Escolas brasileiras já podem se inscrever na edição 2023 do Prêmio Melhores Escolas do Mundo
Estão abertas as inscrições para a edição de 2023 do Prêmio Melhores Escolas do Mundo, criado pela organização global T4 Education, com apoio da Fundação Lemann, Accenture e American Express. Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann, é um dos integrantes do júri. As escolas vencedoras de cada uma das cinco categorias recebem o valor de U$ 50 mil. As inscrições podem ser feitas no site do evento até 15 de março de 2023.
As cinco categorias – Colaboração Comunitária, Ação Ambiental, Inovação, Superação de Adversidade e Apoio a Vidas Saudáveis – celebram escolas em todo o mundo pelo papel central que desempenham no desenvolvimento da próxima geração de alunos e pela enorme contribuição delas para o progresso da sociedade, especialmente na superação da crise desencadeada na educação pela pandemia da COVID-19. O Prêmio Melhores Escolas do Mundo foi criado como uma solução de base para ajudar a construir a mudança sistêmica necessária. As escolas premiadas terão acesso a uma plataforma global, em que podem compartilhar suas melhores práticas e inspirar outras escolas a replicar suas ideias inovadoras.
A premiação está aberta a todas as escolas de educação básica e que estão legalmente registradas no respectivo Ministério da Educação ou autoridade reguladora governamental de cada país, incluindo escolas de ensino infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio.
Em junho de 2023, será anunciada a lista das 10 selecionadas para cada categoria. Em setembro, serão divulgadas as três finalistas de cada uma delas. As escolas vencedoras serão escolhidas com base em critérios rigorosos por um júri composto por líderes de todo o mundo, incluindo acadêmicos, educadores, representantes de organizações da sociedade civil, empreendedores sociais, governo e setor privado. Elas deverão ser anunciadas em outubro de 2023 e o prêmio de US$250 mil será dividido igualmente, sendo US$50 mil para cada uma.
As escolas pré-selecionadas nos cinco prêmios irão partilhar as suas práticas por meio de seminários virtuais e mostrarão o seu diferencial a partir de ferramentas com instruções passo a passo sobre como outras podem replicar as suas abordagens inovadoras. Elas estarão disponíveis no novo aplicativo Comunidades T4.
“A premiação de 2022 colocou as escolas do Brasil no mapa. Nossos professores têm trabalhado incansavelmente para enfrentar enormes desafios com soluções altamente inovadoras. Devemos celebrar suas conquistas e compartilhar seus conhecimentos para que as escolas de todo o Brasil e do mundo possam aprender com elas. Estou animado com a abertura das inscrições para a edição de 2023”, afirma Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.
Para Vikas Pota, fundador da T4 Education, cada criança deixada para trás com a pandemia da Covid-19 é uma criança a mais. “Os governos devem tomar medidas urgentes para enfrentar a crise global da educação e garantir que uma educação de qualidade seja um direito e não um luxo. O melhor lugar para começar é trabalhando com as escolas para entender o que funciona. Fundamos o prêmio para criar debates que conduzam a uma mudança duradoura. Conversas entre educadores aprendendo com as soluções vitais uns dos outros, e conversas nos corredores e salas de poder onde os líderes devem se sentar e ouvir aqueles que estão na linha de frente”, declara.
PRÊMIO 2022
As escolas brasileiras que se destacaram nos prêmios em 2022 foram: EMEB Profª Adolfina J. M. Diefenthäler, de Novo Hamburgo (RS), finalista do Top 3 na categoria Colaboração Comunitária; Escola Evandro Ferreira dos Santos, em Cabrobó (PE), finalista do Top 3 na categoria Superação da Adversidade; e Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães, em Recife (PE), nomeada nos Top 10 finalistas na categoria Inovação.
SOBRE A T4 EDUCATION:
Acreditamos que cada criança em todo o lado merece uma boa educação. Estamos a construir a maior comunidade de professores e escolas do mundo para alcançar este objectivo. Juntos. Nossa plataforma de mídia digital oferece oportunidades para os educadores trabalharem em rede, colaborarem, compartilharem boas práticas e apoiarem os esforços uns dos outros para melhorar a aprendizagem. Trabalhamos para ampliar as vozes dos professores porque o mundo que queremos ver só será construído ouvindo aqueles que estão no coração da educação.