu com a ampliação de rotas aéreas e novos voos conectando esses locais ao Brasil, potencializando a ocupação e consolidando a atratividade turística nacional.

Uma das iniciativas de destaque foi realizada na FIT Buenos Aires, a maior feira de turismo da Argentina, onde, pela primeira vez, o estande do Brasil contou com uma ativação especial envolvendo agentes de viagens da Decolar, permitindo a venda direta ao público final durante os dias abertos à visitação.

Entre as ações realizadas nesta campanha houve o treinamento de agentes de viagens, visando aprimorar a promoção do país; campanhas de mídia programática digital B2C, com destaque para banners, vídeos, redes sociais e landing pages personalizadas; e ações de influência, como a organização de viagens para influenciadores, que gerarão conteúdos a serem divulgados em televisão e plataformas digitais.

Diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis comemorou os resultados da campanha. “De forma inédita, realizamos essa ação para fortalecer nossa presença e todas as iniciativas focamos na conversão com os canais de vendas da operadora. Diante do feito, houve um aumento de 25% no número de passageiros argentinos, enquanto o mercado chileno registrou um crescimento de 100%. Já a Colômbia apresentou um incremento de 88% em relação ao mesmo período de 2023. Esse desempenho foi atribuído às estratégias implementadas nas marcas do Grupo Decolar, como Viajes Falabella – atuação B2C – e a HotelDO, no segmento B2B”, disse.

O diretor destacou ainda a relevância de parcerias estratégicas para a promoção internacional do turismo brasileiro e a necessidade de fortalecer a presença do Brasil como destino de preferência na América Latina. “Esses resultados mostram que estamos no caminho certo”, afirmou Reis.

“A parceria com a Embratur é estratégica para consolidarmos a imagem do Brasil como um destino turístico de excelência no mercado internacional”, declarou Daniela Araujo, diretora de Produtos em Destino da Decolar.

“Juntos, conseguimos ampliar a visibilidade das nossas riquezas naturais, culturais e históricas, mostrando o potencial único que o Brasil oferece para os viajantes. Essa união de esforços também é fundamental para atrairmos mais turistas estrangeiros e fortalecermos o turismo como motor de desenvolvimento econômico e social do país”, completou a representante da Decolar.

Para ampliar ainda mais a presença do Brasil nos mercados sul-americanos e consolidar sua imagem como um destino turístico diversificado e competitivo no cenário global, a Embratur e a Decolar planejam fortalecer a parceria com novas iniciativas voltadas para o aprimoramento da segmentação do público-alvo, utilizando os dados e resultados da campanha e de tendências futuras para desenhar a estratégia das próximas campanhas.

Na reunião, também foi estruturado o modelo de plano de ações cooperadas para oferecer aos destinos e atores do trade oportunidades de contratar campanhas estratégicas e otimizadas com base na expertise e na execução da Embratur, dando maior eficiência e impacto nas ações promocionais e garantindo conversão.

Sobre a Decolar

A Decolar é a empresa líder em tecnologia de viagens na América Latina. Há 25 anos revoluciona a indústria do turismo por meio da tecnologia e, com seu contínuo compromisso com o desenvolvimento do setor, forma uma empresa consolidada, que integra BestDay, HotelDO, Viajes Falabella, Koin, ViajaNet e Stays.Net, tornando-se uma das empresas mais relevantes do setor, capaz de oferecer uma experiência personalizada a mais de 30 milhões de clientes.

A companhia atua em 19 países, acompanhando os latino-americanos desde o momento em que sonham em viajar até quando estão compartilhando suas recordações. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas e transformar a experiência de compra, a empresa desenvolveu formas alternativas de pagamento e financiamento, democratizando o acesso ao consumo e aproximando os latino-americanos de sua próxima experiência de viagem.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo