fbpx
Empreendedorismo

Inteligência artificial cria personagens de participantes no Sesc Geek Literacon

Na atração, visitantes puderam escolher características físicas, comportamentais e emocionais

Quem passou pelo Sesc Geek Literacon teve a oportunidade de vivenciar experiências que misturam tecnologia, educação e acessibilidade, com ativações inspiradas no quadriverso, ou Multiverso dos Quadrinhos, tema da edição.

Uma das atrações foi a da Quinyx, que fornece produtos de tecnologia educacional, entre eles diversos aplicativos com inteligência artificial, todos disponíveis na PlayStore. A empresa apresentou um display interativo que, a partir do uso de inteligência artificial, criava personagens inspirados nos visitantes. O aplicativo foi desenvolvido especialmente para esse evento.

Para isso, cada visitante escolhia suas características físicas, comportamentais e emocionais. Era possível colocar idade, cor da pele, cor do cabelo, e características como extrovertido, alegre, entre outros, além de escolher superpoderes e cores preferidas para o personagem.

Liliane Fernanda Ferreira, diretora da marca Quinyx, ressaltou a importância de estar em um evento que une tecnologia, educação e entretenimento para um público jovem. “Reconhecemos a importância fundamental da tecnologia na educação e no aprendizado lúdico que pode acontecer em qualquer evento. E estar em um evento aberto ao público é muito relevante, especialmente para levar inteligência artificial a crianças que podem, alguns pela primeira vez, interagir com isso”, disse.

Rosane da Silva Foques, que trabalha na Secretaria de Assistência Social de Campo Magro (PR), acompanhou um grupo de aproximadamente 30 crianças atendidas por um projeto do órgão.

O grupo que veio de Campo Magro não tinha experimentado ainda o acesso às atividades do evento, por isso foi uma excelente oportunidade de apresentar o uso de IA aos pequenos. “Ficaram encantados. Se a gente adulto já fica assim né? É super-relevante, principalmente para o desenvolvimento das crianças. Mesmo que elas não vivenciem isso no dia a dia, tendo esse contato vai despertando neles o interesse”, comentou.

Essa foi a terceira edição do evento, que nasceu na pandemia em formato de live. Mayara Cirico, da organização, contou que o nome une projetos de duas áreas do Sesc: o Geek, de Lazer, e o Literacom, da Cultura. “Unimos para que esse projeto ficasse maior, contemplando todas as linguagens, desde a tecnologia dos games até a parte cultural, dos artistas, escritores, quadrinistas e oficinas educativas também. Nossa proposta é que seja um evento aberto mesmo”, disse.

A ideia de inserir inteligência artificial na programação gratuita foi justamente tornar acessível essa parte tecnológica a mais pessoas e mostrar para o público que é possível usar IA no dia a dia, de forma funcional e divertida. “Isso ajuda a popularizar um pouco a inteligência artificial, linkando também com filmes, séries, literatura, e vai amarrando tudo”, completou.

Rodrigo Madeira, professor de física e robótica, levou alunos para participar de um torneio durante a programação. O educador enfatizou a importância deles utilizarem as tecnologias de forma lúdica e agradável. Na sua avaliação, a inteligência artificial veio para ficar, mas é preciso olhar com cuidado para ensinar aos alunos que usem como ferramentas para aprender e se desenvolver.
“A inteligência artificial está numa crescente muito boa. Para os nossos alunos, a importância é principalmente para utilizarem como uma ferramenta didática e de estudos. A IA pode facilitar a vida das pessoas dando acessibilidade, abrindo muitas possibilidades. Enquanto educador, penso em como passar para os meus alunos com consciência dessa tecnologia e usem como ferramentas para que eles possam desenvolver criatividade e trabalho em equipe, por exemplo”, observou.
evento Sesc Geek Literacom foi gratuito e aconteceu no SESC Paraná.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo