fbpx
Geral

Obras para diminuir cheias em Matinhos começam após o Carnaval

A nova etapa foi anunciada pelo Consórcio Sambaqui, responsável pelas obras de recuperação da Orla de Matinhos, em trabalho conjunto com o IAT, Instituto Água Terra.

A nova etapa inicia os trabalhos de microdrenagem num trecho de 23 quilômetros no município.


Segundo o IAT, em conjunto com as ações de macrodrenagem, a medida vai minimizar os impactos causados pelas cheias na cidade, um problema antigo que sempre causou muitos transtornos à Matinhos.

São 23 quilômetros de microdrenagem e pouco mais de um quilômetro de macrodrenagem.

 “Essas fases se completam com a macrodrenagem, escoando a água que recebe do sistema da micro. Essa integração permite ganhar cota, caimento para a água com as canaletas em U. Tudo isso faz com que o escoamento para o mar seja mais rápido, evitando problemas como cheias na cidade”, afirmou o diretor de Saneamento Ambiental do IAT, José Luiz Scroccaro.

De acordo com ele, a ação vai garantir períodos mais constantes sem alagamentos.

 “Claro que se houver uma chuva de grande intensidade em um curto período de tempo, aliada à maré alta, teremos cheias. Mas com um escoamento muito mais rápido e eficiente do que o sistema atual”, explicou.

O diretor destacou ainda que o tempo estimado para a conclusão dos serviços é de 14 meses, com investimentos de 32 milhões de reais.

CHUVAS E OS PROBLEMAS DE SEMPRE

A tempestade que atingiu o Litoral do Paraná na semana passada alagou várias ruas em Caiobá, Matinhos, Guaratuba e Paranaguá. 
 
Carros ficaram debaixo da água em Caiobá e Matinhos. Segundo o Simepar, até às 20h40, Matinhos e Guaratuba tinham registrado chuva acima de 100 milímetros e Paranaguá, 54 milímetros. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo