fbpx
Empreendedorismo

Melhoramentos recebe certificado ‘Women on Board’ por diversidade de gênero no conselho de administração

A empresa, que acaba de aderir ao ‘Movimento Elas Lideram’ do Pacto Global, tem hoje duas executivas em seu Conselho de Administração, 30% de mulheres entre seus colaboradores, 38% em cargos de liderança e 60% na diretoria

A Melhoramentos – companhia de capital aberto que controla empresas do setor editorial, negócios de base florestal renovável e imobiliário – acaba de receber o certificado Women on Board (WOB), uma iniciativa independente que reconhece e certifica empresas de capital aberto e fechado, que tenham pelo menos duas mulheres em seus conselhos de administração. A iniciativa conta com o apoio da ONU Mulheres e já certificou mais de 110 empresas no Brasil. O reconhecimento, realizado em 21 de junho na sede da Melhoramentos, em São Paulo, contou com a participação de membros do Conselho de Administração da empresa e das cofundadoras do WOB, Barbara Rosenberg, Carol Elizabeth Conway e Christiane Aché.

Na Melhoramentos, as mulheres representam 30% do quadro total de colaboradores, sendo 38% dos cargos em posições de liderança. Além disso, as mulheres são maioria na diretoria da empresa, com 60% de participação. O Conselho de Administração da companhia conta com a participação de duas executivas, Paula Weiszflog e Andiara Petterle.

Andiara Petterle é vice-presidente do Conselho de Administração da Melhoramentos, investidora e empreendedora digital, além de membro e líder de conselhos de administração de outras empresas no Brasil e na América Latina. Vem atuando na liderança de companhias digitais, de mídia, tecnologia e venture capital nos últimos 25 anos. Foi também fundadora e CEO do Grupo Bolsa de Mulher – maior grupo de mídia digital feminino do Brasil. “A inclusão de mulheres em conselhos de administração é vital. Elas aportam perspectivas distintas que enriquecem a tomada de decisões, impulsionam a inovação e contribuem para melhores resultados financeiros. A diversidade de gênero na liderança não é só uma questão de equidade, mas também uma estratégia de negócios eficaz e essencial”, afirma Petterle.

Paula Weiszflog, membro da 4ª geração da família fundadora da empresa, tem mais de 20 anos de experiência nas áreas de investimento social privado, responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Sua atuação está voltada para a promoção de princípios, valores e conceitos estruturais que propulsionem pessoas e empresas a pensarem e agirem de forma ética, além de iniciativas para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e próspera. “As empresas podem exercer um importante papel de agentes de transformação social (de pessoas, da sociedade e do planeta), encontrando soluções para problemas cada vez mais complexos. Para tanto, é imprescindível que haja diversidade nas empresas, com representação de todos os públicos da sociedade. Considerando que a cultura e as ações do Conselho de Administração refletem em toda a empresa, a inclusão de mulheres neste colegiado é um passo essencial em direção à verdadeira diversidade e uma demonstração de comprometimento com as melhores práticas de governança”, afirma.

“Nós iniciamos as conversas para certificação da Melhoramentos proativamente e enviamos uma carta-convite, pois temos acompanhado de perto a dedicação das conselheiras e da companhia com a Nova Economia e entendemos que fazia todo sentido que fossem WOB”, ressalta a cofundadora do WOB, Carol Conway.

A Melhoramentos apoia e participa de iniciativas de fomento à diversidade de gênero nas empresas do setor, como o ‘Movimento Elas Lideram’, do Pacto Global, em que se compromete a manter 30% de mulheres em posição de alta liderança até 2025, e a campanha #SouAgro #SouMulher #SouFlorestal, realizada em 2022 com o objetivo de destacar e incentivar a presença da mulher no agronegócio.

“O reconhecimento do Woman on Board e nossa adesão ao Movimento Elas Lideram mostram que estamos no caminho certo em nossa jornada de criar uma cultura plural dentro da empresa. Reconhecemos nosso papel como agente de transformação e temos o compromisso com a diversidade e inclusão em nossos negócios e nas nossas relações, pois isto está totalmente conectado ao nosso propósito de ampliar caminhos e promover transformações”, afirma Karin Neves, Diretora Jurídica, de Pessoas e de Sustentabilidade da Melhoramentos.

Sobre a Melhoramentos

A Companhia Melhoramentos de São Paulo, é uma companhia de capital aberto que atua, diretamente ou através de suas controladas, nos segmentos Editorial, Cultivo e Manejo de Florestas, fabricação de Fibras de Alto Rendimento de Celulose e Desenvolvimento Imobiliário.

A Melhoramentos se posiciona como agente de transformação no mundo, realizando, empreendendo e sendo protagonista do futuro em seus negócios. Segue comprometida com o desenvolvimento sustentável do País, agregando valor aos seus produtos, serviços e empreendimentos.

Fundada há mais de 130 anos, a Melhoramentos tem sua sede em São Paulo e unidades de produção nas cidades de Camanducaia (MG), Bragança Paulista (SP) e Caieiras (SP). Para mais informações, acesse (clique aqui).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo