A ciência, em conjunto com a tecnologia, empregada no desenvolvimento de coleiras antiparasitárias para cães

O avanço da ciência associada ao desenvolvimento de novas tecnologias vem permitindo o desenvolvimento de produtos inovadores que protegem os cães de uma importante doença grave e letal a qual também representa riscos à saúde dos seres humanos.

Forte trabalho em pesquisa revelou que a combinação exclusiva três princípios ativos dariam origem a elaboração de um produto inovador na proteção dos cães de doenças como a leishmaniose, transmitidas pelo mosquito-palha, além de auxiliar na prevenção de enfermidades causadas por pulgas e carrapatos. Todas essas doenças têm potencial para causar a morte desses animais.

“Os princípios ativos fipronil, piriproxifeno e permetrina, em formulação exclusiva, por exemplo, possuem ação contra pulgas e carrapatos, além de uma ação repelente e inseticida contra o mosquito transmissor da leishmaniose”, explica o médico-veterinário Jaime Dias, gerente técnico e de marketing de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal. 

Essa combinação exclusiva de princípios ativos – testados e com eficácia comprovada através de estudos – faz parte da composição da coleira antiparasitária Frontmax, desenvolvida pela Vetoquinol, que utiliza termopolímeros, outro avanço tecnológico que impede a oxidação dos componentes quando expostos à luz solar, além de dermocosméticos que contribuem para a redução de possíveis reações alérgicas. Além disso, a coleira Frontmax é resistente à água e sem cheiro promovendo conforto na utilização.

“Os três princípios ativos ficam em contato com a gordura da pele e pelos dos cães, não sendo absorvidos, além de serem liberados de forma gradativa e contínua durante todo o período de ação”, complementa Dias. Esse período é de 8 meses, no caso de Frontmax, a primeira e única no país com a combinação exclusiva de fipronil, piriproxifeno e permetrina, conferindo proteção contra os mosquitos transmissores da leishmaniose, pulgas e carrapatos.

Combate à leishmaniose

Um grande diferencial de Frontmax Coleira é o combate ao mosquito-palha, cuja população – assim como a de pulgas e carrapatos – tende a aumentar em períodos de calor e umidade. O inseto é transmissor de um protozoário chamado Leishmania, causador da leishmaniose visceral, doença grave e fatal para os cães – e também para os seres humanos, já que se trata de uma zoonose. O Ministério da Saúde contabiliza cerca de 3,2 mil casos por ano em humanos.

“Pesquisas apontam que, para cada caso confirmado em pessoas, podem existir 200 cães infectados. E isso se torna ainda mais grave porque identificar a doença não é simples, o que torna a prevenção indispensável. Especialmente em períodos mais quentes, o tutor precisa estar atento a sintomas que podem surgir como alertas de que o animal precisa ser levado imediatamente ao veterinário”, destaca o especialista da Vetoquinol.

Os principais sintomas da leishmaniose visceral são desânimo, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento progressivo, perda de massa muscular, descamações na pele, feridas no focinho, orelhas, região das articulações e cauda, além de perda de pelos, crescimento exagerado das unhas, vômito e diarreia. Em alguns casos, o problema pode afetar importantes órgãos internos, como baço, fígado e rins, gerando sofrimento e reduzindo o bem-estar e temo de vida dos pets.

Sobre a Vetoquinol   

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Com expertise global ao longo de mais de 85 anos e no Brasil, onde atua há mais de 10 anos, a empresa possui sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), bem como distribuição de seus produtos para todos os estados brasileiros. Como um grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, a empresa combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em abril de 2019. A Vetoquinol gera mais de 2,3 mil empregos e está listada na bolsa de valores Euronext Paris desde 2006 (com o símbolo VETO). A Vetoquinol conta ainda com Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita – 0800 741 1005. Para mais informações, acesse: www.vetoquinol.com.br

 

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Empresa abre 40 vagas de trabalho para área da construção civil

A FG Empreendimentos, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, anunciou a abertura de…

3 horas ago

Rockefeller Center destaca programação de fim de ano com novas atrações

O Rockefeller Center, icônico ponto de Nova York, conhecido por sua árvore de Natal e…

3 horas ago

Stanley e Luan Santana: em nova collab, linha “Meteoro” chega com acabamento inédito e exclusivo para comemorar os 15 anos do hit musical

Em continuidade à parceria de muito sucesso, a Stanley - marca líder em produtos térmicos para alimentos…

3 horas ago

Sustentabilidade e Inovação: Fábricas da BYD em Campinas reduzem impacto ambiental

As fábricas da BYD Brasil em Campinas (SP) — fábrica de módulos fotovoltaicos, fábrica de…

3 horas ago

Local Pães e Cafés inaugura nova unidade com 128m² em Curitiba

A padaria artesanal Local Pães e Cafés acaba de inaugurar sua nova unidade, na Alameda…

3 horas ago

Para FecomercioSP, Selic alta não é causa do problema, mas consequência dele

O Brasil encerrará 2024 com a quarta maior taxa de juros nominal do planeta (12,25%),…

3 horas ago