fbpx
Geral

Dia do Comerciante: ACP faz homenagem ao Barão do Serro Azul em seu túmulo

A Associação Comercial do Paraná – ACP prestou a tradicional homenagem ao fundador da entidade, o Barão do Serro Azul, Ildefonso Pereira Correia.

Realizada em seu túmulo, no Cemitério Municipal de Curitiba, a cerimônia tem o intuito de rememorar o patrono do Comércio do Paraná em alusão ao Dia do Comerciante, celebrado no próximo dia 16 de julho.

Na ocasião, o presidente da entidade, Antonio Gilberto Deggerone, lembrou que o Barão é o único paranaense no Panteão dos heróis nacionais.

“Esta já é uma marca da família, da história de Curitiba e da própria ACP. Entre seus principais ensinamentos está o associativismo, a única possibilidade de trabalhar o desenvolvimento social e que não deve ser confundido com assistencialismo. Os princípios que o Barão nos deixou são muito importantes e são seguidos diariamente pela ACP que tem a alegria de ter cada vez mais jovens e mulheres participantes para que esses ensinamentos sigam sendo praticados”, disse.

A cerimônia contou com a presença do bisneto do Barão do Serro Azul, Fernando Fontana, que lembrou de sua história e os feitos como líder, o que só foi possível devido a educação que recebeu na sua formação.

“A gente sabe o que ele fez, mas poucos sabem como ele chegou lá. A maior homenagem que o Barão poderia receber é a que estamos fazendo hoje e aqui, colocando em prática seus ensinamentos e defendendo o comércio, não deixando sua memória se perder”, destacou.

Convidada pelo Conselho da Mulher Empresária – CME, a atriz Joana Comiran, leu uma carta em defesa dos feitos e da memória ao Barão que foi escrita por sua esposa, Maria José Correia.

“A gente sempre diz que ao lado de um grande homem existe uma grande mulher e, apesar de se falar muito pouco dela, a Baronesa teve muita força, coragem e fez muita coisa importante para o nosso comércio e o nosso estado”, contou a presidente do CME, Albanir Fracaro.

Ela destacou que em todos os momentos, o Barão contou com sua companheira de vida e que ela em breve será reconhecida como a patrona do conselho.

Para o ex-presidente da ACP que comandou a cerimônia, Camilo Turmina, a homenagem que a entidade presta todos os anos reforça sua importância para o desenvolvimento do estado. “Ele continua sendo uma forte personalidade e um ícone de todo o comércio paranaense e nós prestando a homenagem ao Barão rememoramos sua vida e obra”, disse.

“A verdade sempre padece e a gente tem sim que trazer sempre a memória daqueles que podem nos dar esperança. O Barão deu de si e sem pensar em si e nos deixou a lição de que não há o que temer, que é importante manter a memória viva, vale a pena defender sempre o bem”, disse o vice-presidente da entidade e coordenador da Câmara Setorial de segurança da ACP, Newton Campos.

Também estiveram presentes na cerimônia o ex-presidente da ACP, Gláucio Geara, o vice-presidente de Comunicação, Daniel Filla, e outros membros da diretoria.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo