fbpx
Geral

Itaipu participa de Fórum Brasileiro sobre incidentes de cibersegurança

Evento é dedicado à discussão de temas relacionados à resiliência de organizações diante desse tipo de ameaça.

O administrador de sistemas Jacson Querubin, da Superintendência de Informática da Itaipu Binacional, apresentou um case no 11º Fórum Brasileiro de CSIRTs (Computer Security Incident Response Team ou “Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança”), realizado entre 31 de julho e 1º de agosto, em São Paulo (SP). O evento é dedicado à discussão de temas relacionados com o tratamento de incidentes de cibersegurança e a resiliência de organizações diante desse tipo de ameaça.

Querubin falou sobre o papel dos controles para redução de incidentes. Ele apresentou uma visão geral dos frameworks ISO27001 e Controles CIS (v8). Durante a apresentação, o empregado detalhou as ações internas que a empresa vem realizando, os desafios e obstáculos ultrapassados para aumentar os controles e como a sua adoção tem ajudado a diminuir os riscos no ambiente de Tecnologia de Informática.

O encontro é um importante espaço de troca de experiências e de networking para a comunidade de CSIRTs. Várias apresentações destacaram a importância dos aspectos humanos e de processos para a prevenção de incidentes cibernéticos. Nessa edição, foram 18 palestras e 444 participantes. A iniciativa é do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo