Nos dias 24 e 25 de outubro, a cidade de Joinville (SC) será palco do maior processo seletivo de dança do Brasil. Centenas de jovens bailarinos, vindos de diferentes estados, se reúnem para disputar uma das 40 vagas oferecidas pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil para o ano letivo de 2026.
Ao todo, 3.228 crianças participaram das etapas iniciais da Seleção Nacional, alcançando 81 candidatos por vaga. Agora, cerca de 320 finalistas chegam a Joinville em busca do sonho de estudar na única filial do Teatro Bolshoi no mundo.
Os candidatos vêm de diversas regiões do país e exterior: Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Peru, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Argentina, reforçando a relevância da seleção, que há 25 anos transforma talentos em artistas de excelência.
A seleção final é composta por duas etapas. Na sexta-feira (24), ocorre a fase médico-fisioterápica, na qual médicos, fisioterapeutas e professores de educação física analisam postura, estrutura corporal, habilidades motoras, força, frequência cardíaca e respiratória, além de aspectos como musculatura e articulações.
Os aprovados seguem para o sábado (25), quando enfrentam a etapa artístico-musical e cognitiva. Nessa fase, profissionais da dança, músicos e professores avaliam técnica, musicalidade, expressão artística, flexibilidade, presença cênica e também o desempenho intelectual dos candidatos.
Mais do que um teste, o processo seletivo da Escola Bolshoi é uma porta aberta para o futuro, um encontro de sonhos, talento e dedicação que reafirma o compromisso da instituição com a formação artística de excelência.
Aprovados para 2026
Os aprovados na Seleção Nacional, serão bolsistas, com 100% de gratuidade e recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar e todo o ensino técnico da dança. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
A previsão da divulgação do resultado final é 27 de outubro, nas redes sociais e site da Escola Bolshoi.
Vagas oferecidas
São disponibilizadas 40 vagas, distribuídas entre meninos e meninas, que podem ou não ser preenchidas, para ingresso na 1ª série de 2026.
Escola Bolshoi
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e pela primeira vez, o Teatro transfere a outro país o método de ensino de balé que o tornou uma das mais respeitadas instituições do mundo. Com 25 anos de implantação no Brasil a Escola concede bolsas de estudo de 100% gratuitas para cerca de 260 alunos do curso técnico. A instituição busca a melhor formação, e garante o acesso de crianças ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes. A sua missão é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação.
A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como Caixa, Britânia, Diamante Energia, Whirlpool, Aurora, BRDE, Engie, Havan, Supermix, TCP, TK Elevator, Ventisol e demais Amigos que contribuem com a arte no país.
Empregabilidade
A Escola já formou 478 bailarinos e 74% atuam na área da dança pelo Brasil e Exterior. A empregabilidade relaciona-se com a realidade de todo e qualquer profissional. Atualmente os jovens formados no Bolshoi Brasil atuam em 26 países e em 5 continentes.



