Pinhaense Alice Matos é a piloto mais jovem da motovelocidade no Brasil
“Tenho 11 anos e comecei a pilotar aos oito. Eu sempre gostei de andar com o meu pai, e andava com ele nos passeios, na garupa. A gente já gostava de ver as corridas do mundial e acabou conhecendo o SuperBike, o campeonato que eu corro hoje”, conta Alice Matos, piloto de motovelocidade feminina mais jovem competindo nacionalmente.
Com o apoio da Prefeitura de Pinhais, a moradora está levando o nome da cidade Brasil afora.
A pequena e rápida Alice esteve com seu pai, Fabrício Matos, em visita à prefeita Rosa Maria e ao secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, nesta semana.
Na oportunidade, o pai comentou sobre a evolução da filha no esporte, em que saiu da categoria de 160 cilindradas para a de 300, recentemente.
“Uma nova categoria, onde ela vai ser a piloto feminina mais jovem do grid, pilotando contra homens e mulheres de uma faixa de 25 a 30 anos, e a gente tem muito orgulho. Pelo terceiro ano, a prefeitura está apoiando-a, acreditando no seu potencial e ajudando no desenvolvimento dela, que tem o título de mérito esportivo de Pinhais. A gente fica muito feliz com essa parceria e de carregar a bandeira de Pinhais por onde ela anda e compete”, finaliza.
Modalidade ainda pouco acessível, a motovelocidade tem representante pinhaense com a Alice, desde o seu início no esporte.
“A gente vem apoiando todos os atletas de Pinhais que tem algum destaque em competições, e a Alice é uma delas, desde seus oito anos, quando eles procuraram a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel). Ela compete no SuperBike, que é o maior campeonato nacional de motovelocidade, então a gente vem prestando esse apoio em algumas competições, algumas inscrições, porque são várias etapas no calendário nacional. É um esporte que tem um custo elevado, equipamentos, moto, inscrições, tudo o que precisa e gira em torno, e a Prefeitura de Pinhais vem dando esse apoio com o que pode”, destaca o secretário Bruno Sitima.
Levando o nome de Pinhais, a piloto Alice Matos tem o próximo compromisso na Argentina, em março, quando irá participar como convidada de uma etapa mundial do SuperBike.
“Pra gente é muito importante o apoio das pessoas daqui de Pinhais, conhecerem a motovelocidade e conhecerem a rotina dela, que realmente, apesar de ser uma rotina pesada de atleta,ainda é uma criança, e não deixa de ser criança e aproveita a vida dessa forma”, declara o pai Fabrício.
Para Alice, mesmo com a pouca idade, o esporte já inspira grandes sonhos.
“Exige bastante treino, é uma luta, mas quando chega lá, é super divertido, eu gosto bastante. Eu acho que não só a moto mas qualquer esporte, é sempre bom na vida da pessoa, eu digo porque desde os meus quatro anos eu sempre fui criada no esporte, já fiz judô, corrida de rua e a moto, então eu acho que é muito importante não só para crianças como pessoas de todas as idades fazerem esporte. Pra mim, é super incrível ser criança, mulher, correndo numa moto, ainda mais que motovelocidade é um esporte masculinizado, mas a minha maior meta é trazer mais mulheres para o esporte e mostrar que elas podem fazer o que elas quiserem”, dedica.
Para acompanhar as atividades da piloto, siga o perfil @pilotoalicematos11 no Instagram.