Mega Sena: conheça franquias para investir e fazer o dinheiro render ainda mais
São Paulo (SP), agosto de 2023 – Quem não gostaria de ganhar sozinho na Mega Sena? No último sorteio do dia 12 de agosto, a Caixa Econômica Federal pagou mais de R$ 115 milhões a quatro ganhadores. Mas a pergunta de milhões é: o que esses sortudos podem fazer com tanto dinheiro?
Entre as alternativas que vêm logo a cabeça são a de investir na poupança, comprar casas, carros, entre outros exemplos. Mas, grande parte dos brasileiros têm o sonho de abrir o seu próprio negócio e aumentar ainda mais o valor sorteado. Para quem deseja empreender, uma das possibilidades é aplicar o dinheiro no mercado de Franchising, que conta com redes de diversos segmentos, com modelos que foram testados, são seguros e proporcionam uma boa rentabilidade.
Franquias de celulares, moda, doces, restaurantes, serviços de limpeza, roupas de segunda mão e redecoração de casas são alguns dos exemplos. Confira abaixo uma seleção de marcas reconhecidas que podem ajudar o sortudo da vez a manter e até expandir seu patrimônio.
5àsec
Especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente. A marca é a maior rede de lavanderias do Brasil, com mais de 530 pontos de venda em todo o território brasileiro. A rede conta com modelos de negócios que vão de R$ 100 mil até R$ 460 mil, com prazo de retorno de 24 a 40 meses.
Água Doce Sabores do Brasil
Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades. Além do conceito de restaurante completo, a rede lançou dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away. O valor de investimento é a partir de R$ 305 mil e prazo de retorno de 36 a 60 meses.
Casa do Celular
A marca traz o sonho de seu fundador Darlan Almeida, com cerca de 20 anos no mercado e mais de 180 lojas espalhadas por 22 estados brasileiros. Incluída num dos setores que mais crescem no país, o de Comunicação, Informática e Eletrônicos, a Casa do Celular possui três oportunidades de negócios: lojas de rua, shoppings e quiosques, com investimentos a partir de R$ 150 mil. Atualmente, a Casa do Celular é referência de mercado na comercialização de celulares, smartphones e tablets para as classes C e D devido a sua política de atendimento premium.
Casa do Construtor
A Casa do Construtor é uma rede de franquias especializada em locação de equipamentos para construção civil, pequenos reparos, manutenção, limpeza pesada e jardinagem. Fundada em 1993, a rede oferece opções para todas as fases da obra, como container, andaime, betoneira, rompedor, misturador, compactador de solo, gerador e até itens mais leves como furadeira e serras. Com mais de 520 unidades no Brasil e três na capital paraguaia, é a única franquia com este formato no Brasil. A trajetória de sucesso rendeu a Casa do Construtor diversos prêmios com destaque para Franquia mais Internacionalizada pela ABF, Franquia do Ano pela mesma entidade e pela Revista PEGN, além do Selo de Excelência no Franchising. O investimento é a partir de a partir de R$ 499 mil (Loja Tradicional) – variando conforme o número de habitantes
Calçados Bibi
A Calçados Bibi é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Com o propósito de fazer o bem, um passinho por vez, a Bibi, fundada em 1949 e referência no mercado de calçados infantis, visa o incentivo às práticas sustentáveis, o estímulo ao desenvolvimento saudável das gerações futuras, e o cumprimento das suas responsabilidades sociais para a construção de um mundo melhor. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2 milhões de pares ao ano. Presente em mais de 70 países nos cinco continentes, no Brasil está em mais de 3 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 150 lojas. Para fazer parte da marca é necessário o investimento de R$ 580 mil com prazo de retorno de 36 meses.
Divino Fogão
Desde 1984, o Divino Fogão lançou-se no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida típica da fazenda. Hoje, o Divino Fogão é nacionalmente reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. A rede conta hoje com 200 pontos de vendas que incluem as operações em shopping centers e o projeto de dark kitchen, voltado apenas ao sistema delivery. Para se tornar um franqueado, o investimento é a partir de R$ 800 mil. O prazo de retorno é de 36 meses.
iGUi
Quando falamos de internacionalização, a iGUi é a mais globalizada de todas as redes, com 27 anos de mercado e mais de 1.200 unidades em todo o mundo. Presente em 54 países com indústrias (máster franquias) e lojas (franquias) é a maior fabricante e comercializadora de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) do mundo. Ao todo, são 40 fábricas estrategicamente instaladas no Brasil, Argentina, Paraguai, México, Portugal e Estados Unidos que atendem as Américas, Europa, África, Oriente Médio, Ásia e Oceania. A partir de agora, as novas operações das lojas iGUi serão vendidas apenas no formato conceito, que engloba a UNLIMITED – marca de piscinas de altíssimo padrão –, com investimento inicial entre R$ 2 e R$ 20 milhões. A rede é Top Of Mind do segmento de acordo com o Datafolha, com mais de 1 milhão de acessos via web, e detém 89% das buscas de piscinas na internet, segundo o Google Brasil. Em muitas regiões, a iGUi é a única marca de piscinas conhecida. Tudo isso provado pela simples pergunta: “Qual marca de piscinas você conhece?”.
Milon
No mercado desde 2006, a marca é conhecida pela inspiração europeia e estilo clássico, e veste desde bebês até o tamanho 14. Fabricados com tecidos e detalhes elaborados, os produtos Milon possuem alto valor agregado e excelente custo-benefício. A marca abriu a primeira loja da rede em 2010 em Joinville, Santa Catarina e, em 2016, ingressou no mercado de franchising. Atualmente, são 99 lojas físicas em operação, sendo 72 franquias e 27 lojas próprias. O investimento para fazer parte da marca é a partir de R$ 350 mil, com prazo de retorno de 24 meses.
Mr. Cheney
O Mr. Cheney é uma rede de franquias de cookies tipicamente americanos. Fundada no Brasil em 2005 pelo casal Lindolfo e Elida Paiva, a marca se tornou reconhecida no mercado por meio de sua receita especial, ensinada por um amigo, o cookieman americano Jay Cheney, da Califórnia, que inspirou o nome da rede. A primeira loja foi inaugurada no bairro da Casa Verde, em São Paulo, e, desde então, as franquias começaram a se espalhar por todo o Brasil. Com o diferencial do cookie recém-assado (conceito Fresh Baked), as lojas oferecem uma fornada a cada 20 minutos, espalhando o aroma inconfundível por todo ambiente. Além do cookie, o Mr. Cheney também oferece outras sobremesas, como cookie ice mountain (com sorvete), brownie, apple pie (torta de maçã americana), entre outras opções, sendo algumas sazonais. Associadas à ABF, a marca possui mais de 75 unidades em operação, espalhadas em 14 estados brasileiros. Nesta modalidade, o investimento para se tornar um franqueado é de R$ 270 mil a R$ 500 mil dependendo do formato da franquia.
Peça Rara
Para quem está a fim de desapegar de roupas antigas e dar um novo significado a elas, a Peça Rara é a marca com esse propósito. Líder no segmento de brechós, a franquia aposta em um novo estilo de vida por meio de uma sociedade comprometida com responsabilidade social por meio do conceito second hand (uso de segunda mão), que promove a economia circular e o consumo consciente. A franquia nasceu há 16 anos em Brasília e está em processo de expansão, com meta de chegar a 140 lojas até o final de 2023. Para investir neste conceito de loja é necessário desembolsar, no mínimo, R$ 340 mil, para espaços a partir de 240m².
A rede de franquias com mais de 100 comercializadas pelo país conta com a atriz Deborah Secco e o apresentador “tubarão” José Carlos Semenzato, por meio de sua empresa SMZTO, como sócios.
TRATABEM
Para quem procura empreender e se especializar em tratamento de piscinas, a TRATABEM é o investimento ideal. Pertencente à Rede iGui, esta franquia é especializada em limpeza, manutenção, assistência técnica e tratamento químico de todos os tipos de piscinas, spas, saunas e hidromassagens. Com dez anos de existência, a marca foi criada em Cedral (SP) e tem 152 franquias em funcionamento no Brasil. O franqueado administra o negócio, realiza a captação de clientes e ainda executa os serviços nas casas. Na modalidade home based, o franqueado assume o compromisso de que, no prazo máximo de dois anos, deve ser aberto um ponto físico. O investimento inicial está a partir de R$ 75 mil (inclui taxa de franquia e kit inicial de químicos, acessórios e suporte).