7ª Marcha pela Diversidade de Curitiba. Foto por Angel da Veiga
Curitiba volta a ser palco de um dos maiores eventos de rua do Paraná: a 8ª Marcha pela Diversidade, que acontece no dia 29 de junho, das 10h às 19h, com concentração na Praça 19 de Dezembro e caminhada a partir das 14h pela Av. Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora de Salette, no Centro Cívico. Com expectativa de reunir mais de 50 mil pessoas, o evento é um ato de celebração, resistência e mobilização política da população LGBTI+ e de todos os aliados da democracia e dos direitos humanos.
Com o slogan “Ainda Estamos Aqui: diversidade e democracia caminham juntas”, a edição deste ano convida a sociedade a ocupar o espaço público com orgulho, coragem e esperança. Em um cenário de crescente radicalização política e ameaças aos direitos das pessoas LGBTI+, da população negra, indígena, das mulheres e da juventude, a Marcha é um manifesto contra o retrocesso e pelo fortalecimento da democracia.
Além do caráter político e afirmativo, a Marcha também é espaço para a arte, a cultura e o protagonismo das vozes dissidentes. Ao longo do dia, mais de 50 apresentações culturais acontecem, incluindo atrações nos palcos fixos e nos três trios elétricos que acompanham a caminhada, reunindo artistas da cena local e regional em shows, performances, dança e outras expressões da diversidade.
O alcance estadual do evento também se faz presente com caravanas confirmadas de municípios como, por exemplo, Toledo e Guarapuava, além da forte adesão de participantes da Região Metropolitana de Curitiba.
“As paradas e as marchas são o momento de festejar a dignidade humana. E a nossa Marcha tem esse objetivo de comemorar as conquistas e lutar pelos desafios que nós temos pela frente. É um momento histórico para que a gente possa trabalhar, conquistar mais direitos e manter os que já temos”, afirma Toni Reis, fundador do Grupo Dignidade e referência nacional na luta pelos direitos LGBTI+.
A Marcha é organizada por três entidades: o Grupo Dignidade, a Aliança Nacional LGBTI+ e o Coletivo Cassia, com representações de Lucas Siqueira, Rafaelly Wiest e Nahomi Helena, respectivamente. Em 2025, a ação também conta com o apoio de diversas empresas e organizações parceiras: Pappa`s World, James Bar, After do Cris, Volt Club, Verdant, Dunkel, Dammas Pub, Vitto, Katsukasan, Keune, Amstel, Oidê, Rumo, Sindicato dos Bancários, Sindiedutec, SISMUC, SISMAC e APP Sindicato.
Para além de um evento do Mês do Orgulho LGBTI+, a Marcha é um ato político, um espaço de afirmação e visibilidade para todas as identidades e expressões da diversidade.
8ª Marcha pela Diversidade de Curitiba
Data: 29 de junho de 2025 (domingo)
Horário: das 10h às 19h
Concentração: Praça 19 de Dezembro, a partir das 10h
Caminhada: às 14h, pela Av. Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora de Salette
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…