fbpx
Religião

Maior festa da Corpus Christi na tradição católica de Curitiba

A Arquidiocese de Curitiba chamou e os curitibanos responderam: mais de 120 mil pessoas participaram da cerimônia católica que celebrou o sacramento da Eucaristia, o Corpo de Cristo.

  • O arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, expressou seu agradecimento à multidão que dedicou o dia para participar das celebrações de Corpus Christi.
  • Ele caminhou na parte da manhã no meio das pessoas que decoraram tapetes.
  • O evento tem como objetivo fortalecer o sentimento de pertencimento à Igreja Católica.

“A população respondeu ao chamado para este Corpus Christi. Já se tornou um aspecto da cidade de Curitiba essa celebração com a presença desta multidão que quer seguir Jesus. O povo católico de Curitiba, com o apoio franco, generoso das autoridades possibilitou o maior evento de Corpus Christi que já tivemos até hoje na cidade”, destacou o arcebispo de Curitiba, dom José Peruzzo.

A procissão de Corpus Christi é realizada na região central da cidade há 302 anos, deste 1721, ininterruptamente, lembrou o prefeito Rafael Greca.

Este ano, o percurso teve dois quilômetros de extensão, com 116 tapetes, desde a Catedral de Curitiba, na Praça Tiradentes, até a Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico.

corpus-christi-arcebispo-carrega
foto daniel castellano-smcs

Promoção da paz

Pela manhã, Dom Peruzzo acompanhou a confecção dos tapetes feitos por pessoas ligadas às paróquias, congregações e movimentos da Arquidiocese de Curitiba. Ele ressaltou a presença diversificada dos participantes, incluindo católicos e não-católicos que vieram apreciar as efêmeras obras sacras criadas sobre o asfalto.

“Em tempos em que facilmente se constatam confronto e tensões, este evento pode inspirar para que onde formos e onde nos encontrarmos, que levemos a paz”, destacou o líder da arquidiocese curitibana.

Tapete da fé: da Catedral ao Centro Cívico

Com a confecção dos tapetes para a procissão concluídos por volta do meio-dia, o público contemplou o conjunto ao som de bandas e cantores de música católica, até às 15 horas.

Depois, a população se concentrou diante do grande palco instalado em frente à Catedral, onde o arcebispo rezou a Santa Missa.

“Curitiba é uma cidade religiosa, que acolhe todos os povos.  A fé católica é uma fé expressiva, por isso, parabéns Curitiba e a Prefeitura, que, de todas as formas, está apoiando o Corpus Christi 2023”, destacou o padre Reginaldo Manzotti, que animou a Santa Missa

A procissão seguiu em direção à Praça Nossa Senhora de Salete, após a missa.

Em oração, os participantes seguiram contemplando os desenhos artísticos. Também no percurso, foram instalados pequenos palcos, onde foram encenados temas como a Eucaristia e Vocação.

As celebrações do dia de Corpus Christi seguiram até o anoitecer, com o show de Manzotti, na Praça Nossa Senhora de Salete.

Preparativos

Para que a celebração cristã fosse realizada, muito antes do início da Santa Missa, católicos de toda a cidade foram para a Rua Barão do Cerro Azul e a Avenida Cândido de Abreu para preparar o trajeto da procissão.

Pela manhã, o bispo auxiliar de Curitiba, dom Reginei Modolo, “dom Zico”, percorreu hospitais e instituições sociais levando o ostensório com a hóstia sagrada.

Nos dias anteriores, em preparação à data sacra, a Arquidiocese levou a Eucaristia a centros terapêuticos e penitenciárias.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo