A festa de Santo Antônio na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa, terá venda de pedaços do bolo com imagens de chumbo do santo, oferta dos lírios e pãezinhos bentos.
O lírio representa a castidade e a pureza de Santo Antônio e também a época de sua morte, verão no Hemisfério Norte.
Lírio rosa ou vermelho: significa amor, doçura, sensualidade e desejo.
Lírio laranja: demonstra sentimentos de atração, admiração e amor renovado.
Lírio azul: simboliza segurança, bons sentimentos, estabilidade e confiança.
Com relação ao pãozinho, a tradição diz que representa a fartura para quem o guarda junto com a farinha ou o arroz.
A venda de pedaços do bolo faz parte da Trezena e Festa de Santo Antônio, que vai até 13 de junho, presencial e com transmissões pela página do Facebook.
Voluntárias e voluntários preparam o tradicional bolo que traz imagens do santo. São 28 mil pedaços com a imagem de chumbo.
Segundo o costume, quem encontra o “santinho”, que é uma imagem de Santo Antônio em miniatura, terá alguma graça alcançada.
O bolo é vendido nas barracas que também terão pastel, cachorro-quente, refrigerantes, lírios de Santo Antônio e distribuição dos pãezinhos, das 06h às 20h.
Santo Antônio nasceu em Lisboa numa família nobre, por volta de 1195, e foi batizado com o nome de Fernando.
Em 1220 decidiu seguir os passos de Francisco de Assis, entrou para a Ordem dos Frades Menores (Franciscanos) e tomou o nome de Antônio.

Foi o primeiro a lecionar teologia para os frades, com espírito de oração e devoção. Na tradição popular também é conhecido como padroeiro dos casamentos, o santo casamenteiro. O dia do santo é 13 de junho.



