Projeto Ondas do Saber receberá investimento do Governo Estadual
Matinhos vai receber um investimento de R$ 2,1 milhões do Governo do Estado para a construção de um centro esportivo para a prática de surf. O anúncio da homologação da licitação do projeto foi feito nesta quinta-feira (15) em Curitiba, pelo governador Ratinho Junior. O projeto Ondas do Saber é considerado o maior empreendimento focado no desenvolvimento do surfe do Brasil.
Tem o objetivo de estimular a prática da modalidade esportiva para diferentes faixas etárias, além de aproveitar o potencial de crianças, adolescentes e jovens que vivem na região. O novo espaço será construído a partir do ano que vem e poderá sediar eventos em âmbito estadual, nacional e internacional.
“Estamos felizes em trazer novamente o protagonismo do surfe para Matinhos, que é um pico maravilhoso e um espaço de formação de talentos no nosso Litoral”, disse o governador Ratinho Júnior. “O surfe é um esporte olímpico no qual Brasil é uma referência, e agora, com esse projeto fantástico da Ondas do Saber, vamos aproveitar ainda mais este potencial no Paraná”, complementou.
O retorno esportivo que o Ondas do Saber pode propiciar ao Paraná foi destacado pelo superintendente estadual do Esporte, Helio Wirsbiski. “Assinamos um protocolo para a realização do Campeonato Brasileiro de Surfe em Matinhos em junho de 2023, o que junto com este novo centro, que será o maior do Brasil, transformará a vida desses meninos até serem atletas olímpicos”, disse.
O presidente da Federação Paranaense de Surf, Renato Trogue, afirmou que o novo complexo também vai cumprir um importante papel de inclusão social. “Começamos há 10 anos com o projeto Ônibus do Saber, no contraturno escolar, com 200 alunos. Antes da pandemia, estávamos com 700 alunos, atendendo mais de sete escolas, mas não tínhamos uma sede própria para isso e precisávamos de um lugar maior e mais equipado”, comentou.
“Uma arquiteta voluntária fez o projeto sem custos e o Governo do Estado aprovou. Isso beneficia os nossos projetos, porque as crianças vão ter espaços adequados para se alimentar, vestiários para se trocar e tomar banho quente. Foi uma coisa pensada para as nossas necessidades para podermos dar aula para cada vez mais crianças, adolescentes e jovens”, completou Renato Trogue.
Em agosto deste ano, o Pico de Matinhos voltou a ser palco de uma etapa do Circuito Profissional da Confederação Brasileira de Surfe (CBSurf Pro), com grandes estrelas nacionais do esporte. Em 2023, Matinhos irá receber uma etapa do projeto Dream Tour – Circuito Brasileiro de Surfe 2023, entre os dias 7 e 31 de julho.
Com informações da Agência Estadual de Notícias
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Matinhos
Imagem – AEN