fbpx
Cultura

Mais de 3,5 mil oftalmologistas estão em Curitiba para o 66º Congresso da especialidade

Até sábado (10) a capital paranaense será sede do 66º Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO2022), com debates e inovações tecnológicas voltadas à saúde ocular. O evento é promovido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e conta com ações sociais de assistência à saúde ocular e de conscientização acerca de problemas que podem comprometer a visão dos brasileiros. Umas das ações é o projeto “Pequenos Olhares CBO”, que irá oferecer atendimento voluntário a mais de mil crianças e adolescentes matriculadas na rede pública de ensino do Paraná.

Na cerimônia de abertura ocorrida na manhã desta quarta-feira (8), Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do CBO, expressou satisfação com o primeiro dia de atividades, “as expectativas foram totalmente superadas, as salas lotadas mostram a empolgação dos oftalmologistas na atualização profissional e na busca pelo avanço da especialidade no País”, comenta.

Ao longo do primeiro dia de evento, foram debatidos os problemas mais recorrentes na saúde ocular, como catarata, glaucoma e uveítes, temas que ganharam destaque em sessões dedicadas exclusivamente ao debate destas subespecialidades da oftalmologia. O Congresso, que acontece no Expotrade Convention Center, conta com exposições de palestrantes nacionais e internacionais, bem como apresentações de estudos de casos que marcam a rotina de consultórios e clínicas oftalmológicas.

A primeira edição completamente presencial realizada depois do início da pandemia reuniu mais de 3,5 mil congressistas, o que mantém o status do evento como o maior da especialidade nas Américas. E como diz o oftalmologista de Mafra (SC), Cláudio Veiga Lopes, “fazia muita falta um encontro presencial, pois parte da riqueza da experiência é justamente a troca e os contatos que são possíveis”.

Unindo tecnologia e inovação, os congressistas estão acessando, ainda, o que há de mais moderno na mostra comercial do evento, onde empresas disputam a atenção daqueles que estão interessados em uma atuação alinhada às tendências do mercado. O lançamento de produtos e equipamentos tem sido apontado pelos congressistas como uma oportunidade importante, tanto para conhecimento, como para comparação entre as várias marcas em exposição.

AÇÕES SOCIAIS – O compromisso social também está incorporado à agenda do CBO2022. O presidente da entidade destaca o papel que a especialidade tem exercido ao longo dos anos em favor da qualificação da assistência. “A oftalmologia brasileira avança na medida em que alcança e contribui para a saúde ocular de toda a população do País, sobretudo da camada mais vulnerável e carente de cuidados”, comenta Cristiano Caixeta Umbelino.

A ação “Casa dos Sentidos” é um exemplo desse tipo de iniciativa. A instalação no shopping Jockey Plaza está simulando uma casa, com cozinha, quarto e sala, completamente escura em seu interior. Os visitantes são convidados a realizar pequenas tarefas, que fazem parte do dia a dia de qualquer pessoa, inclusive das que possuem deficiência visual. Espera-se que os visitantes possam vivenciar brevemente as dificuldades impostas pela supressão da visão, promovendo a sensibilização para as ações de inclusão necessárias.

Já o “Pequenos Olhares CBO”, projeto realizado em conjunto com a ONG Renovatio, oferecerá atendimento voluntário a mais de mil crianças e adolescentes matriculadas na rede pública de ensino do Paraná. O público atendido na ação foi previamente cadastrados com o suporte de instituições parceiras. A iniciativa conta com o apoio do Ministério Público do Paraná, Conselho Tutelar, Vara da infância e da Juventude e da Fundação de Ação Social.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo