fbpx
Segurança

Ações da Operação Escola Mais Segura são intensificadas

Como parte das ações da Operação Escola Mais Segura, a Prefeitura de Pinhais, por meio das diferentes secretarias municipais, intensificou a instalação de câmeras e vídeo-porteiro nas unidades de ensino, bem como o patrulhamento da Guarda Municipal de Pinhais (GMP).
Segundo o secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, a GPM tem priorizado o atendimento das solicitações vindas das unidades de ensino.
“Temos levado em média de 4 a 5 minutos para chegar aos locais quando acionados”, destaca.
 Ações da Operação Escola Mais Segura são intensificadas
divulgação

A previsão é de que até a próxima semana todas as unidades estarão com as câmeras instaladas, as quais são monitoradas via Central da GMP.

 Além disso, nos próximos dias iniciam as instalações de botão de pânico físico, sendo que já está disponível o botão via aplicativo 153 Cidadão.
Ainda ao longo desta semana, as diretoras das escolas municipais e Cmeis tiveram a oportunidade de conhecer a Central de Monitoramento para entender o funcionamento e a efetividade do trabalho realizado.
“Nossa prioridade sempre foi e permanece sendo a segurança, qualidade de vida e bem-estar da nossa população. Em Pinhais temos o lema de que a gente faz e a gente cuida, porque para além de infraestrutura, pensamos nas pessoas, antes de tudo. Neste momento, nossa atenção está voltada ainda mais para a segurança no ambiente escolar. Queremos que as famílias saibam que estamos sempre à disposição para ouvi-las”, declara a prefeita Rosa Maria.
Histórico 
A Prefeitura de Pinhais realizou a reunião que formalizou a criação do Comitê Intersecretarial de Gestão de Segurança (decreto 339/2023), conduzida pela prefeita Rosa Maria.
Na ocasião, estiveram reunidos representantes das diferentes secretarias municipais, além da delegada da Delegacia Cidadã de Pinhais, Géssica Feitosa Moraes de Andrade e do comandante da 5ª Cia. da Polícia Militar, Capitão Joseph.
O momento foi marcado também pelo lançamento da Operação Escola Mais Segura, como parte do Programa Pinhais Mais Segura.
As medidas propostas na Operação têm objetivo de viabilizar ações em uma junção de esforços entre as secretarias municipais envolvidas para reforçar a segurança no ambiente escolar:
– Instalação de câmeras nas escolas e Cmeis;
– Instalação de vídeo porteiro;
– Portão com duas etapas de acesso, restringindo entrada apenas até a secretaria nas unidades de ensino;
– Reforço na patrulha e rondas da Guarda Municipal;
– Acesso limitado às unidades;
– Apresentação de documento de identidade nos Cmeis;
– Sistema de som;
– Botão do Pânico (físico);
– Instalação de grades para ter acesso somente até a secretaria das unidades, impedindo acesso secundário;
– Capacitação dos profissionais da educação sobre ações de segurança, conduzida pelas Secretarias Municipais de Segurança e Trânsito e de Educação;
– Estudo da viabilidade para elevar os muros para instalação de cercas elétricas;
– Programa de Práticas Restaurativas – para trabalhar a Cultura da Paz nas unidades de ensino, com alunos e profissionais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo