Ligga garante conectividade em telecirurgia inédita entre Paraná e Kuwait

PUBLICIDADE

Cirurgia-Curitiba-x-Kwait-Divulgacao-Scolla-Reproducao-AEN
Cirurgia-Curitiba-x-Kwait-Divulgacao-Scolla-Reproducao-AEN

Na última terça-feira (23), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) e o Centro de Treinamento Cirúrgico Scolla, realizou um feito inédito para a medicina remota: uma telecirurgia robótica que conectou o Hospital da Cruz Vermelha, em Curitiba no Paraná, a um cirurgião no Hospital Jaber Surgery, em Kuwait, a mais de 13 mil quilômetros de distância. A Ligga Telecom viabilizou a conectividade nacional, assegurando a transmissão de dados entre o Hospital da Cruz Vermelha, em Curitiba, e o data center em São Paulo. A partir dessa estrutura, foi possível a interconexão com a rede internacional até o Kuwait.

O procedimento foi concluído com sucesso, registrando delay de apenas 196 milissegundos – tempo decisivo para a precisão da operação. A iniciativa integrou esforços da Unioeste e do Governo do Estado do Paraná, que investe na expansão de cirurgias robóticas e na formação de alunos e residentes da instituição. Para viabilizar a operação, a Ligga assegurou a transmissão de dados entre o hospital no Paraná e o data center em São Paulo por meio de um link dedicado de ponta a ponta, com banda e desempenho garantidos. A infraestrutura crítica foi determinante para permitir a interconexão com o ambiente internacional, assegurando estabilidade e ultrabaixa latência para uma aplicação altamente sensível.

“A cirurgia foi um marco para a medicina remota no Brasil, e poder contribuir com a infraestrutura de conectividade nacional necessária para que isso acontecesse nos enche de orgulho. Nossos times atuaram com agilidade e excelência para garantir uma entrega crítica em tempo recorde, assegurando estabilidade e latência ideais para uma aplicação extremamente sensível. Esse tipo de operação mostra o quanto a conectividade é estratégica para habilitar soluções inovadoras em áreas como saúde, educação e segurança pública. ”, destaca Sócrates Gomes, Diretor Comercial da Ligga Telecom.

A confirmação feita pelo Guinness World Records após consulta, aponta que essa é a operação com maior separação geográfica já realizada, superando o recorde anterior de pouco mais de 12 mil quilômetros, estabelecido entre Marrocos (Casablanca) e China (Xangai).

Luis_Batista_Fotografia__Banner JBA

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima