fbpx
Geral

Agro Amazônia recebe visita do Embaixador do Japão no Brasil

Cuiabá, junho de 2023 – Na última quarta-feira (31), o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, desembarcou no estado de Mato Grosso após uma série de viagens a diversas partes do País.

Desta vez, a presença na capital mato-grossense teve como foco abordar pautas sobre negócios, possíveis investimentos do governo japonês em companhias brasileiras, e a exportação de insumos agropecuários.

Durante a estadia, Teiji Hayashi e sua comitiva realizaram uma visita à Agro Amazônia – empresa subsidiária da Sumitomo Corporation e líder na distribuição de insumos agropecuários no Brasil – o que motivou a ida do embaixador à matriz em Cuiabá.

“Essa é a minha primeira visita em Mato Grosso com o meu trabalho, e já em São Paulo e Brasília, encontrei com as autoridades da Sumitomo Corporation e ouvi muitas explicações da importância da Agro Amazônia. Então, quando essa ocasião surgiu, eu definitivamente quis visitar a Agro Amazônia para saber mais sobre os seus negócios e tecnologias, entre outras coisas’’ afirma Hayashi em entrevista exclusiva.

“Muitas empresas japonesas têm interesse em investir na parte agropecuária de Mato Grosso, pois a agricultura brasileira tem um grande potencial em produção. Fiquei muito impressionado com a tecnologia da Agro Amazônia, pois as instituições japonesas também investem em tecnologia para melhorar o setor agrícola.”, completa o embaixador.

Com uma vasta extensão de terras férteis e condições climáticas favoráveis, Mato Grosso se tornou um importante polo para a produção de commodities agrícolas, como a soja e o milho. *Após 15 anos, o Brasil volta a fazer parte da Cúpula do G7- grupo que reúne as sete maiores economias mundiais, formadas pelos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá -, o que abrirá espaço para discussões à respeito de segurança alimentar e exportação de alimentos durante as reuniões, evidenciando o protagonismo mato-grossense no assunto.

“Conversamos – o embaixador, e Mauro Mendes, governador de Mato Grosso – sobre vários temas nesta reunião, sobretudo, um pouco de nossas relações econômicas com o estado de Mato Grosso, agricultura e indústria principalmente. Falamos das nossas cooperações para aumentar o comércio agropecuário do estado, e até de nossos projetos de tecnologia japonesa para atender e desenvolver a agricultura da região’’ aponta.

No encontro com Mauro Mendes, Hayashi ainda falou sobre o projeto de agricultura de precisão, utilizando inteligência artificial ligada à tecnologia japonesa em prol do aumento da produtividade da agricultura brasileira, bem como a importância da luta contra o desmatamento ilegal. ‘’Temos outro projeto utilizando satélites e radares de alta qualificação e também IA. Estamos trabalhando com o IBAMA e o governo brasileiro para prevenir o avanço do desmatamento com essa tecnologia. Queremos trabalhar da maneira mais positiva com os parceiros brasileiros sobre esse desafio global’’.

O embaixador também compartilhou o seu ponto de vista sobre a participação da Sumitomo Corporation e da Agro Amazônia nesse desafio.“A Agro Amazônia possui comprometimento contra o desmatamento na Amazônia, além disso, eles querem buscar outras soluções como agricultura sustentável que tenha uma melhor produtividade como forma de colaborar com essa problemática. O governo japonês, e a Sumitomo, também têm muita preocupação sobre esse problema que é o desmatamento” declara ele.

”É um imenso prazer receber na Agro Amazônia uma personalidade tão importante como o Teiji Hayashi. Sua presença neste momento representa o reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo em prol da agricultura sustentável no Mato Grosso e o nosso esforço em alimentar um mundo em constante crescimento. Estou muito feliz por compartilhar nossos projetos e poder abrir as portas para uma parceria entre nações que tem tanto a agregar aos nossos clientes e ao Brasil” afirma Roberto Motta, Presidente/CEO da Agro Amazônia.

Por fim, o diplomata declarou que a Agro Amazônia é uma empresa que está no radar do governo japonês para receber apoio financeiro. O interesse em ampliar o relacionamento com a ‘gigante’ do agro estaria relacionado à busca do Japão por segurança alimentar e aumento da exportação de grãos do Mato Grosso e outros estados do País.

*Dado retirado da entrevista do embaixador Teiji Hayashi para a Agência Brasil em 19/05/2023.

Sobre a Agro Amazônia – Fundada há 40 anos, na cidade de Cuiabá (MT), a Agro Amazônia oferece aos clientes soluções que obtenham melhor produtividade e sustentabilidade para seu negócio.

Conforme o anuário da Globo Rural 2022, a Agro Amazônia foi nomeada a melhor empresa do Agronegócio brasileiro na categoria atacado e varejo. Atualmente está entre os principais players do agronegócio brasileiro em levantamento da Forbes Agro100 2022, ocupando a 48ª posição, contando com uma equipe qualificada para atender as necessidades dos produtores rurais em sua matriz e 63 filiais em nove estados, com presença em todo Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Acre e Minas Gerais.

Com forte presença no mercado, a Agro Amazônia é a empresa do segmento agro a ganhar o prêmio “150 melhores empresas do Brasil segundo a GPTW – Great Place to Work 2022”. Sendo o mais recente, no ranking das melhores empresas do Centro-Oeste, em que ficou em 4º lugar, tornando-se a número 1 do segmento agro.

Tem como missão trabalhar para o desenvolvimento sustentável do

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo