ABAV Nacional lança o projeto Jornada ESG ABAV com principais práticas a curto prazo aplicadas à ABAV Expo 50ª edição e plano para ações a longo prazo
“Algumas práticas ESG já vem sendo implementadas por vários anos na Expo, mas quisemos ter o cuidado que o tema merece ao trazê-las ao público. Hoje temos um gestor para o projeto, uma consultoria contratada e validamos o que já fazíamos, trouxemos ações novas, e inclusive faremos pesquisas durante o evento para levantamento de indicadores que possam nos auxiliar em metas para os próximos anos. Estamos comprometidos em fazer com que este projeto tenha o engajamento de todos os nossos recursos humanos e parceiros tanto na ABAV Nacional quanto na Expo, inclusive no Comitê ABAV Expo de Inteligência, onde este propósito ressoou com os membros. Queremos estender o convite e o exemplo destas práticas para todos do Turismo, disponibilizando a experiência que estamos adquirindo nesta jornada”, explica a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar.
O Turismo na Veia inicia este ano. É um projeto de doação de sangue da ABAV Nacional, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Setur RJ) e Hemorio, que recolherá dezenas de litros que ajudarão inúmeras pessoas.
Para quem tem limitações de mobilidade, no estacionamento haverá carros RXV com motorista para trazer as pessoas até o credenciamento, onde poderão pegar uma scooter para visitar o evento internamente. As scooters já terão velocidade máxima controlada para garantir a segurança de todos os visitantes do evento.
Haverá também uma EcoPista na entrada da área de capacitações, treinamentos e painéis, ABAVTalks, que captará a energia do movimento de transeuntes pelo piso para diferentes usos, economizando energia que seria usada para os mesmos fins.
Para um maior engajamento com a Jornada ABAV ESG, a arena Inovabilidade trará painéis com temas pertinentes ao assunto com apresentações gratuitas aos visitantes credenciados no evento.
O Na Prática traz voluntários de diversas áreas para trabalhos no evento, com ajuda de custo.
Será o Selo1. Início da Jornada.
Outras ações devem ser promovidas e implementadas ainda no evento deste ano e estão em fase de confirmação, outras a médio e a longo prazos, em uma trajetória de comprometimento com as gerações futuras e com formas mais sustentáveis de promover e fomentar o Turismo através de grandes eventos.
A validação das práticas, levantamento de indicadores e formatação de um projeto que seja adaptável às diversas condições da cadeia do Turismo e de um grande evento como a ABAV Expo, está sendo formatada com a consultoria da ECOE, que já atua em projetos ESG com redes hoteleiras e que estará expondo no evento.
Para fotos acesse aqui
Sobre a ABAV Nacional
A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é reconhecida como uma das principais entidades de Turismo do Brasil. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953, possui crescente força política e sua base é composta por mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país.
A entidade tem entre seus objetivos difundir a educação através do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), com promoção de cursos, palestras, estudos e na gestão e curadoria da área educacional da ABAV Expo, a ABAV Talks. Globalmente, a ABAV Nacional integra a World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e é co-fundadora do Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).
Sobre a ABAV Expo
A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, que é o maior evento do mercado do Turismo brasileiro e uma das principais do calendário latino-americano. Reúne os principais players do Turismo do Brasil e do mundo e é a grande vitrine e o ponto de encontro para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado profissional do turismo, além de ser um ambiente de negócios, relacionamento e capacitações. Está em sua 50ª edição e é organizada e realizada pela ABAV Nacional. Foi apontada por 72% dos profissionais da indústria como o evento de maior relevância para participar em 2022, segundo pesquisa da ABAV em parceria com o SEBRAE, realizada em junho de 2021.
Em 2021, retornou à sua característica itinerante, foi o primeiro grande evento teste seguindo os protocolos sanitários pós vacinação da Covid-19 e aconteceu em Fortaleza. Arrecadou R$ 5,24 milhões de receita para a capital cearense. Com uma permanência média de 3,6 dias, cada visitante deixou na cidade R$ 693,26/dia em gastos com hospedagem (34,1%), compras (27,5%), alimentação (16,9%), entretenimento (11,7%) e transporte (9,8%). De acordo com o relatório produzido pelo Observatório de Turismo, os gastos com o fluxo turístico apresentaram impacto estimado em R$ 7,1 milhões na produção da economia de Fortaleza.
Em 2022, o evento foi realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Os indicadores econômicos, segundo a pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco, por meio da EMPETUR e com o apoio do Observatório do Turismo, demonstram que a rede hoteleira no Grande Recife (Recife/Olinda e Jaboatão dos Guararapes) teve uma ocupação média de 88,52%. O fluxo de hóspedes nos hotéis foi de 26.017 turistas, com uma estadia média de 4,5 dias e valor médio de R$2.199,36. A receita turística bruta no período foi de R$84,5 milhões.
Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br
Redes Sociais & Newsletter
A ABAV Nacional está presente no Instagram, Twitter, YouTube, Facebook, LinkedIn e TikTok e usa a #abavnacional