Saúde mantém mais uma semana de US exclusivas para sintomas respiratórios
Desta segunda-feira (31/1) até sexta-feira (4/2), estas unidades funcionarão com horário estendido das 7h às 19h – uma hora a menos do que na semana passada, quando elas ficavam abertas até as 20h.
“Nós resolvemos manter as unidades, porque ainda há bastante procura, mas nós percebemos que no fim do dia, cai bastante o movimento, por isso adaptamos o horário delas para esta semana”, explica o diretor de atenção primária da SMS, Juliano Gevaerd.
Nessas unidades serão atendidos exclusivamente casos suspeitos e com sintomas leves de gripe e covid-19, como tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal, ou de emergência.
Essas unidades atuam como apoio às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A reorganização será mantida enquanto a demanda por atendimento respiratório de casos leves estiver alta na cidade.
Dê preferência ao teleatendimento
A SMS orienta, ainda, para que as pessoas com sintomas leves deem preferência para o atendimento pela Central 3350-9000 antes de se deslocar para um serviço de saúde. Por telefone, o usuário poderá ter seu caso avaliado por profissionais da Saúde, com os encaminhamentos necessários e agendamento de coleta de exame no período certo.
A central funciona das 8h às 20h, inclusive aos sábados e domingos. Nesse canal, quem suspeitar ter sido contaminado por covid-19 ou gripe será atendido por profissionais de saúde sem sair de casa e sem o risco de contaminar ou ser contaminado pelos vírus ao buscar atendimento presencial.
A pessoa também poderá ter a indicação e o agendamento de exame para data mais adequada, que deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia do início dos sintomas. A coleta não deve ser imediata, pois aumentam as chances de falso negativo devido à baixa carga viral.
Pela Central é possível receber orientação profissional, prescrição de medicamento para tratar os sintomas e também receber o termo de isolamento, tudo isso sem a necessidade de sair do conforto de casa.
Quando ir para UPA
Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são destinadas ao atendimento de casos de urgência e emergência em saúde, aquelas situações que não podem esperar, que acarretam em risco a vida do paciente ou agravamento do quadro de saúde.
A SMS reforça para a que a população evite se deslocar para as UPAs em casos de sintomas leves, nessas situações deve-se sempre optar pelo teleatendimento.
Outros atendimentos e vacinação
O sistema de saúde de Curitiba está reorganizado para garantir a continuidade de todos os atendimentos, além dos locais exclusivos para atendimento de pessoas com sintomas respiratórios, há 10 unidades exclusivas para a vacinação contra a covid-19 em adultos, 10 unidades exclusivas para a vacinação contra a covid-19 em crianças e 10 outras para a vacinação do calendário de rotina.
Para atendimentos de urgência, retirada de medicamentos, emergência odontológica e pré-natal das gestantes, os curitibanos devem procurar demais Unidades de Saúde em sua região.
Unidades de Saúde exclusivas para atendimento de sintomas respiratórios
De segunda a sexta, das 7h às 19h
• Distrito Sanitário Bairro Novo – Unidade de Saúde Bairro Novo (Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791, Sítio Cercado)
• Distrito Sanitário Boa Vista – Unidade de Saúde Santa Cândida (Avenida Paraná, 5050, Santa Cândida)
• Distrito Sanitário Boqueirão – Unidade de Saúde Vila Hauer (Rua Waldemar Kost, 650, Hauer)
• Distrito Sanitário Cajuru – Unidade de Saúde Trindade II (Rua Sebastião Marcos Luiz, 119, Cajuru)
• Distrito Sanitário CIC – Unidade de Saúde Caiuá (Rua Arnaud Ferreira Vellozo, 200, Cidade Industrial de Curitiba)
• Distrito Sanitário Matriz – Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio, 807, Praça Ouvidor Pardinho)
• Distrito Sanitário Pinheirinho – Unidade de Saúde Aurora (Rua Theofhilo Mansur, 500, Novo Mundo) e Unidade de Saúde Sagrado Coração (Rua Antonio Claudino, 375 ,Pinheirinho)
• Distrito Sanitário Portão – Unidade de Saúde Guaíra (Rua São Paulo, 1495, Vila Guaíra)
• Distrito Sanitário Santa Felicidade – Unidade de Saúde São Braz (Rua Antonio Escorsin, 1960, São Braz) e Unidade de Saúde Pilarzinho (Rua Amauri Lange Silvério, 1251, Pilarzinho)
• Distrito Sanitário Tatuquara – Unidade de Saúde Monteiro Lobato (Rua Olivio José Rosetti, 538, Tatuquara).