Luciana leva ao ministro Camilo Santana as demandas da UTFPR no Sudoeste
Comitiva é formada por diretores dos campi de Dois Vizinhos e Barracão
Nesta terça-feira (26), a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) viaja à Brasília para acompanhar uma comitiva formada por diretores de dois campi da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná -, que entregarão ao ministro da Educação, Camilo Santana, as demandas e projetos, visando a melhoria, reestruturação ou ampliação das unidades de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Barracão.
“São demandas no sentido de adequar as condições e melhorar ainda mais os serviços prestados à comunidade acadêmica e também para ampliar o alcance e a oferta desse ensino superior de excelência que é ministrado pela instituição a mais pessoas”, comenta a deputada.
De Dois Vizinhos, participam da audiência o diretor-geral do Campus, professor Everton Ricardi Lozano da Silva, e o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, professor Vicente de Paulo Macedo. O foco principal das demandas da unidade é o projeto de construção de um Museu Regional da Agricultura Familiar. Esse museu temático, a ser implantado em área de 3.000 metros quadrados, abrigará uma grande variedade de iniciativas para fortalecer e valorizar a relevância da agricultura familiar no desenvolvimento da região, do estado e do país. Estão previstos no plano museológico e no projeto arquitetônico dessa obra a destinação de espaço para a realização de exposições temporárias e de longa duração, instalação de biblioteca temática, espaço multiuso, central administrativa, entre outras funções.
O diretor do campi avançado da UTFPR de Barracão, João Lúcio Bandeira, pretende colocar nas mãos do ministro Camilo a reivindicação da mudança na tipologia da unidade, que funciona no modelo 20/13, ou seja, com 20 professores e 13 técnicos-administrativos. Ele vai defender que se avance para um campus binacional, no modelo 70/45, que é mais compatível com as necessidades de atendimento dessa unidade, situada na microrregião fronteiriça, abrangida por 7 municípios do Sudoeste do Paraná, 3 de Santa Catarina e também vizinha à cidade de Bernardo de Irigoyen, na província argentina de Missiones.
A deputada Luciana aproveitará a oportunidade desse encontro para levar ao Ministério da Educação um pedido de reestruturação do campi da UTFPR de Francisco Beltrão, a pedido do reitor Marcos Schiefler Filho. A solicitação tem foco em melhorias para o curso de graduação em Agronomia, muito disputado pelos estudantes da região, especialmente filhos de agricultores, que sonham estudar Ciências Agrárias perto de casa, sem ter de sair da região atrás dessa formação universitária. A modalidade de curso noturno é um atrativo a mais para os estudantes que trabalham durante o dia e podem usufruir da oportunidade de estudar no período da noite.
A audiência está marcada para acontecer no período da tarde. Pela manhã, a deputada participará de audiências em outros ministérios e órgãos públicos federais, com a finalidade de trazer soluções e de aproximar ainda mais programas, ações e políticas públicas do governo federal da população paranaense.