fbpx
Empreendedorismo

A Cidades Inteligente está na Feira de Inovação que termina neste sábado

“Venha ver o futuro e a revolução que o Vale do Pinhão está promovendo em Curitiba.” O convite foi feito pelo prefeito Rafael Greca, nesta sexta-feira (18/3), na abertura da Feira de Inovação. Até sábado (19/3), o evento gratuito reúne no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro, soluções, tecnologias e serviços desenvolvidos pela Prefeitura e pelo ecossistema de inovação de Curitiba.

Greca percorreu os estandes, instalados em uma tenda gigante junto ao Relógio e à Praça Osório, e conversou com representantes de startups, universidades, movimentos de economia criativa, ONGs de impacto social, hubs de inovação e de projetos da município.

O prefeito ficou cerca de uma hora conhecendo as atrações da feira, na companhia dos vereadores Pier Petruzielo, Serginho do Posto e Nori Seto, além da administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion, secretária da Educação, Maria Silva Bacila, entre outras autoridades.

“Esta feira mostra as inovações do século 21 diante do primeiro arranha céu de Curitiba, de 1930, construído pelo engenheiro prefeito João Moreira Garcez, e que foi o símbolo da inovação no início do século 20. São os rostos da inovação curitibana”, reforçou o prefeito, em referência ao Edifício Moreira Garcez, na esquina da XV de Novembro com a Rua Voluntários da Pátria.

A feira integra a programação pelos 329 anos da capital e antecipa inovações curitibanas que serão apresentadas no Smart City Expo Curitiba 2022, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, que ocorre nos dias 24 e 25 de março.

O Vale do Pinhão é o movimento da Prefeitura e ecossistema de inovação de Curitiba para promover o desenvolvimento econômico sustentável e de cidade inteligente na cidade.

Expositores

O aposentado Genésio Marcos Bono, 77 anos, ficou curioso em conhecer o que estava sendo exposto na tenda.

“O que mais me chamou a atenção foi o bueiro inteligente, que pode ajudar a reduzir enchentes”, contou ele.

A tecnologia, desenvolvida pela startup Ineeds, usa a internet das coisas (IoT) para monitorar as condições das “bocas de lobo”, possibilitando agir preventivamente na limpeza antes das chuvas.

O representante comercial Kevin Melo, 29 anos, disse que pretende ter em casa uma das hortas inteligentes da startup curitibana EVA. “Ela pode ser colocada em qualquer ambiente, mesmo que não tenha luz natural”, salientou ele.

O fundador da EVA, Lorenzo Mesadri, explicou que a horta vertical resolve um dos maiores problemas de quem quer ter uma pequena horta no apartamento: a falta de luz natural. “A EVA Baby vem com um sistema de iluminação com regulação automática da intensidade, dependendo do dia, se o local tem ou não tem luz e até condição do tempo”, salientou ele.

A estudante de arquitetura Marina Treiria, 19 anos, conheceu o uso de bambu em projetos de casas e até em quadro de bicicletas apresentado pela Fazenda do Bambu. “Fiz um curso de tecnologia indígena e a proposta da Fazenda do Bambu reforça que é possível adotar soluções sustentáveis em construções e na produção de bens”, disse.

A Feira de Inovação é organizada pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, em parceria com o ecossistema do Vale do Pinhão. O órgão é vinculado à Prefeitura e responsável pela política de empreendedorismo, inovação e cidades inteligentes da capital.

Durante a Feira de Inovação, o prefeito fez o sorteio do Grande Prêmio de Aniversário do Nota Curitibana, no valor de R$ 150 mil.

Ainda nesta sexta-feira (18/3) é possível visitar a Feira da Inovação de Curitiba até às 19h e, no sábado (19/3), das 9h às 13h.

Serviço: Feira de Inovação de Curitiba

Dias e horários: dia 18/3 (sexta), das 9h às 19h; e 19/3 (sábado), das 9h às 13h.
Local: calçadão da Rua XV de Novembro, próximo ao Relógio e à Praça Osório, no Centro
Entrada gratuita

Inovações expostas na Rua XV de Novembro

Inclusive Smart
Startups de impacto social, as curitibanas Orcan, Rioli, Veever, Broder, Integratur e Mundo Adaptado expõem em conjunto, no estande “Inclusive Smart”, serviços voltados a públicos especiais. 

A Veever, por exemplo, oferece um aplicativo que ajuda deficientes visuais a se localizar.

Já a plataforma Mundo Adaptado reúne blogs de conteúdo colaborativo, cursos e shopping on-line para o público com necessidades especiais.

feira de inovação biblioteca virtual
foto Pedro Ribas-SMCS

Tecnogenese
A startup Tecnogenese mostra o Higia, que elimina micro-organismos através da aspersão nanométrica de agente descontaminante (“névoa seca”), sendo um grande aliado ao combate à covid-19.

A empresa promete, em cinco segundos, reduzir em 85% a carga microbiana que está sendo transportada por uma pessoa.

Beetools
Escola de idiomas curitibana que usa a realidade virtual e a inteligência artificial para ensinar inglês. Segundo a Beetools, ao criar simulações cotidianas com óculos de realidade virtual, como uma ida ao mercado ou à farmácia, o aluno consegue reter melhor as informações ensinadas em sala de aula.

A Beetools já conta com oito escolas em Curitiba e outras cidades do país, além de parcerias com empresas e entidades como o Sesi.

UFPR
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) expõe a tecnologia B1K3Lab, um equipamento portátil, instalado em bicicletas, e que coleta informações em tempo real pelas ruas da cidade, ajudando no monitoramento ambiental e do trânsito.

Além disso, a instituição apresenta o Check UFPR, sistema de monitoramento e rastreio do covid-19, um sistema de produção de eletricidade com uso de lixo e microalgas e um kit para acoplar em carros elétricos e carregar energia usando resíduos.

Smart Sky Tech Hub
Centro de inovação da capital é especializado na implementação e operação de tecnologias e serviços, como modelos 3D, realidade virtual, internet das coisas (IoT) e inteligência artificial, para empresas de arquitetura, construção, mineração, energias renováveis e telecomunicações.

Drone Kids School
A Drone Kids School é uma escola de cursos extracurriculares da capital, para crianças de 7 a 14 anos, que atua na área de tecnologia aplicada na Educação 4.0.

De forma lúdica e intuitiva, as atividades propostas trabalham os principais pilares da nova economia digital, tais como, impressão 3D, inteligência artificial, internet das coisas (IoT), realidade virtual e aumentada e drones.

Hipe
Inaugurado em 2021, no bairro Rebouças, o Hipe Innovation Center é um hub de inovação que conecta e potencializa negócios de varejo.

O complexo funciona como uma aceleradora e incubadora de ideias, além de contar com um laboratório virtual que desenvolve pesquisas e eventos para desenvolver o ecossistema do varejo.

Acer Haus
Referência nacional em jardim vertical com irrigação inteligente, a Acer Haus também cria com “plastwall” (calhas plásticas modulares) telhados verdes e projetos paisagísticos de qualquer porte.

A startup curitibana já tem como clientes os grupos O Boticário e Madero.

Wifi Wiz
Criada pela startup curitibana Netport, Wifi Wiz (do inglês “Wifi Wizard” que significa “Mago da Wifi”) é uma solução que oferece customização de redes WiFi, inclusive com possibilidade de venda de espaços publicitários por meio de vídeos, fotos ou textos.

A solução oferece toda segurança para seus clientes.

Naila
A startup curitibana Naila Monitoramento Ambiental, fundada pela doutora em geografia Larissa Warnavin e pela engenheira ambiental Nayana Machado, oferece sistemas de alerta e monitoramento de riscos como inundações e outros desastres naturais.

Alinhada com 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a Naila participou do Pitch Live 2021, chegando à final da competição de startups do Vale do Pinhão

Hilab
Startup criou um laboratório “de bolso” que faz exames remotos por meio de um dispositivo eletrônico e com apenas algumas gotas de sangue ou amostra de saliva e de swab nasal (cotonete longo e estéril).

O equipamento permite fazer exames de gravidez, dengue, glicose, vitamina D, HIV, sífilis, entre outros. Em poucos minutos, é liberado o laudo validado, também via internet. O Hilab está disponível em farmácias conveniadas e espaços da startup.

Boo Bike
A Fazenda do Bambu, que trabalha com produtos orgânicos e bambu em toda sua cadeia produtiva, expõe o quadro da bicicleta Boobike, inteiramente de bambu.

Além de utilizarem um material menos poluente do que o aço, alumínio ou titânio, as magrelas sustentáveis propostas são resistentes e leves.

A Fazenda do Bambu, que também expõe maquetes de construções feitas em bambu, fica em Campina Grande do Sul e o protótipo foi criado em parceria com a Bicicletaria Cultural.

Laura
A healthtech curitibana desenvolveu o Robô Laura, tecnologia única no mundo que alerta sobre o risco de infecções generalizadas (sepse) em pacientes internados em hospitais.

A Laura também doou à Prefeitura de Curitiba uma inédita plataforma de inteligência artificial que, desde 2020, faz a triagem e acompanhamento on-line de pacientes com suspeita da covid-19.

OpenMEI
Startup curitibana OpenMEI oferece uma plataforma digital especializada em contabilidade para microempreendedores individuais (MEI).

Entre os serviços on-line oferecidos estão abrir seu CNPJ, fazer liberação de NF na Prefeitura até mesmo regularizar pendências do seu CNPJ. Também oferece ferramentas como controle do caixa, contas a receber e pagar, controle estoque e cadastro de clientes.

EVA – Agricultura Urbana
Vencedora  do Rocket Agro & Indústria 2021,  a startup curitibana EVA lança em abril a EVA Baby, uma horta vertical para pequenos espaços, como apartamentos, que vem com um sistema de iluminação com regulação automática da intensidade.

A tecnologia busca resolver um problema para quem quer ter uma pequena horta, mas não tem um local com boa iluminação.  A startup também desenvolve hortas terapêuticas em clínicas de autismo e escolas, com base no conceito de hortoterapia, transformando a arte de plantar em auxílio para problemas de saúde.

Bueiro inteligente
A startup Ineeds criou o “bueiro inteligente”, que usa a tecnologia da internet das coisas (IoT) para monitorar as condições das “bocas de lobo”, possibilitando agir preventivamente na limpeza antes das chuvas.

O equipamento consiste em um filtro com um cestinho acoplado, encaixado no bueiro, que conta com um sensor volumétrico.

Quando o cesto atinge 70% da capacidade, o sensor emite o alerta para equipes de limpeza.

Patinetes elétricos TwoDogs
A startup curitibana apresenta seus patinetes elétricos, que são conectados ao smartphone por um aplicativo que permite bloquear e desligar o micro veículo, verificar a velocidade atual, carga da bateria e tempo e distância percorridos.

Uvcom
A startup curitibana GMT Soluções desenvolveu o Uvcom, uma tecnologia que faz a desinfecção em ambientes através da luz UV-C (ultravioleta C), que é capaz de dissociar moléculas e as informações genéticas do coronavírus, impedindo que ele se reproduza.

O equipamento foi usado na edição de março do Paiol Digital.

IrriGate
Startup curitibana IrriGate apresenta duas tecnologias de irrigação inovadora e barata para plantio de alimentos hoje testadas na Fazenda Urbana de Curitiba.

Batizado como IrrigaPlay, um dos sistemas automatiza nebulizadores de estufas.

Já o IrrigaEasy é um sistema de irrigação inteligente para agricultores familiares, hortas residenciais e jardins.

A startup foi fundada por Breno Felipe Gonçalves, Jânio Denis Gabriel e Gabriel Pupo, ex-alunos da PUCPR.

Datatem
A empresa Datatem atua em Curitiba oferecendo soluções de telemetria (medição de informações) e internet das coisas (IoT) para que clientes possam fazer o controle de toda a cadeia de transmissão de dados.

SpaceFrog

 

GRECA NA FEIRA JARDINS INTELIGENTES
foto Pedro Ribas-SMCS

A edutech da capital desenvolve experiências de aprendizagem para crianças baseadas em jogos, como o Alfabééto, que auxilia na escrita ortográfica e alfabética e possui 200 desafios, divididos em 20 fases, que aumentam em dificuldade à medida que os alunos avançam.

Fab Lab Cajuru
O Fab Lab é um laboratório de fabricação digital e prototipagem no qual estudantes, empresas e a comunidade podem compartilhar conhecimentos e colocar em prática projetos e ideias inovadoras gratuitamente.

O espaço, instalado na Rua da Cidadania do Cajuru, é uma parceria da Fundação de Ação Social (FAS) com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e tem a chancela do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Muralha Digital
A Muralha Digital de Curitiba avança com tecnologias de cidade inteligente como as câmeras de corpo (body cams) e as acopladas nas viaturas da Guarda Municipal.

Ao todo, serão 515 body cams e 160 câmeras veiculares, que garantirão respeito absoluto aos direitos humanos nas ações da Defesa Social do município. As novas tecnologias da Muralha Digital estão sendo implantadas pela Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).

Agricultura Urbana


Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (SMSAN) expõe hortas capilares para pequenos espaços (que usam caixas de isopor e canos de PVC para irrigar) e técnicas de compostagem, que transformam resíduos orgânicos em fertilizantes de baixo custo. 

As soluções integram o Programa de Agricultura Urbana de Curitiba e são adotadas na Fazenda Urbana e nas 114 hortas com apoio da Prefeitura.

UTFPR
A Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) apresenta o Jaguara (J12), um carro com combustão a gasolina destinado ao transporte de pessoas e cargas médias desenvolvido por estudantes de Engenharia Mecânica da instituição.

Protótipos de peças do Jaguara, como caixa de transmissão, sistema de refrigeração da transmissão, painel e sistema elétrico, foram confeccionados nas impressoras 3D do Fab Lab Cajuru. Estudantes da UTFPR também vão expor seu veículo off road que complete na famosa competição interuniversitária Baja SAE.

Renault elétrico
A montadora francesa, com fábrica na Grande Curitiba, irá expor o Zoe E-TECH, carro 100% elétrico que com uma única carga da bateria tem autonomia de 385 km.

Além disso, o público pode ver de perto o pequeno Twizy, mistura de carro e quadriciclo, com dimensões diminutas (2,33 metros de comprimento e 1,24 m de largura) e capaz de levar dois ocupantes.

Fala Curitiba
O Fala Curitiba 2022, programa de consultas públicas da Prefeitura de Curitiba vinculado ao Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), já começou com mais locais para votação e os curitibanos ajudando a definir como o dinheiro do orçamento da cidade será aplicado no ano que vem.

A participação pelo site continua, mas também é possível participar das votações nas Ruas da Cidadania, mercados, terminais e praças.

Saúde Já, 156 e Curitiba APP
Marcar atendimento nos postos de Saúde. Consultar o horário do ônibus em tempo real. Programar o pagamento do IPTU, inclusive por PIX. Informar sobre ocorrências na cidade como árvores caídas e semáforos desligados.

Formalizar uma empresa em 21 horas graças ao Alvará On-line da Prefeitura. Tudo isso com poucos toques no seu celular graças aos aplicativos da Prefeitura: Saúde Já, 156 e Curitiba App.

Hero’s Academy
A Hero’s Academy é uma startup da capital da área de educação (edutech), focada em desenvolver conteúdos educativos através da gamificação para engajar ainda mais os alunos. As crianças aprendem de forma divertida e lúdica ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

Os alunos recebem ainda kits “Yellow Box” para montagem de robôs e pontes. Protótipos de peças de alguns kits, inclusive, foram produzidos nas impressoras 3D do Fab Lab Cajuru.

Vhsys
A startup Vhsys desenvolve soluções de gestão empresarial para pequenas e médias empresa. São serviços para as áreas financeira, de vendas, estoque e compras, além da emissão de notas fiscais.

Yuppins
A startup curitibana oferece um buscador imobiliário por ponto de referência e geolocalização. A plataforma também permite a veiculação de anúncios de lançamentos.

Papoom
O Papoom (termo que significa agilidade, rapidez, “é pra já”) é um aplicativo social commerce, que funciona como um marketplace exclusivo para os moradores da Vila  Torres, onde os consumidores e vendedores se conectam ativando o comércio interno.

É possível comprar e vender itens de alimentação, produtos, serviços e imóveis. Também funciona como uma rede social, promovendo a conexão dos usuários para tratarem de assuntos de interesse da comunidade.

Única Entrega
A startup curitibana Única Entrega é especializada em delivery feito só com mulheres de motos ou carros.

A empresa, instalada no Worktiba Boqueirão, se especializou nas entregas feitas por mulheres, sobretudo de produtos delicados, que exigem mais atenção – bolos confeitados, cestas de café da manhã, cosméticos, bijuterias e cerâmicas, por exemplo.

Curitiba Lê Digital
Integrado ao Curitiba App, o programa Curitiba Lê Digital disponibiliza gratuitamente, em smartphones e tablets, obras literárias de autores de Curitiba e a mais de 200 livros de domínio público da literatura universal.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo