fbpx
Esporte

Paciente que fez 44 cirurgias realizar sonho: conhecer o estádio do Athletico

Natural de Astorga, cidade do Norte do Paraná, e diagnosticado com megacólon congênito aos 6 anos, Geovani dos Santos de Andrade, hoje com 18 anos, já passou por 44 cirurgias no Hospital Pequeno Príncipe.

Em um de seus internamentos na instituição, ainda criança, ele foi presenteado com um calção com o símbolo do Clube Athletico Paranaense e, desde então, sua paixão pelo esporte e pelo time ganhou força.

O Pequeno Príncipe fica a uma distância de pouco mais de 500 metros do estádio do Furacão, e em dias de jogos Geovani ficava admirado em ver e ouvir, pela janela do Hospital, a torcida apoiando o time durante as partidas. “Desde pequeno torci para o Athletico e também sempre tive o sonho de conhecer o estádio. É um time muito bom, com ótimos jogadores, e espero que Deus continue abençoando ainda mais todos do clube”, destacou o jovem.

No início de setembro, o paciente do maior hospital exclusivamente pediátrico do país realizou seu grande sonho de conhecer o estádio do seu time de coração. A cada espaço que visitava, a emoção tomava conta. “Agradeço demais a oportunidade de poder estar aqui, realizei o meu sonho de conhecer o Athletico. Não imaginava que o estádio fosse assim, estou muito feliz”, disse Geovani.

Agradecimento especial

Durante a visita ao Estádio Joaquim Américo, o paciente aproveitou ainda para agradecer todo o cuidado que o Pequeno Príncipe sempre dedicou a ele. “Nem sei como agradecer. Eu tenho um supercarinho pelo Hospital e por cada um que já cuidou de mim. Se estou vivo hoje é por conta dos médicos, enfermeiros e todas as pessoas que trabalham no Pequeno Príncipe”, enfatizou.

O cirurgião pediátrico Sylvio Gilberto Andrade Ávilla, do Hospital Pequeno Príncipe, foi responsável pela realização de várias cirurgias em Geovani e conta que é gratificante poder acompanhar o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

“Entre as alegrias que temos na medicina, uma delas é poder ver os resultados e a evolução dos pacientes, isso é uma grande recompensa. Salvar pessoas é gratificante e é por isso que o cirurgião pediátrico é apaixonado pelo que faz”, completou.

Cirurgia Pediátrica

Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe é referência e é considerado o maior centro brasileiro em volume desse tipo de procedimento. A especialidade é responsável por quase 50% dos procedimentos cirúrgicos realizados na instituição, que incluem cirurgias degrande, médio e pequeno porte. O serviço também recebe um grande número de pacientes neonatos, com malformações congênitas, e é referência em cirurgias neonatais e oncológicas pediátricas.

Megacólon congênito
O megacólon congênito – diagnóstico de Geovani – é caracterizado pelo não funcionamento do intestino grosso ocasionado pela falta do plexo mioentérico, que tem como uma de suas principais funções realizar contrações no trato gastrintestinal. “A falta do movimento do intestino causa obstrução que leva a uma série de sintomas, entre eles a não evacuação. Por conta disso, muitos pacientes acabam precisando de vários procedimentos, como é o caso do Geovani”, explicou o cirurgião pediátrico.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo