Fase das reuniões do “Fala Curitiba” começa no colégio Pilar Maturana

PUBLICIDADE

fala curitiba interno
foto José Ogura AEN
Começa nesta noite, no Colégio Pilar Maturana, no Bairro Alto, a fase das reuniões presenciais do Fala Curitiba, consulta pública promovida anualmente pela Prefeitura com o objetivo de ouvir sugestões da população para melhorar a cidade.
Estão agendados 29 encontros até 7 de junho, sempre a partir das 19h, para facilitar a participação dos moradores.
Mais de 14 mil pessoas já responderam às fases iniciais da consulta pública Fala Curitiba 2023, programa para a população de toda a cidade eleger as ações prioritárias a serem executadas pela Prefeitura no próximo ano.
É o melhor resultado alcançado para este momento da ação, que foi implantada pelo prefeito Rafael Greca em 2017.
A segunda reunião desta noite será na Capela São Sebastião, Regional Bairro Novo.

Serão 16 noites de trabalhos.

Estão programados quatro encontros nas regionais Boa Vista e Cajuru; três nas regionais Boqueirão, Bairro Novo, CIC, Matriz e Portão; e dois nas regionais Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara.

Esses encontros são uma oportunidade para os moradores conversarem com os técnicos da Prefeitura das áreas relacionadas à intervenção desejada e negociarem com os demais participantes, que também querem ver suas propostas escolhidas.

A revitalização do asfalto nas ruas dos bairros resulta de ações populares no Fala Curitiba.

Hora de defender as demandas

“É muito importante que as pessoas que já registraram suas demandas na primeira etapa, preenchendo o formulário pelo site ou com a ajuda dos aplicadores do Fala Móvel, compareçam. Esse será o momento de detalhar o teor dos seus pedidos com os técnicos da Prefeitura de cada área e defendê-los junto aos demais participantes”, frisa o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske. O órgão é responsável por desenvolver, promover e acompanhar a implementação do Fala Curitiba.

Unidade móvel do Fala Curitiba, o Fala Móvel é um carro plotado e tripulado por servidores da Prefeitura que percorre os bairros para facilitar a vida de quem não tem tempo, não sabe usar a internet ou prefere o formulário impresso.

Em quase 40 dias de circulação, o veículo já percorreu mais de 200 pontos da cidade.

O Fala Curitiba na prática

Desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, em 2017, o Fala Curitiba soma 403 demandas formuladas pela população e transformadas em ações pela administração municipal. Destas, 85% já foram concluídas e 15% estão em andamento.

Frutos da participação popular na gestão da cidade estão pelos bairros das dez Administrações Regionais da Prefeitura. A volta dos personagens da Família Folhas, por exemplo, é uma resposta a pedidos da comunidade da Regional CIC por ações de educação ambiental sobre a correta destinação das diferentes categorias de lixo.

Na Regional Boqueirão, a instalação de semáforos na esquina das Ruas Cleto da Silva e Carmelitas e a recente pavimentação da Rua Cascavel também decorrem do Fala Curitiba, assim como outras obras e serviços espalhados pela cidade.

Primeira fase

Neste ano, das 17 áreas que podem ser votadas na primeira fase da consulta, as duas que mais haviam recebido sugestões até quarta-feira (10/5) eram Obras, com 4.785 indicações, e Segurança, com 4.510.

Cada pessoa pode escolher cinco áreas que considerar prioritárias entre o total ofertado.

Luis_Batista_Fotografia__Banner JBA

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima