fbpx
Cultura

A reciclagem revelada em obras que vão do contemporâneo ao moderno

Está é a temática da primeira exposição do ano no Espaço de Arte Francis Bacon que recebe a partir de 15 de fevereiro “Recomeço” da artesã, artista visual e arquiteta, Gabriela Urbieta Silveira. A mostra, que fica aberta para visitas até o dia 30 de março, apresenta quadros com pintura acrílica e aquarela, e obras de arte ressignificadas.

Nesta exposição os visitantes poderão observar contextos bem distintos, pois as peças únicas em sua essência, revelam parte da vida da artista com histórias e viagens das mais variadas possíveis. Gabriela é apaixonada por reciclagem e preparou essa exposição com o foco em valorizar o trabalho artesão e expor a importância da reciclagem e da ressignificação para o planeta e para a mente. “Eu vejo muito mais valor em uma pintura ou obra de arte reciclada, que pode ser uma madeira velha ou um pedaço de objeto que perdeu sua função ao longo do tempo. Olhar com carinho e enxergar um novo horizonte, aproveitar a textura, as singularidades, a história de cada peça e ressignificá-la, dando a ela uma nova chance, uma nova história, um Recomeço”, explica a artista.

divulgação

Todo esse trabalho tem sido uma jornada de autoconhecimento, interação com novas culturas e muita criação artística. Para Gabriela, envolver-se com a composição de obras que expõem características únicas é a revelação de uma beleza singular e encantadora. “Organizei essa exposição com misturas de quadros pintados em telas convencionais e não convencionais. Me parece interessante a oportunidade de pôr em contraponto a valorização do trabalho artístico de ressignificação, seja na transformação da tela canvas branca em uma obra de arte ou para dar esse significado a um conjunto de rolhas ou madeira de demolição”.

Ao caminhar pelo Espaço de Arte Francis Bacon, cerca de 70 obras constroem um universo lúdico que retrata o mar e um pouquinho do concreto e do ambiente comercial de uma cidade, proporcionando assim ao visitante a chance de olhar as coisas rotineiras da vida de uma nova forma com criatividade, paixão e cor. “E quando proporcionamos às pessoas enxergarem as coisas de maneira diferente, tudo se torna possível.”                    

divulgação

                                                                                                                                                  Um ótimo “Recomeço” para todos nós!

 Sobre a Artista:

Gabriela Urbieta Silveira nasceu em Assunção, no Paraguai, em 1981. Filha de pai paraguaio e mãe brasileira, Gabriela é artesã, artista e arquiteta, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná – UFPR em 2007.

Conciliava a arte com o trabalho formal de arquiteta, até que em 2015 dá uma pausa na arquitetura e desde então se dedica integralmente à arte.

Em sua arte, Gabriela se considera um pouco autodidata, pois tem verdadeira paixão por experimentar e misturar diferentes materiais e técnicas e se permite realizar esses experimentos de forma intuitiva, livre, fluida e divertida.

Sempre que possível ela está reciclando e ressignificando peças geralmente coletadas de algum lugar. Ela vê riqueza em acrescentar história e textura em suas obras de arte. Sua maior inspiração é a natureza e quando pode imerge nela e em novas culturas e simboliza essas experiências em diversas técnicas, materiais e cores.

 

Serviço

Exposição Recomeço

Local: Espaço de Arte Francis Bacon – Ordem Rosacruz (AMORC)

Endereço: Rua Nicarágua, 2620 – Bacacheri – 82515-260 – Curitiba, Paraná.

Entrada: Franca

Data: de 15 de fevereiro a 30 de março de 2022.

Horário: de terça a sexta-feira das 13h30 às 17h.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo